(44) 3222-7836

31 maio 2009

CANGURU

Na próxima quinta-feira, 4 de junho, tem palestra sobre "Imigração para a Austrália", em Curitiba, direcionada a profissionais das áreas de Contabilidade, Tecnologia da Informação, Engenharia, Química e Psicologia.
Será ministrada pelo agente de imigração Michel Sulzbach, registrado pelo MARA - Migration Agents Registration Authority- , abordando a demanda do governo australiano por profissionais das áreas. Imigração permanente para profissionais qualificados, requerimentos básicos e vantagens de investir na construção da carreira na Austrália, em pauta. Informações: (41) 3015-2580 ou claudia@kirraviagens.com.br

COLUNA DE DOMINGO 31-05

"Os arrogantes são como os balões: basta uma picadela de sátira ou de dor para dar cabo deles." --Anne Louise Germaine Necker
CLIC EM FAMÍLIA
Mariucha, Daphine e Heitor Jr. num momento de carinho explícito com o pai Heitor Marcon. Flagrados pela mami fotógrafa, Solange Marcon.


SEM PRÊMIO
Na semana, a Real Academia do Chopp e da Cerveja, leia-se Ambev, comandou um festão em São Paulo, e premiou a excelência de bares e restaurantes da região Sul. Do Paraná receberam o Certificado de Qualidade:- três endereços de Curitiba, um de Ponta Grossa e o Kero Ke Ry Higienópolis, de Londrina. Maringá ficou de fora...


GEMINIANOS
** Osmar Capelasso e Cassiana Andrade tem o domingo recheado de abraços e "parabéns pra você".
** Aniversariantes da segundona:- Soraia Curti e Sergio Paulo Abujamra.


QUE DELÍCIA!
Mostre a verdade. Advertências Sanitárias salvam vidas é o tema que a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, hoje, domingo, 31 de maio.
**
Na capital, Curitiba, o Radisson Hotel Curitiba abraçou a causa de forma bem humorada e criativa e distribui, durante todo o dia, cigarrinhos de chocolate a hóspedes e visitantes, com a mensagem Troque esse Vício.


FILANTROPIA
A Creche Anjo da Guarda agendou para a próxima quinta-feira, uma noite beneficente com sorteios de ótimas prendas e um prato quente. No Country Club. Convites com as senhoras da diretoria.

OLHOS ATENTOS
Teresa e Laurindo Furquim, num momento de gosto que me enrosco.
**
E a partir de amanhã, durante toda a semana, Laurindo e equipe comandam o 2º Curso Mecânica Typodont, desenvolvido com o objetivo de atualizar e melhorar a mecânica ortodôntica, visando facilitar e dinamizar o tratamento no dia-a-dia do consultório. --
foto: Carmen Ribeiro





PORTEIRA
As Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil + Federação da Agricultura do Estado do Paraná-Faep lançam nesta sexta-feira, dia 5 de junho, na Sociedade Rural do Paraná, em Londrina, o programa CNA em Campo com o objetivo de promover a interiorização do Sistema CNA/SENAR e discutir com os produtores rurais soluções para os problemas do campo.
**
São esperados aproximadamente dois mil participantes, entre lideranças e produtores rurais, autoridades e representantes de todos os segmentos da sociedade, no Pavilhão Nacional do Parque Ney Braga.
Batem ponto a senadora Kátia Abreu, Omar Hennemann e Ágide Meneguette.


AUTÓGRAFOS
Reginaldo Benedito Dias convidando para a Noite de Autógrafos do livro Da Arte de Votar e Ser Votado, no próximo sábado, 6 de junho. O livro tem apresentação de A. A. de Assis e homenagem ao saudoso Antonio Facci.


MININOTAS
*- Mariana e Lucas Ferreira passam o domingo em Londrina. Festa em família.
*- Domingo de almoço na chácara com Tina e Emanuel Rodriguez recebendo os amigos para uma churrascada e cervejota gelada.
*- Em Sarandi, na Praça Ipiranga, das 8 às 18, tem a festa de Pentecostes. A comunidade católica convidada.


MADURO
Léo Ruggeri fica um ano mais maduro amanhã, segundona. Muitos abraços e parabéns agendados. Mandamos os nossos. -- foto: Arquivo pessoal



VERDE QUE TE QUERO VERDE
A Semana do Meio Ambiente começa amanhã, com um ciclo de palestra especial organizado pela Câmara Municipal de Maringá, com temas importantes como a discussão no Congresso Nacional sobre a reserva legal e matas ciliares, resíduos, biodiversidade, etc&tal.

**
**Ilecir Heckert, promotor de Proteção e Defesa do Meio-Ambiente, faz a palestra de abertura, às 8 da matina.

** O professor doutor (e escritor) Javier Martin-Vide, da Universidade de Barcelona, fala sobre as Mudanças Climáticas: uma Nova Realidade abre a Semana, às 20, aberto ao público.



MEU BEM
O Dia dos Namorados será devidamente festejado -- e brindado -- pelo Rotary Club Maringá - Parque do Ingá, que agendou para o dia 12 de junho, o Baile dos Sonhos, no CTG de Maringá. Parte da renda será revertida para o Centro de Convivência João Paulo II e Mudando Vidas com o Futebol.
Convites a R$25,00, com direito a jantar, podem ser solicitados antecipadamente-: Paulo Badan, fone:- 3025-7031.



ÊTA CAFEZINHO BOM!
Hoje, é o Dia Nacional do Café, e segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café-ABIC, o consumo do café no Brasil só é inferior ao da água, com cada brasileiro consumindo 76 litros do delicioso ao ano.
***********

30 maio 2009

DESACELERANDO


Número de carteiras de motorista entregue ao Detran aumenta 765%
****
Dois dias depois do anúncio da resolução 203/09, da Secretaria da Segurança Pública, que determina que a polícia prenda motoristas que se recusem a entregar suas carteiras de habilitação suspensas, o Detran-PR continua registrando recordes de entregas do documento.
Em todo o Paraná, foram entregues, só nesta sexta-feira (29), 900 documentos, para uma média diária de 104.
Neste caso a alta registrada é de 765%. Em Curitiba, o índice chegou a 930%, com 402 carteiras entregues, para a média de 39.
**
O secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, ressalta que o interesse maior do governo está em fazer com que os motoristas cumpram a lei e entreguem sua CNH suspensa. “É importante frisar que o nosso principal objetivo é fazer com que a lei seja cumprida. A prisão será a consequência para os desobedientes. No entanto, nestes dois dias, os condutores têm demonstrado bom senso, o volume de entrega tem sido surpreendente, é isso é muito importante”, comentou Delazari.
**
Desde a última quinta-feira (28), foram entregues, 1.595 CNHs em todo o Paraná, mesmo assim, mais 67 mil motoristas ainda precisam entregar o documento ao Detran e passar por curso de reciclagem. No Paraná, mais de 3,9 milhões de pessoas estão habilitadas. Até abril deste ano, o Detran contabilizava pouco mais de 112 mil notificações enviadas de aviso de suspensão de carteira que ainda esperam ser cumpridas. Cerca de 139,5 mil motoristas estão cumprindo a suspensão como manda a lei.

