(44) 3222-7836

04 setembro 2009

ÁGUA BENTA!

Estudo divulgado hoje, 4 de setembro, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e publicado no portal Congresso em Foco aponta os 100 parlamentares federais mais influentes em 2009. Ao todo, são 29 senadores e 71 deputados. Para o diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, a crise que consome o Senado há meses não foi capaz de renovar os quadros de lideranças da Casa, "Houve pouca alternância nos postos-chave. A crise no Senado consolidou as antigas lideranças", afirma , explicando que a renovação do ano passado para este foi de apenas 12%.
**
Dentre as novidades dos "Cabeças do Congresso" de 2009, estão duas senadoras: Marina Silva (PV-AC), ligada à preservação ambiental e potencial candidata à presidência da República em 2010; e Kátia Abreu (DEM-TO), defensora do agronegócio e presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
**
Personagens como -- desculpem ---o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder peemedebista na Casa, Renan Calheiros (AL), presentes no ano anterior, continuam entre os mais influentes.
Dos 27 Estados brasileiros, 23 têm representantes na lista dos 100 cabeças do Congresso. Apenas Mato Grosso, Paraíba, Rondônia e Sergipe não emplacaram nenhum nome na relação do Diap. São Paulo e Rio Grande do Sul são os estados com maior número de integrantes na elite do Parlamento.
***
A lista dos "cabeças" 2009 do Paraná: -Deputados:- Abelardo Lupion (DEM), Dr. Rosinha (PT), Gustavo Fruet (PSDB), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Ricardo Barros (PP).
Senador: - Osmar Dias (PDT)
****