(44) 3222-7836

31 outubro 2009

COLUNA DE SABADO 30-11

Meus queridos sabiam que o Congresso, ou seja, Câmara dos Deputados e Senado, têm um Diretor de Check-in??? Quer dizer, nós pagamos um zé-mané pra fazer a verificação de passagem e bagagem no aeroporto para que os ilustres não tenham que entrar na fila na hora de voar. Tá na hora de mudar tudo e todos!



O Haddock Buffet se transformou numa linda fazendinha para comemorar o primeiro aniversário do mocinho Pedro. De anfitriões os papis Carolina Piloto e do ator Fábio Moraes. Um delicioso coquetel seguido de jantar com massas foi servido para os familiares e turminha amiga do pequeno aniversariante. foto: Pity Marchese



PORQUE HOJE É SÁBADO...
1* No Auditório Hélio Moreira o projeto “Um Outro Olhar" tem com destaque o filme francês O tempo que resta, dirigido por François Ozon. Às 20, com entrada franca.
2 * Último dia pra conferir no Museu Bacia do Paraná- campi UEM -- uma importante exposição sobre os 12 anos da Academia de Letras de Maringá, produzido pela técnica Laura Chaves.
3* Alex Sant´Ana, Elisabeth Willemann, Jairo Pennacchi, Juliana Pennacchi
e doutor Jougi Takahashi respondem pelo workshop 'Vendedora Nota 10', hoje e amanhã, no Sindvest



As duplas femininas de Maringá fizeram bonito no Vôlei de Praia nos 'Jogos Abertos do Paraná' na quadra de areia do Marrecas Clube – sede campestre, em Paranaguá. Trouxeram as medalhas de ouro e prata.
As meninas Dirce Lara e Andréa venceram Andressa e Naiara terminando a competição invictas, com cinco vitórias. Além de muita técnica, um belo visual motivou a torcida... foto: Divulgação




OLÉ!
Eliane Maio e Carlos Sica, professores da UEM, foram selecionados pelo Programa de Apoio a Professores Brasileiros da Fundação Carolina, da Espanha, para três meses de pesquisas nas Universidades de Guadalajara e Almeria, respectivamente.


SHOW DE TALENTOS
O Centro de Vida Independente de Maringá agendou pra hoje o IX Show de Talentos Especiais 2009', com direito a uma bela mostra de trabalhos produzidos por artistas com deficiência, que provam e comprovam muita técnica, criatividade e superação.

O grupo Limites Cia de Dança de Curitiba formado por bailarinos com e sem deficiência, e artistas locais fazem o show. No Teatro Marista, às 19h30.




Os professores de História, Ângelo Priori (foto) e Lupércio Antônio Pereira lançam agora em novembro o livro 'Dilemas do Desenvolvimento Brasileiro: Idéias, política e economia do Brasil do século XIX', reunindo seis artigos de oito pesquisadores que discutem temas referentes ao desenvolvimento do país no século XIX, sob o viés econômico, político e ideológico. foto: UEM



O paranaense Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon, entregou ao ministro da Previdência, José Pimentel, a 'Comenda Mérito Empresário de Serviços do Brasil'. A homenagem é um reconhecimento do setor ao trabalho liderado pelo ministro de valorização da micro e pequena empresa brasileiras. A entrega foi um dos destaques da abertura da '13ª Conescap', em Goiânia. foto: Aparecido Buenno/Fenacon



MÚSICA & POESIA
Hoje, tem sessão relembranças 2009, no Cottonet Club. Começa às 21, no Teatro Calil Haddad, com repeteco dos espetáculos sobre, Chico Buarque, Milton Nascimento, Carlos Drummond, Bossa Nova. Samba de Raiz e apresentação de grupo da cidade mostrando seu trabalho. Paulinho Schoffen, na coordenação. Agradecemos convite.



MININOTAS
* Nani e Fábio Augusto Resende passeiam pela orla de Caiobá.
* Emanuel Ribeiro e Felipe Belluzze vão conferir bailão no Palco Bavaria, no Nova Esperança Rodeo.
* Rosely Alcântara e filha Tatiana esticam até São José do Rio Preto.
* Claudinha Sandri dá um tempo na terrinha e vai para Curitiba.

30 outubro 2009

ELEGÂNCIA NA TELONA

A Revista Elle e a Warner Bros. Pictures promoveram ontem à noite, quinta-feira, a pré-estréia do filme “Coco Antes de Chanel”, no Cinemark Iguatemi, em São Paulo, para convidados vips. Nas fotos algumas personalidades que
prestigiaram o evento.
fotos:MMAC

Nicette Bruno

Ana claúdia Polydoro e Carolina Grecco

Patricia Centurion, Letícia Abraham Malta, Monika Cavalieri diretora MKT Tommy Hilfiger e Arsenio Martins


Patrícia Centurion

I LOVE YOU...

Os diretores de “I Love You, Phillip Morris”, Glenn Ficarra e John Requa, aterrissam em São Paulo, neste domingo, 1º de novembro, para apresentar ao público da 33ª Mostra Internacional de Cinema o filme protagonizado por Jim Carrey, Ewan McGregor e Rodrigo Santoro.
A história de um policial texano que decide sair do armário e descobre que ser gay exige muito dinheiro. Para manter o alto padrão de vida, ele se envolve em uma série de trapaças e acaba na prisão, onde conhece Philip Morris, o amor de sua vida, em foco.
**
Após a sessão cinema Ficarra, Requa e Santoro debatem o
filme. Agadecemos convite.

COLUNA DE SEXTA-FEIRA 30-10

"Alguns dias você é um inseto, outros você é o para-brisa."