29 maio 2009

MAJESTOSO

Amanhã, domingo, 31 de maio, tem eleições no Clube Olímpico, para o quadriênio 2009/2013.
**
Liderando a Chapa Integração, Lauri Cesar Bittencourt, e como vice, Gilmar Bim. Na agenda muito trabalho, festas e uma administração aberta e acessível a todos os associados de um dos maiores e mais bonitos clubes do estado.

COLUNA DE SÁBADO 30-05

"Há uma regra fixa para julgar os livros e os homens, sem necessidade de os conhecer: basta saber a quem agradam e a quem desagradam." -- Joseph de Maistre



LUZ PRÓPRIA
A bela Carolina Oliveira dispensou o arco íris e preferiu o p&b pois assim sua beleza torna-se mais evidente. -- foto:- Solange Marcon.



MININOTAS
*- Flávia Alessandra Andreotti aproveita o final-de-semana para aperfeiçoamento profissional, em Curitiba.
*- Roberta Ramos Machado, do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, confere Jornada Científica de Odontologia, em comemoração aos 10 anos do curso no Cesumar, na próxima semana .
*- Patrícia Roma e Ana Alessandra Ribeiro desfilam por Curitiba.
**
Os artistas plásticos Tânia Machado, Jorge Pedro e Teresa Udo aproveitam o final-de-semana para armar a exposição Coleções, que será aberta na próxima quarta-feira, às 20h30, no Teatro Calil Haddad.



PORQUE HOJE É SÁBADO....
1- O dia católico será de Pentecostes - Venham e tomem Posse... , no Colégio Marista, das 8 às 24 horas. Os pregadores serão Roberto Tannus, de Goiânia, e Danilo Lopes, músico do grupo do padre Marcelo Rossi. Dom Anuar Battisti reza a Missa.

2- No Clube Concórdia, em Curitiba, acontece o lançamento do livro "Altdeutschen - Alemães Antigos de 1829 - A História Que Não Foi Contada", da jornalista e pesquisadora Zélia Sell, que faz um resgate dos pioneiros germânicos chegados ao Paraná,Santa Catarina e São Paulo em 1829.

3- O Psicocine em Maringá mostra o filme Touro indomável, baseado na vida real e carreira do lutador de boxe Jake La Motta. Após a exibição tem debate do público com os psicólogos João Ricardo Nickenig Vissoci e Lenomar Forezi Vieira . Na sede da entidade, a avenida Mauá, 2109 , às 14, com entrada franca.



COLA TUDO
Inês e Amauri Donadon numa pausa do corre-corre diário, foram conferir a temporada social. -- foto: Carmen Ribeiro


GEMINIANOS
* Gilberto Rezende de Campos, Nilton Tuller e Thiago Martins ficam mais experientes.
* Diana Germani e Lígia Dominguez ficam mais charmosas.
**
Mariana Freitas Navarro abre endereço e recebe a turma amiga para brindar os belos 25´s. O marido Arnaldo Navarro de co-anfitrião



SORRISO FELIZ
O Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Lábio Palatal (Caif), da Secretaria da Saúde do Paraná, oficializou, nesta quarta-feira, sua parceria com as instituições americanas Smile Train e a Operation Smile que fazem serviços de correção lábio-palatal, e são consideradas as melhores do mundo. Agora, o intercâmbio de estudantes e profissionais está confirmado oficialmente, com o Caif aprimorando suas habilidades, no atendimento humanitário. Estabelecidas desde 2000, essa parceria contribuiu -- em muito! -- para a qualidade dos serviços oferecidos pelo Centro que tem 6.983 pacientes matriculados, provenientes de 18 estados do Brasil.
Em Maringá o belo trabalho de atendimento aos pacientes é feito pela Associação dos Fissurados Lábio Palatal- AFIM.



COMADRES
Cida Schiavonni e Olga Agulhon dividem flash em noite da festa e amigos.
foto: Carlos Ronquim



NANA NENÊ
O lar doce lar de Luiza Cristina Agostini e José Antonio Felipe está sendo preparado para a chegada do mocinho Eduardo. Dona cegonha está a caminho.



RECICLAR É PRECISO!
Ontem, em reunião do Maringá e Região Convention & VisItors Bureau- MRCVB, ficou definido que na próxima sexta-feira, 5 de junho, haverá uma reunião de gestores de hotéis e restaurantes de Maringá para discutir reciclagem, separação, redução da produção de lixo e destino de resíduos de construção. No Hotel Deville.
Participaram da reunião,Yara Linschoten, Sérgio Antônio Viotto Filho, Marisa Ereno Colombo, Roberta Becker Rodrigues e Giovana Faleiro.
*********

28 maio 2009

COLUNA DE SEXTA-FEIRA 29-05

"Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição".


PARABÉNS PRA VOCÊ
A belezoca Izabela Maia Ruggéri faz aniversário cercada do carinho da família. A moçada amiga aproveita para um abraço. -- foto: arquivo pessoal






"Sair da rotina, mudar de hábitos, ousar nos comportamentos e um convite à boa música brasileira. Esta é a proposta do “Sonora Brasil”, um circuito musical, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e que percorre o país formando platéias e ouvintes da música nacional..."
** Em sua 12ª edição o projeto se inspirou no “Violão Brasileiro” e apresenta ao público um panorama da obra violonística desenvolvida no país nas últimas décadas No palco do Salão de Eventos do Senac Maringá, logo mais às 20h30, se apresentam Daniel Wolff, gaúcho, e João Pedro Borges, maranhense. Entrada gratuita.




SEM PERDÃO
O ex-presidente da República e atual presidente do Senador, José Sarney, do PMDB-AP, confirmou o recebimento de auxílio-moradia, apesar de ter uma bela mansão, em Brasília.
Afirmou que vai pedir o cancelamento do benefício pois não sabia que recebia (tá bom!) e vai devolver o recebido. E pediu desculpas.
Eu, como cidadã-eleitora, não o desculpo.




CHÁ DO ANJO
A próxima quinta-feira, 4 de junho, será de noite beneficente, no Country Club, organizado pelas ladies da Creche Anjo da Guarda. Começa às 20, com direito a sorteios de ótimas prendas e um prato quente. Renda para a entidade situada no Conjunto Requião.


CHANTILLY
Sara Zeneti Morais Badan recebe o carinho, principalmente de Paulo Badan, pois hoje brinda o níver. Nosso abraço.
foto: Arquivo pessoal





CÉU DE BRIGADEIRO
Marcos Solano Vale inaugura no aeroporto de Cascavel o centro de operações da SOL, a mais nova empresa na aérea brasileira.
**
Paranaense, a SOL atuará no transporte aéreo regional do país, sobrevoando os céus das cidades médias. Votos de vôos de pássaros, tranqüilo e seguro.



