(44) 3222-7836

31 agosto 2010

O Jornal do Brasil, fundado há 119 anos, no Rio de Janeiro, circula hoje com sua última edição impressa.
Crise financeira nos bastidores.
A partir de amanhã, 1º de setembro, o JB terá apenas a versão na Internet.
**
http://jbonline.terra.com.br/
Os pilotos brasileiros estão fazendo bonito na Fórmula 3 Inglesa.

Ontem, segunda-feira, alcançaram duas vitórias em Snetterton.
A primeira, pelas mãos de Gabriel Dias, formando uma dobradinha histórica com Adriano Buzaid.
A segunda, com o próprio Adriano Buzaid (nas fotos).
**
Com os resultados, Buzaid passou a disputar diretamente o terceiro lugar no campeonato com o britânico Oli Webb.
"Além dos meus bons resultados, felizmente contei com a sorte. O Oli Webb (terceiro no campeonato) fez apenas 10 pontos no fim de semana inteiro e por isso a nossa diferença caiu de 43 para oito pontos", comemorou.

fotos: Jakob Ebrey

Notas da terça-feira 31 de agosto

"Se um dia tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: Se escolher o mundo ficará sem amor, mas se você escolher o amor, com ele conquistará o mundo". Albert Einstein



A agropecuarista Cecília Barros Mello Falavigna é destaque em matéria da 12ª edição do Informativo da Sociedade Rural de Maringá, que comemora um ano de publicação.
Cecília faz parte da nova diretoria da SRM.
foto: Ivan Amorin


VÍDEO...DEBATE 
O arquiteto João Vitor Ricciardi Sordi, membro da Academia Euclides as Cunha , formada por arquitetos e engenheiros do Paraná, comanda logo mais às 19 horas, no auditório do CREA Maringá, o Projeto Paralelo, com exibição do vídeo Contos da Resistência.
O filme será seguido de um debate com o público. Aberto a todos os interessados.

 


NOTAS PINK
-* Rosa Maria Voghon Hernández, da Universidade de Havana, fala sobre 'Políticas Sociais e Pobreza em Cuba', amanhã, às 19h30, no Dacese/UEM. Aberto a todos interessados
-* Alayde Ferreira e filha Fernanda circularam pela Paulicéia. Assistiriam show de Lionel Richie.
-* Fabiana Cortêz Martin de malas prontas para voar para Miami.
-* Magda Moreira Preis gastou o solado no domingo, na Maratona de Revezamento. Está em forma!
-* Regina Tissei Ruggéri e Karina Ganem são as aniversariantes da terça.
**
Jane Ashihara, Cíntia Nishimura e Mônica Misawa, trio de afinadas, fazem show no 'Festival Nipo Brasileiro', que começa neste sábado, na Acema.


O 'McDia Feliz', no sábado, "...Foi um sucesso, graças a Deus. O melhor que a Rede Feminina de Combate ao Câncer já teve! ", comemoram Marta Kaiser e Janaina Mantovani, agradecendo à população de Maringá pela participação na campanha coordenada pelo
Instituto Ronald McDonald.



CAVALHEIROS
*- Leomar Montagna , padre, organiza um tour pela Terra Santa, Turquia e Grécia. Interessados podem contatar a Arquidiocese de Maringá
*- Lauri Cesar Bittencourt, um dos organizadores da Maratona de Revezamento 'Vanderlei Cordeiro de Lima - Para de Fumar Correndo', também gastou o solado disparando pelas ruas da cidade.
*- Roberth Marcel Fabris assume cadeira na Academia de Letras de Maringá, em noite festiva, dia 11 de setembro.
*- Ricardo Pulzatto conferiu ao vivo e em cores a Festa do Peão Boiadeiro, em Barretos.



OLHOS ATENTOS
O Seminário Brasileiro de Educação Fiscal e Controle Social, marcado para 13 de setembro, comandado Rede de Controle Social Observatório Social do Brasil , tem na agenda palestras, mesa redonda e debates.
E também posse da nova diretoria da OSB, presidida pelo empresário Ariovaldo Costa Paulo.



