(44) 3222-7836

24 maio 2009

Ano da França no Brasil

Vai a São Paulo? Anote em sua agenda:
**

A partir de hoje, domingo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, apresenta as obras de Èmille e Isabelle Tuchband, pai e filha, contando uma história de sucessão e muitas linhas cruzadas.
Émile traz suas vibrantes paisagens e a exuberância de suas cores, que formam uma rica e encantadora mistura de França e Brasil. Um passeio que vai de Montmartre coberta de neve ao ocre sertão brasileiro, dos campos de lavanda da Provence às oferendas à Iemanjá.
Isabelle, dona de um estilo próprio e inconfundível, herdou do pai a sabedoria sutil de orquestrar as cores. A vivacidade de sua pintura celebra a arte como um passaporte para o prazer e a joie de vivre - que aprendeu com seu pai.
Segundo Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB-FAAP e curadora da exposição,"As pinturas de Èmile e de Isabelle têm simultaneamente afinidades e distinções fundamentais. A manifestação de traços em comum e manutenção de peculiaridades é condição para o estabelecimento de comunicação entre ambos e de que um conteúdo resulte dessa situação".
**
Nascido em Paris em 1933, Tuchband chegou ao Brasil em 1956;Trazia o diploma da escola de Belas Artes de sua cidade natal, e, apesar de muito jovem, uma experiência surpreendente: auxiliara Chagall na execução do painel do teto da Ópera de Paris.
Fixou residência em Taubaté, e sem deixar de ser um pintor francês, sua pintura tornou-se também brasileira. Faleceu em São Paulo em 2006.
Sua filha, Isabelle Tuchband, nasceu em 1968 na cidade de Taubaté. Estudou artes plásticas em Paris, e hoje vive e trabalha em São Paulo.
A mostra "Èmille e Isabelle Tuchband", reúne cerca de 30 obras entre pinturas e cerâmicas, e será apresentada no mezanino do Museu de Arte Brasileira da FAAP, entre os dias 24 de maio a 26 de julho.
******