. PASSODOBLE
* Doutor Cláudio Sandri confere os XII Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia e XXXVI Congresso Paranaense de Cardiologia, em Curitiba.
* José Geraldo Silveira Bueno, da PUC/SP, fala sobre 'Atendimento Educacional Especializado – Surdez', no último dia do Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no Bristol, às 15h45.
* Marcos Ferreira Oliveira e Paulo Eduardo Franetti Souza ficam um ano mais maduro.



NOITE AFRICANA
O Dia Mundial da Libertação da África, celebrado nesta segunda-feira, 25 , será festejado hoje pela comunidade afrodescendente de Maringá com um jantar africano na Associação dos Funcionários da UEM -Afuem. Coordenando, o assessor de Promoção de Igualdade Racial, Ademir Felix de Jesus.


TIO SAM
Estudando e aperfeiçoando o golfe, nos EUA, João Paulo Guimarães Albuquerque está em temporada de férias, em Londrina, onde mora, os pais Paula Guimarães - Sérgio Albuquerque. Com laços familiares, afetivos e amigos aqui na terrinha, antes do retorno aos States dá uma circulada por aqui. -- foto: Arquivo pessoal



OOOPS...
-
O desembargador Altino Pedrozo dos Santos, ministro do TRT - 9ª Região, em Brasília, faz palestra no encerramento do Congresso Jurídico Integrado de Maringá. No Teatro Marista, às 19.
- O Ballet Nacional de Cuba, em turnê pelo Brasil, rodopia hoje, em Curitiba, no Guairão, com o espetáculo Giselle. Quem agendou o final-de-semana na capital não pode perder.
** - O estresse nosso de cada dia: um pouco ajuda, em excesso é um desastre é o tema da palestra da psicóloga Elizabeth Maio de Siqueira, na próxima terça-feira, em mais uma edição do Fórum ACIM Mulher, no auditório Acim, às 19, com entrada franca. Deve-se confirmar presença.


MAGRELA

A 2ª Etapa do Campeonato Paranaense de Estrada terá largada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, organizado pelas Federação Paranaense de Ciclismo e Clube Londrinense de Mountain Bike e Ciclismo. Da terrinha devem pedalar Carlos Eduardo Schwabe, Fábio Tokunaga + Gislaine Segura e Jéssica Andriatto, entre outros.



ROTARIANOS

Começando hoje -- vai até domingo -- em Maringá a 51ª Conferência Distrital 4630, com "Conferência da Criança", como tema. A palestrante convidada é a médica Zilda Arns que fala sobre O Mundo precisa de Solidariedade, no Teatro Calil Haddad, às 20. Palestras e apresentação dos governadores eleitos e indicados, em pauta. O ex-governador João Marin Mechia, coordena.
** E na abertura da Conferência, os Coro, Orquestra e Grupo Vocal Cesumar fazem o espetáculo apresentando a peça Brindisi, da ópera La Traviata, de Verdi, para solistas, coro e orquestra.

**********

APLAUSOS



O programa “Convite à Música” apresenta um duo de violões com com a dupla paulista Fernando Lima e Cecília Siqueira, considerada novo fenômeno do violão brasileiro.
Na programação obras de Bach, Dominguinhos, Hermeto Paschoal, Badden Powell, Astor Piazzolla, entre outros.
**
Começa às 21, no auditório Luzamor, com entrada franca

27 maio 2009

UM LUXO!

O charme e o requinte dos banheiros de badalados restaurantes, bares e botecos do Brasil podem ser conferidos no livro Banheiros & Personalidades, da Melhoramentos Papéis.

Giardino, Megapizza e Mr. Bachir são três representantes de Maringá entre os 106 ambientes selecionados, fotografados por Attílio Leone. De capa dura e com 192 páginas, a distribuição do livro é feita somente sob encomenda.

COLUNA DE QUINTA-FEIRA 28-05

"Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado." -- Abraham Lincoln





POLITICANDO

Circulando pela Expoingá o trio PSDB: presidente estadual do partido, deputado Valdir Rossoni, prefeito de Curitiba, Beto Richa, e deputado estadual, Luiz Nishimori, que, se tudo correr nos conformes, será candidato a deputado federal em 2010. Eles participaram de um encontro suprapartidário, e mesmo com Beto jurando de pés junto que não, os eleitores pressentem que ele vai disputar a indicação do partido com o senador Álvaro Dias. Haja bastidores!
**
E a jornalista-colunista Juril Carnasciali -- e querida amiga -- em jantar de confraternização do PSDB Mulher, na chácara Sapolândia, em Curitiba. Ela é vice-presidente do grupo
fotos: Assessoria -PSDB









CHUTEIRA
Orlando Pessuti, vice governador do Paraná, de malas prontas para aterrissar em Nassau, nas Bahamas, onde acompanha, no domingo, o anúncio oficial das cidades brasileiras escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014. Curitiba é uma das favoritas



SORRISO COLGATE
O maior Congresso de Odontologia do Mercosul, o OdontoMerco, começa hoje e prossegue até sábado, no Estação Embratel Convention Center, em Curitiba. Em paralelo acontece o concurso Miss OdontoMerco, com a atriz curitibana Dig Dutra, a Abadia, do humorístico Zorra Total, sendo uma das juradas. Wanderley de Almeida César Junior confere.



FEIJÃOZINHO PRETO
No próximo dia 6 de junho --sábado -- acontece mais uma badalada Feijoada ACIM Mulher, organizada pelo Conselho de Mulheres Empresárias e Executivas de Maringá.Feijãozinho preto& paio, camiseta-convite e muito samba, no cardápio Convites:- (44) 3025-9595 ou com as conselheiras do ACIM Mulher.



CHANTILLY
Karina Maia Ruggeri Donida está de aniversário e recebe o carinho pela data festiva. Ganha presente especial do marido Pedro Augusto Donida Filho. Daqui, nosso abraço. -- foto: Arquivo pessoal



UMAS & ALGUMAS
Os melhores momentos do programa Saúde Hoje, comandado por Nelson Maimone, na RTV, 22h30, reprisam entrevistas do gastroenterologista Paulo Roberto Frascarelli, e nutricionista Karen Amorin. .
O Congresso Jurídico Integrado de Maringá lança obras de autores maringaenses, com direito a Menção Honrosa, às 19, no Teatro Marista;
**--**
A Semana do Meio-Ambiente começa na próxima segunda-feira, no Plenário da Câmara, com o promotor Ilecyr Heckert, falando sobre "A Importância Legal das Matas Ciliares".
A médica Maria Cristina Marquezini, da UEL, fala sobre Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Mental, no "Seminário de Educação Inclusiva" organizado pela Secretaria de Educação de Maringá, no Bristol.



