(44) 3222-7836

29 setembro 2009

CHIQUE E ACESSÍVEL

A rainha francesa Maria Antonieta serviu de inspiração para os arquitetos Ana Terra Graf e Marcelo Vacção, responsáveis pelo ambiente Café da mostra 'Morar Mais por Menos', aberta hoje, terça-feira, em exposição até 2 de novembro, em Curitiba. O tema da terceira edição do evento é “O chique que cabe no bolso”

A utilização de contrastes, unindo o lúdico ao sofisticado, o monocromático e impessoal com o intimista, e o barato com o caro provam que o design e o estilo não são questões financeiras, e sim de um exercício do olhar.

Os profissionais decidiram unir o clássico com o contemporâneo, como é o exemplo da utilização do mármore Grigio Michelangelo junto a uma parede principal, forrada com formas de pudim plásticas e acabamento com pintura automotiva prata.

Os lustres com formas de bolo, desenhados pelos arquitetos, foram inspirados no lustre Bird, do designer alemão Ingo Maurer, sintetizando a proposta de uso racional de materiais inusitados com uma nova função. Isso gera um resultado visual criativo e agradável. “Trata-se de um ambiente comercial e funcional”, explica Ana Terra.

O projeto entrou na proposta monocromática e aposta no branco, cinza e prata. O mármore por ser cinza com veios brancos, foi utilizado na bancada da copa do Café.

Segundo os arquitetos, a rocha é um dos principais elementos que trazem sofisticação ao ambiente, além de ser uma referência clássica, assim como o banco com aplicação de capitonê. “Esses elementos foram cruciais para a proposta funcionar”, diz a profissional.

Ana lembra que o ambiente Café pode ser utilizado em um espaço comercial, como em restaurantes e bistrôs. E a copa, por ser uma cozinha funcional, com algumas alterações, pode ser utilizada em uma residência ou apartamento.
**
A mostra Morar Mais Por Menos está aberta para visitação na Rua Lúcio Rasera, 167, Bigorrilho, de terça a sábado, das 14 às 21 horas. Domingos e feriados funcionam das 14 às 19 horas.
foto: Walter Morgenthaler