UMAS & ALGUMAS
* A nova diretoria da Maringá Consultoria Júnior assume hoje, em solenidade na quadra de esportes das Faculdade Maringá. Na presidência e vice, Fábio Rosa e Daniel Ferrarese, respectivamente.
* O juiz Roberto Portugal Bacellar, do Paraná, venceu o concurso de Monografia da Associação dos Magistrados Brasileiros-AMB, na categoria Planejamento Estratégico do Poder Judiciário.
* Luciano Cordeiro de Loyola, geólogo da Minerais do Paraná S.A, faz palestra no encerramento do Encontro Nacional e Construção Civil, no Centro de Eventos Araucária.
* Junia Maria Furtado, secretária Nacional da Associação Nacional de História, aterrissa em Maringá para palestrar no Hotel Deville. Convidada pelo Fórum Nacional dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em História



Os jovens Juliana Nunes Ferreira e Kai Van de Carr dizem o "sim, eu aceito", em cerimônia logo mais às 20h30, na Igreja São Pedro e São Paulo. Ao lado dos filhos os pais Maria da Conceição Belini - Reginaldo Nunes Ferreira e Kristin -Rene Van de Carr. Os convidados serão recebidos em festa no Maringá Club.
Shimizu Photo Studio
.



MININOTAS
* Léo & Giba fazem o show de aniversário da TV Tarobá, em Cascavel.
*
Eduardo Carvalho e Rosemary Kendrick Silva brindam o níver.
*
Luiza e Antônio Carlos Fernandez esticam o feriadão até a Pousada do Rio Quente.
* As fotos com legendas trocadas publicadas nesta Coluna no Jornal do Povo, são de responsabilidade da diagramação do jornal
* Fernanda Siqueira e Mariana Monteiro Santana desfilam corpinhos pelas areias de Camboriú.
*
Jair Supercap Show, Conrado e Aleksandro + Frank e Ferrari comandam o show de hoje no Nova Esperança Rodeo.
* Miriam Matsuda venceu o Torneio Interno do Maringá Golf Club, categoria feminino, realizado no final-de-semana passada.




O médico ortopedista Alber de Britto flagrado em momento de trabalho, deu uma pausa para atender o clic de Stella Brazil



Como bem escreveu o hilário Zé Simão, o presidente Lula brindou seus 64 anos com ar de 51. Boa idéia!!!!
**********


CUPIDO Liciany Moreira e Alberto Meneses Netto casam em cerimônia discreta, ao lado dos familiares e bons amigos, em Apucarana. Recebem os amigos em jantar e depois voam para lua-de-mel em Recife.

29 outubro 2009

NOVA ESPERANÇA RODEIO 2009

GENE FIREBALL SE APRESENTA HOJE, QUINTA-FEIRA

DESGRUDA!

"Não ande atrás de mim, pois eu não vou guiá-lo. Não caminhe na minha frente, pois eu não vou seguí-lo. Não ande ao meu lado. Enfim, não me encha o saco."

Dia Nacional do Livro

"Há 199 anos, mais exatamente em 29 de outubro de 1810, quando a Corte portuguesa encontrava-se no Brasil protegida da guerra imperialista de Napoleão Bonaparte, registrou-se a transferência da Real Biblioteca para o Rio de Janeiro. Nosso país nunca mais foi o mesmo, pois os livros têm o poder de mudar a história, ao preservar memórias, transmitir conhecimento, formar consciências e garantir aos cidadãos o direito essencial da liberdade de expressão, pensamento e da formação de juízo de valores.
Contribuiu para a difusão da leitura no então Vice-Reino, o nascimento da indústria gráfica, surgida em 1808, também na Cidade Maravilhosa, com a instalação da Imprensa Régia. Repetiu-se no Brasil fenômeno semelhante ao que se observara cerca de 350 anos antes, na Europa, quando o alemão Gutenberg criou os tipos móveis e passou a imprimir. O primeiro trabalho que saiu de seus prelos foi uma Bíblia. Um dos exemplares originais, aliás, encontra-se no acervo da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, aquela mesma que um dia recebeu as coleções da família real, compostas por 60 mil peças, entre livros, manuscritos e mapas.
Para se ter idéia da capacidade transformadora da leitura, por volta de 1450, o Velho Continente tinha cerca de 50 milhões de habitantes, dos quais apenas oito milhões alfabetizados. A transformação do livro de privilégio em algo mais acessível, propiciada pela impressão mecânica, multiplicou por três, em poucos anos, o número de europeus que sabiam ler e escrever.
Por isso, é importante comemorar com ênfase cada aniversário da chegada da Biblioteca Real ao Brasil. A data, 29 de outubro, foi oficializada como o Dia Nacional do Livro. Atualmente, nosso país produz 340,2 milhões de exemplares anuais (pesquisa “Produção e Vendas do Mercado Editorial Brasileiro 2008”, realizada pela Fipe/USP, para a CBL e o SNEL). No período de 2006 e 2008, foram lançados aproximadamente 57 mil novos títulos e impressos mais de um bilhão de exemplares. O estudo, que também aponta significativa queda de preços, evidencia os esforços das editoras, livrarias, distribuidores e do segmento de venda porta-a-porta para que a leitura seja cada vez mais parceira do desenvolvimento.
Outro exemplo desse empenho é o fato de as entidades do setor terem acabado de formalizar entendimento com o Ministério da Cultura para a criação do Fundo Pró-Livro. O mercado editorial, cumprindo compromisso assumido há quatro anos, destinará um por cento de seu faturamento a essa finalidade. A contribuição do setor privado à meta de estimular a leitura também está expressa na qualidade. Nesse sentido, as iniciativas do setor livreiro estão ancoradas em consistente trabalho de pesquisa, realizado pelo Ibope Inteligência, por solicitação do Instituto Pró-Livro, criado pela CBL, SNEL e Abrelivros. O principal estudo — “Retratos da Leitura no Brasil” — permite dimensionar o mercado. Delineia necessidades e demandas e aponta caminhos e soluções eficazes para que mais pessoas leiam.
Há, ainda, duas iniciativas da CBL que apresentam consistente resultado: a Bienal Internacional do Livro de São Paulo e o Prêmio Jabuti. Este, criado em 1959, chegou em 2009 à 51ª edição, contemplando 21 categorias e atingindo número recorde de inscrições, com 2.574 obras. Não menos importantes são as ações de divulgação do mercado editorial brasileiro no exterior. Em 2009, com apoio do convênio Brazilian Publishers, firmado pela Apex-Brasil e a CBL, a participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt, a mais importante do mercado editorial do mundo, teve mais visibilidade. No âmbito institucional, neste evento a Câmara firmou significativo acordo com Frankfurter Buchmesse (organizadora da Feira de Frankfurt) que visa à realização de atividades centradas no desenvolvimento da cadeia produtiva do livro no Brasil.
São prioritários, ainda, programas capazes de facilitar o acesso ao livro pelas crianças e jovens matriculados na rede pública de ensino. Nesse sentido, além da ampliação das ações federais (como o Programa Nacional do Livro Didático — PNLD e Programa Nacional Biblioteca da Escola), são necessárias mais iniciativas conjuntas entre União, estados e municípios e a iniciativa privada. Exemplo bem-sucedido da viabilidade desse objetivo é o projeto Minha Biblioteca, iniciado em 2007 na cidade de São Paulo, com forte apoio e participação da CBL.
Há, portanto, boas razões para se comemorar o Dia Nacional do Livro neste 29 de outubro. Porém, ainda é imenso o desafio relativo à meta de converter o Brasil num país de leitores e, portanto, mais desenvolvido, livre e justo! Como “a vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal” (Machado de Assis), é preciso reiterar a cada manhã o compromisso de outorgar a todo brasileiro o direito de repetir a instigante frase de Clarice Lispector: “A palavra é o meu domínio sobre o mundo”.
*Rosely Boschini é presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL).