GEMINIANOS
*- Lélia Fernandes, Paula Letícia Fernandes Martins e Ana Cláudia Martinez estão mais charmosas.
-* Celeste Scorza abriu endereço e recebeu os mais amigos em torno de um elegante jantar de aniversário. Cardápio espanhol e vinho da melhor safra.



AFINADOS
O programa “Convite à Música” apresenta um duo de violões com Fernando Lima e Cecília Siqueira, considerado como novo fenômeno do violão brasileiro. Na programação obras de Bach, Dominguinhos, Hermeto Paschoal, Badden Powell, Astor Piazzolla, entre outros. Começa às 21, no auditório Luzamor, com entrada franca. -- foto: divulgação


SAÚDE É O QUE INTERESSA...
Maria Emília Mendonça aterrissa em Curitiba para reunião do Conselho Estadual de Saúde.
**
Enquanto isso, o Hospital Psiquiátrico de Maringá, da qual é diretora, encerra a X Semana de Enfermagem: Investindo no profissionalismo com palestras de Daniel Rodrigues da Silva e Nair Mara da Costa Bueno Pedroso. A se destacar ser o HPM, centro de referência internacional na Administração de Riscos na Saúde; nacional no ensino (residência médica em Psiquiatria) e estadual na assistência
psiquiátrica, realizando a cobertura assistencial para população de mais de 1.600.00 mil habitantes.



Sessão cinema
O Show de Truman, dirigido por Peter Weir, é o filme de hoje no Programa Cinuem, às 18h30, no Anfiteatro Ney Marques, campi UEM, com entrada franca. Comentários pela professora Ana Cristina Teodoro da Silva.
*********

CHIBATADA NELES!

Uma vergonha, falta absoluta de respeito aos animais e mesmo ao homem, o comportamento dos profissionais (???) do CCA- Centro de Controle de Zoonose de Maringá . Sacrificaram um animal, uma égua machucada e sofrida, sem o devido atendimento. É mais fácil e prático exterminar...
**
Como diz sabiamente vovó, o caráter verdadeiro, não o exibido, do homem, deve ser medido por sua conduta frente aos animais, não frente aos holofotes.

26 maio 2009

ALDEIA DE ITAPOROROCA

Ivan Zurita, Santa Helena, Atlantida Engenharia e Consplan ofereceram jantar para um grupo seleto de amigos ontem, segunda-feira, 25, no Brasil a Gosto, restaurante dedicado a culinária brasileira, em São Paulo. De sobremesa a comemoração de entrega da chave aos proprietários da Aldeia de Itapororoca, empreendimento luxuoso em Trancoso, na Bahia.
Os convidados puderam ver de perto e com exclusividade o que há de mais exuberante e sofisticado. "Quando vi o lugar, fiquei paralisado com tanta beleza e tranquidade. São apenas 11 lotes e por isso, corri para avisar meus amigos. Nada melhor do que ter o privilégio de usufruir de um lugar como Itapororoca e ainda ter amigos como vizinhos", brincou Zurita.
E para entrar no clima o cardápio foi inspirado em temperos do sul da Bahia – Trancoso, elaborado exclusivamente para o evento, pela chefe de cozinha Ana Luiza Trajano.
**
Pastel de carne seca com abobora, casquinha de camarão, queijo coalho na chapa, bolinho de arroz, canapé de banana da terra, lagosta cozida no bisky com arroz de coco e atolado de bode com carne, fizeram parte do menu da noite.
Entre os mega cxonvidados presentes Ronaldo Nazário, Emerson Fittipaldi, Álvaro Garneiro, Lucília Diniz, João Dória, Washington Olivetto, Eduardo Guedes, Sergio De Lanai, Tom Cavalcante, entre outros.
**
Aldeia de Itapororoca:- Situado em Itapororoca, na “Costa do Descobrimento”, conhecida ainda como “Costa do Lazer”, no sul baiano, a região engloba parques nacionais, áreas de proteção ambiental, reservas ecológicas e parque marinho para a preservação de recifes e corais. Está perto ainda das badaladas praias de: Trancoso, Arraial D’Ajuda e Caraivas.
Para pouquísssssimos privilegiados.
fotos:Bob Fonseca
Ivan Zuritia, Mario Garneiro e Ronaldo Nazário

Tom Cavalcanti e Ivan Zurita

Daniela Zurita e Tatiana Aulicino

Emerson Fittipaldi

Ana Luiza Trajano e Edu Guedes

COLUNA DE QUARTA-FEIRA 27-05

"Plagiando Tim Maia: “vale tudo!”. Vale andar, pedalar, dançar, nadar, correr, caminhar e subir escadas. Só não vale ficar parado".
**
Esta é a proposta do Dia do Desafio 2009, hoje,


última quarta-feira do mês de maio, com o tema Você se mexe e o mundo mexe junto. Criado no Canadá, agora realizado em quase todo o mundo visa combater o sedentarismo e conscientizar a população sobre a importância da prática regular da atividade física.

**
Com um conceito simples, o evento incentiva cidades dos cinco continentes a promover a prática da atividade física diária, ressaltando a importância do esporte e do lazer para a manutenção da saúde. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário
**
Em 1997, o Paraná participou com apenas duas cidades, hoje, 296 municípios aderiram a campanha. Importante, além de realizar a atividade física, é essencial o registro da participação no telefone 0800-643-6690, entre as 0 - 21 horas, do dia 27. A competição é entre duas ou três cidades do mesmo porte, de maneira esportiva e saudável, e ganha a quem tiver mais confirmações.
Maringá vai competir com a cidade mexicana de Santa Catarina, do estado de Nuevo León.




GOSTO QUE ME ENROSCO
Ana Cristina e Ernesto Nóbrega de bem com o flash e com o cupido posam para Solange Marcon.



PENTECOSTES
Sábado, a Arquidiocese de Maringá realiza o Pentecostes -- festa dos cristãos em memória da descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, celebrada no qüinquagésimo dia depois da Páscoa.
No ginásio do Colégio Marista, durante todo o dia, das 8 às 24 horas, com pregação de Roberto Tannus, de Goiânia, e Danilo Lopes, músico do grupo do padre Marcelo Rossi. Dom Anuar Battisti reza a Missa.



GEMINIANOS
*- Bela Celidonio brinda o níver. Tim-tim
-* A belezoca Giovana comemora o aniversário e ganha presente dos pais Daniela Peixoto- Mauro Porcu.
*- Níver blue: - Silvio Iwata e Ulisses Ceccato
-* Maria e João Martins dos Santos brindam mais um ano de casamento, em Camboriú, onde moram atualmente. Mas em dias dão uma chegada na terrinha pra rever família e amigos.



BRASIL, SIL, SIL
Sou obrigado a reconhecer que, com toda a corrupção que teve de um tempo para cá, o que encontramos no governo Collor deveríamos ter enviado para o juizado de pequenas causas".
senador Pedro Simon.




