(44) 3222-7836

11 maio 2009

ANO DA FRANÇA NO BRASIL

ÍCONES DA ARTE MODERNA Sábado próximo, 16 de maio, Curitiba recebe a estréia nacional da exposição “Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault”, que apresenta a sociedade industrial a partir do olhar de grandes expoentes da arte contemporânea.
A mostra reúne pinturas, esculturas, desenhos e colagens de artistas como Jean Dubuffet, Arman, Jean Tinguely, Juan Miró e Erró, entre outros, no Museu Oscar Niemeyer – salas Tarsila do Amaral e Guignard, até 9 de agosto. A partir de 11 de setembro, o público paulistano terá a oportunidade de conhecer a mostra no Museu de Arte Contemporânea, MAC USP Ibirapuera (Bienal).

As obras – um total de 96 peças de 18 autores – fazem parte do acervo de arte da Renault, constituído entre 1967 e 1985 em um sistema pioneiro de mecenato. Com o objetivo de estimular a produção artística de vanguarda e estabelecer um elo entre a arte e o mundo industrial, a empresa abriu as portas de seu parque fabril para que artistas plásticos pudessem trabalhar com novos materiais, fazendo assim surgir novas formas de expressão. Muitas destas obras foram adquiridas pela empresa.
A exposição integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil, uma iniciativa conjunta dos governos francês e brasileiro para promover o intercâmbio cultural entre os dois países.