COLUNA DE QUINTA-FEIRA 29-10

SEGURA, PEÃO!!!
Começando hoje o Nova Esperança Rodeio 2009 -- domingo, com uma estrutura completa de apoio aos organizadores e diversas ações de Marketing, inclusive a criação de um hotsite (www.circuitobavariaderodeio.com.br) com promoções especiais .
“As praças que formam o Circuito Bavaria Clássica de Rodeio foram selecionadas estrategicamente por sua importância de localidade. A região de Nova Esperança tem um perfil de consumidor que vai de encontro com os elementos principais da marca, como alegria, amizade e saber aproveitar as coisas boas da vida”, Riccardo Morici, diretor de Marketing.
**
Hoje, na abertura, tem concurso da Rainha com um grupo de belezocas concorrendo, entre elas as que enfeitam a Coluna ; apresentação de Gene FireBall, Fred&Inácio e Orquestra de Violeiros de Munhoz de Mello. Durante os quatro dias de festa tem música pra todos os gostos, de Jair SuperCap a Ney&Anderson.
Os rodeios seguidos de shows começam às 20h30. Agradecemos convite-credeciamento..
fotos: Divulgação








ELES SÃO NOTICIA
1- Luiz Alberto Araújo, professor-doutor de Direito Internacional e Membro do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (Rio de Janeiro) fala sobre 'A Diplomacia Brasileira e a situação em Honduras', logo mais às 20, na séde a OAB-Maringá, a convite da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg/Maringá). Aberto ao público.
2- Demilson José da Silva e Enilton Cavalcanti, piano e canto, apresentam-se no Teatro Luzamor, às 21, no projeto Convite à Música. Entrada franca.
3- Francisco José Batista de Albuquerque, pesquisador do CNPq e consultor da Secretaria de Estudos da Diversidade- Ministério da Educação fala sobre desenvolvimento rural, no auditório da Incubadora Tecnológica-UEM.
**
4- Hoje, às 23 horas, na TVMaringá- Band, tem reprise do programa Saúde Hoje, exibido no último sábado. Doutor Nelson Maimone entrevista o ortopedista Túlio César Xavier Ravelli; o hematologista Francismar Prestes Leal; a oftalmologista Fabiana Geraldi Oliveira; e o otorrino Ângelo César D´Urso Panerari.



CÓDIGO
O XX Congresso Brasileiro de Magistrados começa hoje em São Paulo. Do Paraná batem ponto a juíza Morgana Richa, do Conselho Nacional de Justiça, uma das palestrantes substituindo ao Secretário de Justiça da Espanha, Juan Carlos Campo Moreno; e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná,
Miguel Kfouri Neto.



MININOTAS
*As fotos com nomes trocados publicadas em minha coluna no Jornal do Povo de Maringá são de responsabilidade do diagramador. Não desta colunista.
Não só troca nomes, como corta notas, sem autorização.
**
*Roberta Raposo está de aniversário.
*Ana Maria Ferraz estica o feriadão até Passo Fundo.
* Gerson Carlos da Silva, presidente da Rede Imóveis de Curitiba aterrissa no Encontro Nacional para Inovação na Construção Civil, no Centro Araucária.
**
Será divulgado hoje os vencedores do Prêmio Fundacim de Jornalismo. Quando também será entregue a premiação.