FAZ & ACONTECE
Celeste Scorza abriu endereço e recebeu os mais amigos em torno de um elegante jantar de aniversário. Cardápio espanhol e vinho da melhor safra.
**
Ilecyr Heckert, promotor de Proteção e Defesa do Meio-Ambiente de Maringá, fala sobre "A Importância Legal das Matas Ciliares, na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, no Plenário da Câmara, abrindo a Semana do Meio Ambiente.
**
A médica Maria Cristina Marquezini, da Universidade Estadual de Londrina, fala sobre 'Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Mental', no Seminário de Educação Inclusiva, organizado pela Secretaria de Educação de Maringá, no Hotel Bristol. Profissionais de 65 municípios da região participam.



CÓDIGOS & LEIS
Começando hoje o Congresso Jurídico Integrado de Maringá, no Teatro Marista, às 19, com palestra de Maurício Kalache, e homenagem ao advogado-professor José Hermenegildo Baptista. Em seguida mais três palestras, por Juarez Cirino dos Santos, Isaías José Santana e José Rubens Morato Júnior. Prossegue até sexta-feira



COLGATE
Adriane Dallagnol e Maurício Paz na temporada social
foto: Carlos Ronquim



BUSINESS
Formada por mais de 70 empresários, a comitiva organizada pelo Governo do Paraná aterrissa na província argentina de Salta, para participar do O III Encontro de Representantes de Comércio Exterior da Argentina. Começa hoje e prossegue até sexta-feira, com André Villena representando o Porto Seco de Maringá.



GERAÇÃO FUTURO
No próximo final de semana, de sexta a domingo, Maringá sedia a Conferência da Criança! organizada por João Marin Mechia. Rotarianos do Distrito 4630 aterrissam em massa na Cidade Canção para debater assuntos de relevância, tendo entre as palestrantes ilustres a doutora Zilda Arns, que vai falar sobre O mundo precisa de solidariedade. Confirmaram presenças, como palestrantes, os ex-governadores distritais José Luiz Toro da Silva e Iscandar Tayar. Na parte social tem jantar, premiação e shows.



BATE, BATE...
O 1º Fórum Internacional de Morte Súbita, do XII Congresso Sul Brasileiro de Cardiologia e do XXXVI Congresso Paranaense de Cardiologia começa hoje, em Curitiba, no Estação Embratel Convention Center. Médicos de todo Brasil e do exterior confirmaram. Da Cidade Canção bate ponto Mário Lins Peixoto.
**
A médica Dominique Delbecke, presidente da Sociedade Americana de Medicina Nuclear, e David Maron, professor de Medicina de Emergência da Universidade de Vanderbilt do Tennesse, são palestrantes convidados.
******************

ACELERANDO!


Roda de Box tem novo horário a partir de hoje: 17h
**
Assunto: Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

O bate-papo mais descontraído e repleto de informações para os apaixonados por velocidade ganha um novo horário na programação da Race TV (www.racetv.com.br). A partir de hoje, terça-feira, Edgard Mello Filho recebe seus convidados no estúdio, ao vivo, a partir das 17h.
Nesta reunião semanal com personalidades de todas as esferas de atividades do mundo a motor, o apresentador conversa sempre com personalidades envolvidas, de alguma forma, com o passado, presente e futuro das competições nas pistas ou nas trilhas, desenvolvendo um bate-papo descontraído e dinâmico sobre o universo das competições, da indústria automotiva e do universo que cerca rodas e motores.
Hoje, o programa debate o futuro da Motovelocidade no Brasil. A Confederação Brasileira de Automobilismo chegou a informar que o Campeonato Nacional não seria realizado, mas na última sexta-feira anunciou a primeira etapa já para o próximo fim de semana.
Para falar sobre o assunto, os convidados de Edgard Mello Filho são Aurélio Barros e Sérgio Ferreira. Aurélio é tio de Alex Barros e preparador do piloto Eric Granado, uma das grandes promessas brasileiras da motovelocidade mundial — tem 12 anos e compete na Espanha, já planejando disputar o Mundial quando completar 15 anos.
Sérgio, por sua vez, é um engenheiro apaixonado por motovelocidade. "Conheço o Sergio há muito tempo, ele é um cara que tem várias idéias boas e pode colaborar muito com o motociclismo no Brasil. Espero que seja um programa construtivo e que surjam novas idéias para esse esporte”, analisa Edgard.

25 maio 2009

COLUNA DE TERÇA-FEIRA 26-05




PASSARELA:- Lúcia Figueredo, de Cianorte, mas com um pé em Maringá, mostra hoje na passarela Paraná Business Collection, em Curitiba, sua Coleção Jeanswear Verão 2010 , inspirada no Exotic Jungle, Celebrity e Fantasy Garden, recheada de vestidos, macaquinhos, calças, bermudas e shorts para deixar a estação mais quente e charmosa. Para convidados e imprensa.











" A felicidade te mantém gentil; Os obstáculos te mantêm forte ; As mágoas te mantêm humano; Os choques te mantêm humilde..."



QUERO O QUE É MEU...
E o governo e governistas insistem que a CPI da Petrobras é "contra uma empresa de todos os brasileiros..."
**
Sei não, deve ter algum gaiato recebendo o que é meu, afinal, todas as vezes que abasteço meu 1.0 lá se vão R2,50 por litro



BALANÇA
A 6ª Reunião do Colégio de Presidentes de Subseção da OAB Paraná movimentou Guarapuava no final-de-semana, com a presença dos presidentes das 47 subseções do estado e conselheiros estaduais. Entre eles o presidente da Subseção de Maringá, Cesar Augusto Moreno.
Como palestrante convidado o ex-presidente do Conselho Federal, Roberto Antonio Busato



MININOTAS
*Sandra Cury brinda o níver.
* Alessandra Martines e João Paulo Miranda desfilam aliança na mão direita. Noivaram no sábado. Casório no início de 2010.
*- Luiz Carlos Vargas, médico anestesista, deu um tempo no corre-corre e foi pescar. Anestesiar um pouco o cansaço.
* Ana Maria Ferreira passa a semana em São Paulo, a negócios. Aproveita pra rever familiares.
*- André Luiz Rossato fica um ano mais maduro e reúne a rapeize para brindar. Só marmanjos.




ÁLBUM DE FAMÍLIA
Sueli e Airton Rossi reuniram família e amigos em jantar no salão de festas do ed. Fróes da Motta, para brindar em dose dupla-: os 40 anos de casamento -- Bodas de Esmeralda -- e o aniversário de Airton. As filhas Ana Paula e Evanize + a neta Manuela aproveitaram carona no clic. -- fotos: Rosa Maria Ribeiro



APRENDENDO DESDE CEDO....
O presidente da Comissão Especial da Câmara que trata da crise econômica na área do comércio, deputado federal do Paraná, Rodrigo Rocha Loures, anunciou que vai propor ao governo a introdução da matéria Educação Financeira no currículo do curso médio de todas as escolas brasileiras.
***
O deputado cita dados do Banco Central, informando que no Brasil há 112 milhões de contas bancárias, das quais 80 milhões estão plenamente ativas, correspondendo a praticamente a população de duas Argentinas. "Certamente a grande maioria desses correntistas pouco ou nada entende da terminologia bancária, limitando suas atividades bancárias a umas poucas operações, justamente por desconhecimento da dinâmica do sistema financeiro", afirma.