DIA NACIONAL DO LIVRO
'Semana Nacional do Livro e da Biblioteca', então caro leitor, devolva os que pegou emprestado e que por um motivo ou outro não devolveu às Bibliotecas Públicas Municipais de Maringá. A Semana do Perdão termina hoje com os usuários podendo devolver os livros sem multa e com
recuperação do crédito nas bibliotecas.
******

28 outubro 2009

DIRETO DE ROMA...

Hoje, quarta-feira, depois de longa espera na Praça de São Pedro, que estava lotada, os 46 integrantes do Coral Infanto-juvenil Arquidiocesano de Maringá cantou 8 músicas para o Papa Bento XVI e a multidão que acompanhou a catequese, no Vaticano.

Assim que o cerimonial citou o nome do grupo de Maringá, as vozes brasileiras começaram a ser ouvidas por todos. A primeira música que tomou conta da praça foi Aquarela do Brasil. Na tradicional catequese, nem sempre há espaço oficial para apresentações de grupos musicais. No entanto, é costume que os grupos que acompanham o Papa neste dia façam o possível para ser notados pelo Santo Padre. Foi o que aconteceu.

Assim que um jornalista da Rádio Vaticana entrevistou o assessor do coral, padre Orivaldo Robles, e pediu para o coro cantar uma música, o grupo, que estava um tanto distante do palco central em que o Papa fica, foi chamado para uma área especial logo abaixo do grande altar montado na Praça São Pedro. A emoção tomou conta de todos. De acordo com padre Orivaldo “O jornalista se encantou com a qualidade e a simpatia do coral e por isso deu uma forcinha para a gente entrar”.

A regente Denise Pimentel, após muitas lágrimas, agradeceu a Deus e chamou os coralistas para rezar o Pai Nosso no meio da multidão, como forma de agradecimento. Além de Aquarela do Brasil, Bento XVI ouviu Ave Maria, de Vila Lobos; Festival Sanctus; Segura na mão de Deus; Cantando; Romaria; Cerf Volant (Les Avions) e Carnavalito Quebradeño.

Durante a catequese, assim que se pronunciou em língua portuguesa, o Papa citou o coral de Maringá e agradeceu a presença dos brasileiros. Por articulação da Irmã Tereza Nunes, brasileira que mora em Roma, o coral vai cantar na Basílica de São Pedro, amanhã, quinta-feira, 29.
**
Na terça-feira, 27, o grupo passou o dia em Nettuno, no Santuário Nossa Senhora das Graças e Santa Maria Goretti. Os integrantes da equipe conheceram o local em que ficam os restos mortais da santa que dá nome à paróquia da Arquidiocese de Maringá, onde o coral iniciou as atividades por inspiração do padre Orivaldo Robles. Além do Santuário, eles visitaram a casa em que Maria Goretti foi assassinada. A turnê pela Europa continua com visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Portugal, no sábado.
A equipe da TV 3º Milênio de Maringá que enviou oS cinegrafista Anderson Ferrassa e jornalista Everton Barbosa para fazer um documentário das apresentações, conseguiu autorização especial para ficar numa área reservada, o que garantiu imagens próximas ao altar do Santo Padre.
foto: Divulgação

GRADE

O diretor-executivo do Conselho Municipal de Segurança, Everaldo Belo Moreno estará amanhã, quinta-feira, na Câmara Municipal de Maringá, às 15 horas, para discutir com os vereadores as ações a serem tomadas a fim de impedir a instalação da penitenciária de regime semiaberto.
***
O anúncio da retomada da construção a partir do início do próximo ano foi feito na semana passada pelo governador Roberto Requião. A unidade foi projetada para abrigar 300 detentos que teoricamente durante o dia deverão trabalhar, voltando para a prisão apenas durante o período noturno, para pernoite.
***
Medo e insegurança entre os cidadãos...

REVISTA DIGITAL

Next Mag, publicação digital com foco em entretenimento, comprova sua solidez no mercado e abre um novo endereço, desta vez, em nossa capital, Curitiba. “Estamos muito felizes, pois a partir de agora teremos um espaço ainda maior para receber parceiros, clientes e amigos. Toda a estrutura foi montada para atender a demanda constante do mercado publicitário”, comemora o diretor executivo Gustavo Bernardo.
A revista, em sua sétima edição, registra números bastante positivos com acessos em mais de cem cidades brasileiras, como Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Joinville, Porto Alegre e Belo Horizonte”. Sendo 100% digital, a Next Mag também conquistou leitores de diversas partes do mundo. Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Espanha, Alemanha e Canadá foram alguns países que acessaram a revista. Sucesso!

COLUNA DE QUARTA-FEIRA 29-30

" É muito mais interessante quando os outros descobrem suas boas qualidades sem que você tenha que lhes dizer."



TÁ PERDOADO!
Esta é a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, por isso, as Bibliotecas Públicas Municipais de Maringá promovem até a próxima amanhã, quinta-feira, a Semana do Perdão, com o resgate de livros, revistas e histórias em quadrinhos emprestados e não devolvidos.
Nas as cinco bibliotecas do sistema, 2.455 usuários cadastrados não devolveram os empréstimos, por isso, o "...alerta para que as pessoas percebam que ao não devolverem um livro ou outro material bibliográfico, elas não estão prejudicando a Prefeitura, mas todos os cidadãos de Maringá."
Na devolução o leitor não receberá qualquer suspensão e recuperará seu crédito nas bibliotecas.