DONA CEGONHA
Mariana chegou dia desses para iluminar o endereço dos papais Maria Elvira - Antônio Carlos Quesada Filho. Veio pra dividir carinho e arte com o hermanito André. Vovó Terezinha feliz, feliz.




AGENDA DO DIA
1- A lady curitibana Maria Inês Borges da Silveira lança hoje o livro Viver com Elegância, com prefácio do Príncipe Sixte Henry de Bourbon Parme, que virá da Itália, especialmente para a festa, no Castelo Batel. Dia 2 junho tem sessão autógrafos em São Paulo. Agradecemos convite.

2- Jaime Luiz Zorzi, fonoaudiólogo do Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica, de Campinas, fala sobre 'O Ensino Comum na Perspectiva da Educação Inclusiva..." no Seminário de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, no Hotel Bristol.

3- Leila Navarro, de São Paulo, especialista no comportamento humano e em Medicina comportamental e autora de 12 livros, fala sobre carreira e sucesso profissional, convidada pelo Ciclo de Palestras CBN, logo mais às 20, no Teatro Marista.



BUSINESS
João Gilberto Possiede e Robert Bitar, respectivamente presidentes do Sindicato das Seguradoras do Paraná e dos Corretores de Seguros do Paraná, convidando -- agradecemos -- para o encontro Viver Seguro no Paraná, hoje, no Teatro Calil Haddad, com palestra do antropólogo e consultor internacional de empresas, Luiz Marins.
O ex-governador do Paraná, João Elísio Ferraz de Campos, presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privadas e Capitalização-CNSeg, marca presença.
**
Os empresários filiados à ACIM podem trocar um litro de leite longa vida pelo convite. O leite arrecadado será doado a uma entidade beneficente.
********

24 maio 2009

DESABAFO

RECEBEMOS:- "Acabei de publicar no meu blog (http://www.esmaelmorais.com.br/) um vídeo exclusivo com o discurso da mãe de Gilmar Yared na passeata de hoje, domingo, “a favor da vida e contra a impunidade”.
No decorrer da filmagem que eu fiz dei um “zoom” no braço direito de Cristiane para mostrar a você, caro leitor, como ela estava arrepiada.
A emoção dela, enquanto falava, literalmente, estava à flor da pele.
Cristiane Yared não deu mole para os políticos. Bateu de forma geral e irrestrita. Negou que seja candidata a deputada e ainda disse que não deseja vingança, mas justiça".

Ano da França no Brasil

Vai a São Paulo? Anote em sua agenda:
**

A partir de hoje, domingo, o Museu de Arte Brasileira da FAAP, apresenta as obras de Èmille e Isabelle Tuchband, pai e filha, contando uma história de sucessão e muitas linhas cruzadas.
Émile traz suas vibrantes paisagens e a exuberância de suas cores, que formam uma rica e encantadora mistura de França e Brasil. Um passeio que vai de Montmartre coberta de neve ao ocre sertão brasileiro, dos campos de lavanda da Provence às oferendas à Iemanjá.
Isabelle, dona de um estilo próprio e inconfundível, herdou do pai a sabedoria sutil de orquestrar as cores. A vivacidade de sua pintura celebra a arte como um passaporte para o prazer e a joie de vivre - que aprendeu com seu pai.
Segundo Maria Izabel Branco Ribeiro, diretora do MAB-FAAP e curadora da exposição,"As pinturas de Èmile e de Isabelle têm simultaneamente afinidades e distinções fundamentais. A manifestação de traços em comum e manutenção de peculiaridades é condição para o estabelecimento de comunicação entre ambos e de que um conteúdo resulte dessa situação".
**
Nascido em Paris em 1933, Tuchband chegou ao Brasil em 1956;Trazia o diploma da escola de Belas Artes de sua cidade natal, e, apesar de muito jovem, uma experiência surpreendente: auxiliara Chagall na execução do painel do teto da Ópera de Paris.
Fixou residência em Taubaté, e sem deixar de ser um pintor francês, sua pintura tornou-se também brasileira. Faleceu em São Paulo em 2006.
Sua filha, Isabelle Tuchband, nasceu em 1968 na cidade de Taubaté. Estudou artes plásticas em Paris, e hoje vive e trabalha em São Paulo.
A mostra "Èmille e Isabelle Tuchband", reúne cerca de 30 obras entre pinturas e cerâmicas, e será apresentada no mezanino do Museu de Arte Brasileira da FAAP, entre os dias 24 de maio a 26 de julho.
******

GELADÍSSIMA

Amanhã, segunda-feira, 25 de maio, na Villa Noah, em São Paulo, a atriz e cantora Emanuelle Araújo comanda a 8ª edição do prêmio da Real Academia do Chopp e da Cerveja, quando serão destacados os bares e restaurantes concorrentes da Região Sul e do estado de São Paulo.
O objetivo da instituição criada pela AmBev é treinar, reconhecer e certificar os estabelecimentos que se destacam pela excelência no attenddimento ao público. O grupo Samba de Rainha encerra a noite em grande estilo.

23 maio 2009

COLUNA DE DOMINGO 24-05

"Nunca se justifique... Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."

TEMPEROS & CAÇAROLAS
Manoela Buffara Ramos, chef de cuisine, curitibana que por muitos anos morou na Cidade Canção, com a família, merece destaque. Está em Copenhagen, na Dinamarca, fazendo estágio no Restaurante Noma, reconhecido no ranking como o terceiro melhor do mundo, e com 3 estrelas no Michelin.
Mônica Buffara, mãe orgulhosa, sorri à toa. Daqui mandamos nosso abraço à dupla de amigas. -- foto: Arquivo pessoal



VESPEIRO
Afinal, por que a tremedeira em torno da CPI da Petrobrás? Na Turquia, o presidente Lula afirmou que "Ainda não está explicado o motivo dessa CPI." Então vamos à lista apresentada:
** *
1- Fraudes em cinco licitações para reforma em plataformas submarinas, apontadas pela polícia federal em pelo menos R$ 200 milhões, só no ano de 2007.
2- Um suposto esquema de favorecimento a prefeitos e prefeituras na distribuição de royalties, o que envolveria a Agência Nacional de Petróleo-ANP.
3- Pagamentos fraudulentos feitos a usineiros de etanol pela mesma ANP.
4-Irregularidades listadas pelo TCU em contratos de construção de novas plataformas.
5-Artifícios contábeis para reduzir o recolhimento de impostos devidos pela Petrobrás.
6- Indícios de superfaturamento na construção da refinaria Abreu Lima, parceria do Brasil com a Venezuela, em Pernambuco.
7- Ufa...A caixa preta dos patrocínios milionários da Petrobrás, inclusive para o cinema nacional e o festival de teatro de Curitiba.