BE-A-BÁ
Hoje, tem grande festa de premiação do 5º Concurso de Redação, realizado pela Sociedade Eticamente Responsável (SER), criado há cinco anos, inspirando jovens e adultos, alunos de escolas públicas e particulares de Maringá e região, a refletirem sobre temas como educação fiscal, responsabilidade social, cidadania, ética, entre outros.
Desenvolvido em conjunto com a UEM, Núcleo Regional de Educação de Maringá + Receitas Federal e Estadual de Maringá. Às 9h30 da manhã, no Ginásio de Esportes Valdir Pinheiro – Vila Olímpica.


André Pinheiro made in USA....
foto: Stella Brazil


UMAS & ALGUMAS
* João Carlos Amaral voa em temporada de business até Cuiabá.
* Simone Ribeiro reúne as amigas no sábado para chá de bebê. O fofo Antônio está chegando.
**
Letícia Ventura Zanuto e Larissa Grimaldi Rangel Soares participaram no final-de-semana do Curso de Aperfeiçoamento em Técnicas de Mediação e
Conciliação, da Escola de Magistratura - Maringá



CANTORIA
O Coral Infanto-juvenil da Arquidiocese de Maringá cantou no em Assis , Roma, e hoje solta os trinados no Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Nettuno, terra de Santa Maria Goretti, nome da paróquia maringaense onde o coral iniciou as atividades



FILANTROPIA POLICIAL
A Polícia Federal doou à Casa Lar do Idoso e Centro Dia do Idoso, computadores, câmera fotográfica digital, scanner, aparelho de DVD, impressoras, caixas de som, máquina de datilografia e acessórios.
Segundo o delegado Donizetti Aparecido Tambani, "Os equipamentos foram substituídos e a Polícia Federal decidiu repassar para o uso de alguma entidade.Todos os equipamentos foram revisados e estão em ótimas condições”. Os mais maduros agradecem.


O badalado estilista Julio Cesar está de idade nova e para celebrar a data reúne amigos para um petit comité, em Curitiba. Júlio, responsável por centenas de vestidos desfilados por celebridades da televisão e de personalidades não pára. Em setembro comemorou os 30 anos de sua Maison Julyo Cesar. Mandamos nosso abraço. foto: - Arquivo pessoal


TIM-TIM!
* Quarta-feira e abraços e parabéns para Claúdia Santos e Alatéia Tabata Moraes de Olivastro
* Davi Haggi Ferreira e Fernando Camargo ficam mais experientes.
* Felipe Pessoa recebe --dos muitos amigos na terrinha -- os parabéns via DDD até Curitiba.
* Maria Helena e Jose Manuel Deluca brindam Bodas de Esmeralda , 40´s de casamento. Festa em família



RÉGUA T
Maringá recebe, de hoje até sexta-feira, os participantes do Encontro Nacional para Construção Civil, no Centro de Eventos Araucária.
Batem ponto a secretária Nacional da Habitação, Inês da Silva Magalhães; o jornalista e um dos fundadores da Rádio CBN e apresentador de telejornais da Rede Globo, Sidney Rezende; o diretor CEO da Weinmann, Hansbert Ott ; a arquiteta e urbanista da Caixa Econômica Federal, Celita Fernandes. Entre muitos outros profissionais de peso a níveis nacional e internacional. O Sebrae e o Sinduscon-NOR/PR na coordenação.



BIOÉTICA
Volnei Garrafa, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e coordenador da Cátedra UNESCO da Universidade de Brasília, aterrissa em Maringá para falar sobre A Inclusão Social no Contexto da Bioética, um dos pontos defendidos pelo Brasil na Declaração Universal de Bioética da UNESCO. No Cesumar.
**********

27 outubro 2009

CRUZ, CREDO!

" -Se Jesus fosse presidente, teria que fazer acordo até com Judas..." presidente Lula
**
Que o presidente fez e faz acordo até com o 'sarnento' pelo poder é público e notório. Agora, quanto aos Judas, são os que mais temos, traidores de seus leitores, com os interesses particulares sempre à frente, useiros e vezeiros de mutretas escondidas debaixo dos tapetes
.

COLUNA DE TERÇA-FEIRA 27-10

"Não agache usando esporas."



- Bailarinas da Academia Marcia Angeli se preparam para o espetáculo 'Pedacinho do Céu' apresentando a coreografia 'Café e Camponesas. Dias 19 a 22 de novembro, no Teatro Calil Haddad. É agendar e aplaudir o show de técnica e beleza
Foto: Arquivo pessoal



AGENDA DA TERÇA
*- O grupo de dança Cia Silvia Martineli – 'Asas de Isis' apresenta-se no Teatro Reviver, às 20h30. Entrada franca
-* Rafael Vanucci, Mely Ramalho, Mara
Santos e Ricardo Igarashi, quarteto amigo, convidando para uma super festa de aniversário conjunta, hoje, na casa noturna HI-FI, em São Paulo. Abraço aos festeiros.
**
Júlio César Damasceno é o coordenador do Programa Integrado de Ação Social (Proação UEM), que será lançado hoje, com o objetivo de agilizar e integrar as ações sociais, educativas, psicossocial e de saúde na comunidade universitária.



NUMERADAS
1- A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg/Maringá) e a OAB convidam os interessados para a palestra 'A Diplomacia Brasileira e a Situação em Honduras' pelo professor de Direito Internacional, Luiz Alberto Araújo, nesta quinta-feira, na sede da OAB-Maringá, às 20. Entrada franca.
2- O 6º Encontro de Produção Científica será aberto hoje no Auditório Dona Etelvina com palestra do superintendente da Funadesp - Fundação Nacional de Desenvolvimento de Ensino Superior Particular, Sérgio Missiagia.
3- Será em Londrina, dia 6 de novembro, a reunião do grupo de trabalho que estuda a reativação do trem regional de passageiros ligando Londrina-Maringá, ou seja, o Trem Pé-Vermelho. Representantes
dos governos Federal, Estadual e Municipal + profissionais de áreas ligadas se encontram no auditório do Hotel Crystal Palace.



Acadêmicos de Moda do Cesumar conquistaram os três primeiros lugares do concurso FIEP Criando Moda ficando com o prêmio Destaque. O tema deste ano foi 'África -Inspirações'.
**
Bruna Anadão de Almeida, 1º lugar fez uma apresentação performática com o tema 'Vida da terra' ; Rafael Yudi Faria Yaedú, segundo classificado mostrou o 'Encontro com Oyá' , inspirado no misticismo e crenças africanas; e Édison José da Silva levou o terceiro lugar com "Máscaras Áfricas". O reitor Wilson Mattos conferiu a noite de apresentação e premiação.
foto: Divulgação


MININOTAS
* Juliana de Jesus brinda o níver.
-
Lúcia e Manuel Carlos Rezende retornam do tour pela Europa.
* David Carneiro e filho Christian seguem para Manaus. Business.
- Marcelo Santana Filho recebe a moçada para comemorar o níver. Churrascada e cervejota.



INTERNET MUSICAL
Nesta semana o Google traz novidades: os usuários poderão comprar músicas ou ouvi-las de graça, em sua página principal. Quatro grandes gravadoras - Warner Music, EMI, Sony Music Entertainment e Universal Music - licenciaram seus catálogos para a iniciativa. Muitas gravadoras independentes também deverão participar. As músicas oferecidas estarão no one box, no topo da página de resultados de busca.
**
E falando em música, o maestro Alessandro Sangiorgi, da Orquestra Sinfônica do Paraná, regeu no sábado, a Orquestra do Teatro dell’Opera de Roma, na estréia do balé La Sylphide. Aplausos pra ele!

26 outubro 2009

E O PRÊMIO VAI PARA...

No próximo dia 10, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, será anunciado os vencedores do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário, iniciativa pela qual a empresa estimula o desenvolvimento do design nacional.
Para apresentar o evento ninguém menos que Rafael Cortez, integrante do programa CQC, numa fina sintonia com o espírito do prêmio.
Caberá ao novo talento da televisão a tarefa de anunciar os novos talentos do design, escolhidos a dedo por uma comissão julgadora, formada por destacados profissionais do mercado, que avaliou os trabalhos que melhor expressam o tema ‘Descansar’.
Os empresários Régis e Ghislaine Dubrule, de anfitriões, premiam os primeiros colocados e recebem convidados em coquetel.

25 outubro 2009

COLUNA DE DOMINGO

"Se você emprestar 10 reais e nunca mais ver esta pessoa de novo, provavelmente era só isso que ela valia!



Bruno D´Áurea furquim e Flávia Curi Grascarelli num momento lindo do casamentro. O jovem casal está em doce lua-de-mel pelo Taiti.
foto: Arquivo pessoal



HUUUMMMMM!!!!
Hoje, é o Dia Mundail do Macarrão. SDó pra saber, exitem mais de 500 tipos do saboroso com o Brasil sendo o terceiro produtor mundial, perdendo apenas para Itália e Estados Unidos.
Bom, domingo e um deliciosa macarronada para comemorar.



VITROLAS
1-O velejador Lars Grael, bi-campeão olímpico e daz vezes campeão brasileiro, aterrissa em Maringá no próximo dia 3 de novembro para falar sobre "Superação!"
2- Marlene Parisi disserta sobre as Tendências do Inverno 2010 em workshop no Sindvest, no próximo sábado.
3- Volnei Garrafa , presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, professor titular e coordenador da Cátedra UNESCO da Universidade de Brasília, aterrissa em Maringá na quarta-feira para palestrar no Encontro de Produção Cientifica Cesumar.


Maria e Ricardo Marchioro num gosto que me enrosco.
foto: Stella Brazil



PARABÉNS PRA VOCÊS
*Ana Júlia Mesquita comemora os belos 20´s reunindo a moçada amiga na chácara dos pais tereza e Luis Celso. Um dia de comemoração. Nosso abraço.
*Doutor Ari Chiva Roncaglia e Mauro Santos Jorge ficam mais maduros, amanhã.
*A belezoca Amanda Moreira ganha abraços, presentes e parabéns peli níver, na segundona.
*Vera e Sérgio Piva brindam mais um ano de casamento.



MININOTAS
* Fabiana albuquerque de passaporte carimbado para mini temporada de New york.
*Ana Helena e João Renato Faria vão ser papais. Encomendaram o prmeiro bebê.
*Luiza de Lima Bastos passa o final-de-semana na Pousada Tamambarú, em Pirenópolis, Goiás, junto aos pais Dulce e aloysio que brindam os 60 anos de casamento.
*Marcelo de Lima Bastos também está por lá ao lado dos pais.






Dia Nacional de Juventude
Em Maringá tem Missa, apresentações culturais e shows. O arcebispo dom Anuar Battisti lança uma carta redigida aos jovens abordando temas como sentido da vida, as dimensões da pessoa humana, afetividiade, sexualidade, etc&tal.
Na conclusão o arcebispo faz um convite pra que os joven respondam a carta, por e-mail ou endereçoi postal. A distribuição será durante Missa campal, às 16 horas, na praça da Igreja São José - Vila Operária .
***********

24 outubro 2009

"CHOVE, CHUVA,CHOVE SEM PARAR..."