BOLERO
Os mais maduros vão rodopiar pelo salão do Country Club, no Baile da Saudade, organizado pela Secretaria de Cultura, em comemoração aos 62 anos da Cidade Canção. Durante o bailado serão homenageados os pioneiros Antenor Sanches, Altamiro Tavares, Célia Alcântara Rosa, Emílio Germani, Felizardo Meneguetti, Joaquim Romero Fontes, Juvildes Galli, Natália Maria Martin e Alfredo Henrique Martin



FUMACÊ FATAL
Heloíza Machado, secretária da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, aterrissa em Maringá dia 2 de junho, para palestra de abertura do 1º Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabagismo de Maringá, organizado pelas Secretaria de Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Lions Maringá Universitário e Rede Paranaense para Controle do Tabagismo entre Mulheres.



ONDE ESTÁ WALLY!
As ladies do Roupeiro Santa Rita de Cássia felizes com o sucesso do chá beneficente desta quinta-feira, que reuniu centenas de senhoras em torno de uma tarde de sorteio de ótimas prendas, gostoso lanche e homenagens à Santa Rita. Nosso abraço ao grupo que há muuuiiitos anos trabalha em favor das mulheres que necessitam de apoio, além do material, o moral . foto: Tutubarão



BALANÇA
Na abertura do Congresso Jurídico Integrado de Maringá, nesta quarta-feira, momento especial em homenagem ao advogado- professor José Hermenegildo Baptista Raccanello.
No encerramento, sexta-feira, marca presença o ministro do Conselho Nacional de Justiça e
desembargador do TRT, Altino Pedrozo dos Santos.



TIC-TAC
O dublê de ator e bonitão Thierry Figueira aterrissa em Maringá nesta quinta-feira, convidado da
Big Ben para o lançamento da coleção de relógios Dolce & Gabbana.



FILANTROPIA

Hoje, tem Chá das Acácias, às 14 horas, na Loja Maçônica Paz & Amor, av. JK, 640. Toda a renda
para a Rede Feminina de Combate ao Câncer para a manutenção da Casa de Apoio, que acolhe pacientes em tratamento da região de Maringá..



MÃOS QUE PRODUZEM
Luiz Antônio de Oliveira, em ritmo de organização da 1ª Feira Nacional e Internacional de Artesanato – Mãos e Arte que acontece em Maringá, entre 5-14 de junho, com a participação de 230 expositores vindos de 36 países e diversas regiões brasileiras. O evento faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras.
Moda artesanal, calçados artesanais, móveis, peças temáticas, casas temáticas, decoração, acessórios, oficinas e gastronomia no roteiro.



MEU BEBÊ!
Nasceu Ana Luiza, um brotinho fofo e tranqüilo que ilumina o endereço dos papais Flávia Nascimento e André Luis Cordeiro. Vovós Cidinha e Mariana sorriem doce feito mel.



GRUDE TOTAL
Patrícia Infante Vieira, sempre bela e elegante, muito bem acompanhada do marido Eduardo Watfe. -- foto: Carmen Ribeiro



ESTRELAS DA SOLIDARIEDADE
Derico Scioti, saxofonista do sexteto do Programa do Jô Soares da Rede Globo, estará em Curitiba nesta quinta-feira, a convite da Empresa Solidária da Associação Franciscana de Apoio ao Cidadão Especial - Afece.
**
Derico e o músico Zé Rodrigo, da Orquestra Soulution e Electric Soul, receberão os representantes das empresas solidárias homenageadas e empresários do cenário nacional, no Clube Curitibano. A noite terá show, jantar, entrega dos troféus e certificados às empresas e pessoas que fizeram a diferença na Responsabilidade Social. Agradecemos convite.


MININOTAS
*- Leila Navarro, escritora e especialista em Medicina Comportamental, vem a Maringá na terça-feira para falar sobre "sucesso profissional".
-* Rosa Alencar e filha Emanuelly estão em São Paulo. A moça vai escolher o branco para o sim, em novembro.

Carla e José Mathias esticam até Foz do Iguaçú.

** A Orquestra Filarmônica Cesumar apresenta-se em concerto na 1ª Igreja Batista de Maringá, às 19 horas
************

22 maio 2009

VIDA EXEMPLAR



O desembargador Antônio Lopes de Noronha aposenta-se ao atingir o limite constitucional de idade para permanência em atividade. São 57 anos de serviço público, como membro do Ministério Público, Diretor da Polícia Civil, Secretário de Estado da Segurança, Juiz do Tribunal de Alçada e Desembargador do TJPR
**
Formado em 1962, Noronha foi designado como promotor-substituto em várias cidades da região, sendo aprovado em 1966, em primeiro lugar , no concurso do Ministério Público. Chegando a Maringá, nem ocupou a casa que havia alugado pois foi nomeado para o Departamento de Estabelecimentos Penais do Estado, em Curitiba, onde está até hoje.
De todos nós maringaenses, aquele abraço!
foto: TFP

COLUNA DE SÁBADO 23-04





BAILA, COMIGO...: O Dia Internacional da Dança foi devidamente
festejado com muitos rodopios e aplausos pela Dançarte -- que também comemorava aniversário de fundação. Além da apresentação ao vivo teve mostra de vídeo Dança, Canção do Corpo, e a apresentação de rua Diversidade de Dança, com os bailarinos se apresentando na rua para um público encantado com a performance. -- fotos: Dançarte












O Paraná perdeu um uma grande mulher:Fany Lerner


PORQUE HOJE É SÁBADO...
1- No Teatro Barracão tem apresentação única da Cia. Teatro Expressão de Amor, às 21, encenando a peça Um Certo Homem. 2- Tem Sukyaki na Acema, a partir das 19h30. Convites e informações com Sérgio Saito (9961-3191), Ricardo Honda e Francisco Puppin (8812-7216). Todos convidados a prestigiar mais a noite organizada pelo Departamento de Softball.
3- Doutores Paulo Kassek e Herbert Chong encerram a jornada Pediátrica na Sociedade Médica de Maringá. Depois tem almoço de confraternização.



GEMINIANOS
*- Paulo Sérgio Magalhães Silva e Shoiti Okimoto estão mais maduros a partir de hoje.
-* Ana Preiss comemora o aniversário discretamente, em família.
**
Maria Luiza Garcia Azevedo comemora o níver reunindo os amigos para brindar os belos 25´s.


ACAMPAMENTO UNIVERSITÁRIO
Hoje e amanhã tem acampamento em Terra Rica, organizado pelo Grupo de Estudos do Lazer-UEM, aberto a acadêmicos e interessados na questão ambiental. As atividades seguem até amanhã, sem custo para o participante. A única exigência é que cada um traga barraca e a própria alimentação, além de material para trilha. Entre as atividades programadas está uma descida de rapel.