Tarde de sábado quente e ensolarada. De repente... anoitece.
fotos: Carmen Ribeiro

BIRTHDAY FRIENDS


"Os quatro amigos renomados e conhecidos na mídia pela competência e profissionalismo nos seus dotes artísticos,jornalísticos e empresariais , que para muitos são inesquecíveis, resolveram dividir a felicidade de mais um ano de vida com seus amigos e colaboradores em um lugar aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado tal qual a Casa Noturna HI-FI, onde são realizados vários eventos como Lançamentos de Revistas, Desfiles de Moda e aniversários de vários famosos.
Como sempre eles não pensam somente neles, e resolveram presentear os seus convidados com um grande show de uma dupla de sertanejo universitário e um ótimo grupo de samba de mesa, sem contar com a participação de vários cantores famosos,e o restante da programação da noite vai ficar por conta de vários Djs convidados."
Agradecemos

COLUNA DE SÁBADO 24-10

''Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez''.
Chico Xavier
CUPIDO * Patrícia Cristina Bulemark e Paulo Francisco Nogueira Filho casam neste sábado. * Verônica Garcia Gilavert e Diuliano Sergio Fernandes dizem o "sim, aceito". * Marli e José Álvaro penha comemoram 15´s de casório, em família.
O bonitão e global Eriberto Leão estará na passarela de empresa atacadista, em Cianorte, nesta segunda-feira. Vai faltar espaço... foto: divulgação

AGENDA CULTURAL 
* O Joelho de Claire, filme francês de Eric Rohmer é o cartaz do Projeto um Outro Olhar, 20, entrada franca, no Auditório Helio. Censura 16 anos.
* Templos e tempo”, dirigido por Beth Moro, é o espetáculo de dança no Teatro Calil Haddad, às 20h30; amanhã, às 19h30 ** * A sessão Psicocine, às 14, exibe o filme
Alguém para dividir os sonhos, com Matt Dillon e Danny Glover Em seguida tem debate com as psicólogas Cristina Di Benedeto e Rosemary Parras Menegatti. Na sede da entidade, à av. Mauá, 2109. Os profissionais convidados
Estão em doce lua-de-mel Caroline e Rodrigo Dolfini. Depois do sim, a linda e animada festa foi no Haddock com um delicioso jantar e ambiente requintado. foto:Pity Marchese

POCOTÓ Seis cavaleiros da Escola de Equitação da Sociedade Rural de Maringá participam, hoje e amanhã, da 2ª Etapa do Circuito Costa Oeste do Cavalo de Trabalho, em Campo Mourão. Nas categorias baliza e tambor. Entre eles, Diogo Boeira. HAJA FÔLEGO! A turma animada da UEM comanda a Virada do Amor: Alta Fidelidade ao Velho Rock an Roll,com 12 horas de shows. São oito bandas de rock de Maringá e região chacoalhando, com atividades a partir das 16 horas, na sede campestre da ADUEM. A banda Velhas Virgens, que comemora este ano 21 anos de carreira, como atração principal.
**
As bandas: Bandidos Molhados, Tiny Cables Ink, José Ferreira e Seus Amigos, Hospital Doors, VI Geração da Família Palim, Betty by Alone e A Inimitável Fábrica de Jipes se apresentam. Informações :- 3261-4205.
Vovó Maria Helena Ruggéri Chiuchetta com o fofo Rafael, um colorado como vovô Oscar Chiuchetta. Traduzindo,um fanático pelo Sport Club Internacional de Porto Alegre. foto: Arquivo pessoal
PARABÉNS * Cristina Gongora brinda o níver. * Ontem, Irma Badotti Ferreira comemorou o níver reunindo as amigas em noite de reencontros, abraços e quitutes. * Jose Pacheco Palácios fica um ano mais maduro. MININOTAS . * Leandro Cézar Teixeira e Valdomiro Tormen, engenheiros agrônomos encerram o Congresso de Agronomia com o mini curso sobre manejo de pragas. Depois tem confraternização. No Araucária. * Marcela e Luis Frederico Martin curtem final-de- *****

23 outubro 2009

TELÃO

A cerimônia de abertura oficial da 33ª Mostra Internacional de Cinema realizada ontem, 22, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, foi com a exibição do filme 'À Procura de Eric', de Ken Loach.
Depois, mais de mil pessoas agitaram a festa realizada na famosa casa noturna The Week.
A MIC começa hoje, sexta-feira,
(
www.mostra.org) e prossegue até 5 de novembro. Mais de 400 filmes serão exibidos em 25 salas da cidade, um total de 1.452 sessões.
fotos: Patricia Cecatti
Vanessa da Mata
Alessandra Negrini
André Moraes e Tina Kara
Lenine
Marina Person
Os drinques ficaram por conta da Sagatiba, que ofereceu as tradicionais caipirinhas, a dose de Sagatiba Velha com morango e açúcar de pimenta e alguns easy drinks, como o Sagacitrus, uma mistura de Sagatiba com citrus.

No comando das pick-ups passaram os DJs Tutu Moraes, Donatinho, Marcos Guzman e Zé Pedro (foto).

LEI & JUSTIÇA

A juíza paranaense Morgana Richa, do Conselho Nacional de Justiça, será uma das palestrantes no XX Congresso Brasileiro de Magistrados, abordando a 'Autonomia e Gestão do Judiciário', em substituição ao Secretário de Justiça da Espanha, Juan Carlos Campo Moreno, que não poderá comparecer no evento, marcado para 29-31 de outubro, em São Paulo.
Morgana, vice-presidente para Assuntos Culturais da AMB, presidiu a Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná (Amatra IX) por dois mandatos consecutivos.
Em 2008, foi laureada pelo TST com a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho.
foto-fonte: AMB

ÔBA!...MA

A multinacional sueca Cultural Care, líder mundial na comercialização do programa de intercâmbio Au Pair, faz palestras gratuitas em Londrina sobre trabalho remunerado nos Estados Unidos, a partir de amanhã, sábado, até o dia 31 de outubro.
Serão euniões informativas com apresentação do programa Au Pair, destinado aos jovens entre 18 - 26 anos, com interesse em estudar nos Estados Unidos e cuidar de crianças de uma família norte-americana por período determinado.
Para participar é necessário ter segundo grau completo, nível intermediário de inglês, carteira de habilitação e no mínimo 200 horas de experiência comprovada com crianças.
Interessados devem confirmar presença no fone 0800.707.9353 ou e-mail heloisa.chaves@culturalcare.com.
Mais informações no site www.culturalcare.com.br.