**********

21 maio 2009

ELIS REGINA -- ela merece!

AVEduo homenageia a uma das cantoras mais importantes do Brasil
**
Em 1973, Elis Regina esteve em Curitiba para uma temporada de shows no Teatro Paiol. Trinta e seis anos depois, algumas das canções que ficaram consagradas na voz da cantora poderão novamente ser ouvidas no mesmo palco.
O AVEduo preparou o show “Essência Elis”, uma homenagem especial à intérprete, que será apresentado amanhã e sábado, dias 22 e 23 de maio.
A escolha da homenageada foi natural.
Viviana Mena é argentina e junto com a brasileira Andréa Bernardini formou o AVEduo. Ela conta que o show é uma tentativa de encontrar a essência que faz de Elis Regina uma referência a todas as cantoras. “Conheci o trabalho de Elis quando eu ainda morava em Buenos Aires. Mesmo não entendendo nada do que ela cantava, chegava até a chorar ouvindo suas gravações. Meu modo de cantar mudou depois que conheci o trabalho dela”, relembra Viviana.
Para esse show, foram convidados mais três músicos: o pianista Sérgio Justen e as cantoras Giovanna de Paula e Elaine Vieira.
O repertório escolhido pelo quinteto inclui 20 composições famosas de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, João Bosco, Edu Lobo, Aldir Blanc, Cartola e muitos outros importantes compositores brasileiros. Uma seleção com o fino da bossa e o melhor do samba e da MPB.
O evento é uma produção da Unicultura – Universidade Livre da Cultura e da Trento Comunicação Integrada.
foto: Luff

COLUNA DE SEXTA-FEIRA 22-05

Dia do abraço
"O matuto falava tão calmamente, que parecia medir, analisar e meditar sobre cada palavra que dizia...
**
“É ... das invenção dos hómi, a que mais tem sintido é o abraço. O abraço num tem jeito dum só apruveitá! Tudo quanto é gente, no abraço, participa duma beradinha...
Quandu ocê ta danado de sordade, o abraço de arguém ti alivia...
Quandu ocê ta danado de reiva, vem um, te abraça e ocê fica até sem graça de continuá cum reiva...
Si ocê ta filiz e abraça arguém, esse arguém pega um poquim de sua alegria...
Si arguém ta duente, quandu ocê abraça ele, ele começa a miorá, i ocê miora junto tamém...
Muita gente importante e letrado já tentô dá um jeito de sabê pruquê quié qui o abraço tem tanta tequilonogia, mas ninguém inda discubriu...
Mas, iêu sei... Foi o isprito santo de Deus qui mi contô...
Iêu vô conta proceis uqui foi qui ele mi falô: O abraço é bão pru causa do Coração...
Quandu ocê abraça arguém, fais massage no coração!...
o coração do ôtro é massagiado tamém!
Mas num é só isso, não...
Aqui ta a chave do maior segredo de tudo: É qui, quandu abraçamo arguém, nóis fiquemo tudo é com dois coração no peito!...
INTÃO, MI DÁ UM ABRAÇO?" -- autor desconhecido


MURALHAS DA CHINA
Liu Hui, reitora e professores Lin Hongyu e Wu Hui, da Universidade de Relações Internacionais da China, Pequim, passam o dia no Cesumar, fazendo palestras e assinando convênios. Nos bastidores a "Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico", visando estimular o intercâmbio entre universidades dos dois países. O presidente da Câmara, Paul Liu, acompanha os visitantes.
Serão recebidos pelo reitor Wilson de Mattos Silva, e amanhã a comitiva segue para Foz do Iguaçu.



SANTO AGOSTINHO
O livro A ética e a harmonia social em Santo Agostinho, do monsenhor Leomar Montagna será lançado logo mais às 19h30, com direito a palestra, no auditório do Seminário Santo Agostinho, como parte do "Simpósio de Educação de Maringá".


ARROZ COM LENTILHA:- Um excelente programa sócio-beneficente para a sexta-feira é o Jantar Árabe, promovido pelo Rotary Club Maringá - Sul, com renda revertida para o asilo São Vicente de Paulo. Os convites -- R$40,00 -- podem ser comprados antecipadamente pelo fone 3025-7031, com Paulo Badan fazendo a entrega. Os céus agradecem.





PERFUME
Na Igreja Divino Espírito Santo, às 19h30, acontece a tradicional Missa em homenagem à Santa Rita, com a benção das rosas. Pede-se que os fiéis levem as rosa para serem abençoadas



TARDE FRATERNA
Domingo, na Loja Maçônica Paz & Amor, avenida JK, 640, tem o Chá das Acácias, com lanche e sorteio de prendas, com renda para a, Rede Feminina de Combate ao Câncer, que através a Casa de Apoio atende centenas de pacientes da nossa região.Cartelas na Rede ou fones (44) 3025-3358 / 3028-7277.




POLITICANDO
O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e os secretários de Estado do Paraná, Ênio Verri e Lygia Pupatto, aterrissam em Maringá para o lançamento do Projeto Extensão Industrial Exportadora, na sede do Sindvest, às 18h30.



SWING
De hoje a domingo, no campo do Alphaville Graciosa Clube, em Pinhais, acontece o 20º Campeonato Aberto do Estado do Paraná, uma das mais tradicionais competições de golfe do Brasil. Da terrinha dão suas tacadas:- Futoshi Matsuda e Lúcio Minoru Hiratomi.



MININOTAS
* Leila Pismel e Heine Macieira estão de aniversário.
* Amanda Policelli passa o final-de-semana em Florianópolis.
* Maria Luiza e José Carlos Ferreira Neto brindam Bodas de Prata -- 25 anos de casamento. Família e bons amigos dividem o jantar.
* Mariângela Cruz aproveita o final-de-semana pra curtir os amigos e o circuito festeiro em Curitiba.



MULTIDÃO

Em noite da Academia de Letras de Maringá as ladies formam um batalhão e posam. -- foto: Carlos Ronquim


DOUTORES
José Carlos Rinaldi, Kennedy Schysler, Ana Paula Juliani, Mariana Malucelli e José Ricardo Colleti Dias comandam palestras-debates na Jornada Paranaense de Alergia, Pneumologia
e Dermatologia Pediátrica que acontece na Sociedade Médica de Maringá.



SORRISO
Com um jantar no Buffet Della, o Programa de Educação Tutorial de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (PET Odonto) comemora seus 15 anos , com direito a homenagens ao primeiro tutor e o primeiro co-tutor, professores Carlos Luiz Fernandes de Salles e Carlos Alberto Conrado (in-memorian)



CORRIDA FESTEIRA
Logo mais às 20, acontece a segunda edição da Maringá Night Run, corrida noturna com largada no Parque do Ingá, e percurso de 3 ou 6 Kms -- o corredor escolhe. Muita gente bonita e animada e música eletrônica e no final muita festa. Depois o pessoal vai repor as energias no MPB Bar.
***************