VIAGENS

A presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau (Curitiba CVB) Sueli Gulin Calabrese, bateu ponto na abertura do 37° salão da ABAV Nacional, Rio de Janeiro, e acertou detalhes com o presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira, para realização de um encontro com mantenedores em em nossa capital.
Sueli foi convidada aparticipar do II Encontro Latino-Americano de Convention Bureaux, em Belo Horizonte, em dezembro próximo. Certamente estará lá!

COLUNA DE SEXTA-FEIRA 23-10

"Os mais nocivos mentirosos são os que resvalam na orla da verdade.”
J. L. Hare



O grupo Plantão Musical, formado por médicos, apresenta o espetáculo anual, inspirado no Rei Roberto Carlos. Hoje e amanhã, no Teatro Marista, com o convite a R$10,00
**
Estarão no palco Adriana Albuquerque Nicolau, André Luis B. Trotta, Ana Cléia de Mendonça, Anna Rose Koga, Benedito Carlos Tel , Celso Barreto, Egle Leão, Gilson Denis Volpe, José Francisco da Silveira, Marcia Balbina Lorenzo Hoyos, Maria Teresa Coimbra, Paulo Roberto Donadio, Robson José Souza, Rudmar Rios e Sidney Senhorini Jr.
**
Ano passado o homenageado foi Chico Buarque de Holanda com o show 'Chico Operário'. As fotos relembram .
fotos: SMM



BODAS DE DIAMANTE
O casal Dulce Perin e Aloysio de Lima Bastos comemora as Bodas de Diamante, sessenta anos de casamento, hoje, reunindo os familiares em Pirenópolis, Goiás.
O final-de-semana será na Pousada Tamanbarú, do filho Marcelo Bastos.
**
Ana Beatriz Guimarães - Guilherme de Lima Bastos e filhos Gabriel e Mariana levam seu abraço. Dorinha Bianchinni da Rocha vai de carona.



PASSARELA
Hoje, tem desfile final do Concurso FIEP Criando Moda. Entre os classificados os maringaenses Bárbara de Moraes Silva, Bruna Anadão de Almeida, Edison Jose da Silva, Fernanda Tiemi Tanaka, Gabriela Capellini Saad e Rafael Yudi Faria



A 12ª edição do Teleton 2009, hoje e amanhã, com Silvio Santos fazendo a abertura da grande festa e passando o comando para a madrinha do evento Hebe Camargo, começa às 23 horas. Amanhã, no encerramento cantam Daniel, Claudia Leite e a dupla sertaneja Victor e Léo. Agradecemos convite credenciamento.
**
Subirão ao palco, entre muitos famosos:- Adriane Galisteu, Luciana Gimenez, Mauricio Mattar, Milton Neves, Silvio Luis, Helen Ganzarolli, Daniela Mercury, Martinho da Vila, Fernando & Sorocaba, Hugo Pena & Gabriel, Jeito Moleque, João Bosco, padre Fabio de Mello, Wanessa.
Para apresentar: Silvio, Hebe, Ratinho , Celso Portiolli, Eliana, Cesar Filho, Helen Ganzarolli, Netinho, Roberto Justus, Isabella Fiorentino, Carlos Alberto de Nóbrega entre muitos.. As outras emissoras também vão colaborar com o evento social: Flavia Scherner (TV Cultura), Ronnie Von (TV Gazeta), Wagner Santisteban e Sarah Oliveira (TV Globo).
Então a partir de hoje às 11 da noite, todos ligados e ajudando


Anote aí
O senador Osmar Dias não assinou a lista para a criação da CPMI mista do Congresso que vai investigar verbas públicas "doadas" ao MST.



MININOTAS
* Nadyr Virmond dá um tempo em Londrina e traz seu abraço à amiga Irma Ferreira.
*
Tetê e Luis Provisiero pegam o caminho de Camboriú onde ficam até o início de dezembro curtindo marolas e apê da família.
*
Suely e Zeca Marquez de malas prontas para mini temporada na Europa.
* Doutor Alfredo Zepeda Wills, de Londrina, é o palestrante convidado da XXIV Jornada Maringaense de Pediatria hoje e amanhã, no auditório da Sociedade Médica de Maringá.
********

22 outubro 2009

AO SOM DO ROCK AND ROLL

Os Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Maringá , Gestão Chapa Quente o Bonde do Amor e Associação dos Docentes promovem neste sábado, 24, a Virada do Amor: Alta Fidelidade ao Velho Rock and Roll, com 12 horas de shows.
Oito bandas de rock de Maringá e região se apresentaram, com atividades a partir dass 16 horas, na sede campestre da ADUEM.
A grande sensação da festa será a banda Velhas Virgens, que comemora este ano 21 anos de carreira.
**
Também vão se apresentar as bandas: Bandidos Molhados, Tiny Cables Ink, José Ferreira e Seus Amigos, Hospital Doors, VI Geração da Familia Palim, Betty by Alone e A Inimitável Fábrica de Jipes.
**
Informações pelo telefone 3261-4205