COLÍRIOS
A revista "IstoÉ Gente" lança hoje, sua edição especial com destaque para as 50 pessoas mais sexies de 2010.
 O homem mais, digamos, 'gostosón' do ano, é o ator Reynaldo Gianecchini.
A paranaense Graziela Massafera lidera a lista feminina.

30 agosto 2010

VALSANDO
Na noite do último sábado, a belezoca Luisa Padilha Ritzmann comemorou seus 15 anos em grande estilo, no Salão Azul do Clube Curitibano, em nossa capital.
Mais de 400 convidados, entre familiares e amigos curtiram a festa que se estendeu até a madrugada.
De co-anfitriões os pais orgulhosos e sorridentes, Ana Padilha e Sérgio Maranhão Ritzmann .
fotos: Mary Derosso





Tiago Hoisel Ferraz, cartunista baiano, mas morando em São Paulo, venceu o
37º Salão Internacional do Humor de Piracicaba,
levando o 'Grande Prêmio'
e o primeiro lugar na categoria
'Cartum'.
 

Notas da segunda-feira 30-08

"Pois os políticos não amam, nem odeiam."
John Dryden



PRESERVAÇÃO
A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade, e pra comemorar a Universidade Estadual de Maringá inicia agendou a
Semana de Biologia,
 que começa hoje. 
 Na lista de palestrantes o pesquisador Mário Mantovani/ SOS Mata Atlântica, Fernando Oliveira e Luiz Cláudio Mayerhofer, pesquisadores do projeto Boto Cinza, e Ricardo Campos da Paz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros.



**-**
Lígia Egoroff Galli e Mariângela Galli Rocha ficam mais charmosas. Parabéns 
**-**



SESC MÚSICA DE CÂMARA
Novo Câmara Trio apresenta-se hoje, segunda-feira, no Auditorio Luzamor, às 20h30, com entrada franca.
No palco o violonista Fabrício Mattos, violoncelista Thomas Juksch, e o flautista Fabrício Ribeiro.

29 agosto 2010

PRESERVAÇÃO

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2010 como o 'Ano Internacional da Biodiversidade', e pra comemorar a Universidade Estadual de Maringá inicia amanhã -- até sexta-feira --, a Semana de Biologia.
**
 Na lista de palestrantes o pesquisador Mário Mantovani/ SOS Mata Atlântica, Fernando Oliveira e Luiz Cláudio Mayerhofer, pesquisadores do projeto Boto Cinza, e Ricardo Campos da Paz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros.



Notas do domingo 29-08


"A fé ri das impossibilidades."



*- Thaíse Bezerra é caloura em Arquitetura e Urbanismo/UEM
-* Rosa Maria Voghon Hernández, da Universidade de Havana, fala sobre 'Políticas Sociais e Pobreza em Cuba', amanhã, às 19h30, no Dacese. Aberto a todos interessados
**
-* Maria Eliana Palma ministra a Oficina de Microcontos, ou, "um exercício coletivo de produção", e comanda bate papo sobre a escritora Raquel de Queiroz, dia 13 de setembro, na Semana Literária, no Sesc/Maringá.
**
Amira Annahas cursa Engenharia de Alimentos, e foi a terceira classificada na categoria 'Ciência e Tecnologia de Alimentos' do "Prêmio Henri Nestlé", que teve premiação foi nesta quinta-feira, em São Paulo, com a presença do presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita. Parabéns!




SOPA DE LETRINHAS
Os consagrados escritores, o gaúcho Moacyr Scliar e o curitibano Cristovão Tezza estarão na Cidade Canção, dia 15 de setembro, participando da 'Semana Literária Sesc Maringá'.
Falarão sobre 'A criação literária e A importância da leitura, sua permanência e transformações', e em seguida tem debate livre com a participação do público. João Bacellar de Siqueira será o mediador.


Heloísa Valente Fressynet brindou o aniversário na terça-feira, em Paris, onde mora com a família, trabalhando na Embaixada do Brasil.
**
Aliás, mamãe Helô está orgulhosa das belas filhotas: Isabel fez 18 anos semana passada, e foi aprovada no vestibular para Direito; enquanto Inês faz estágio na revista L’Express Style (um encarte da revista l’Express que trata da moda) e cursa o segundo ano de Letras Modernas, na Sorbonne.
Dividindo clic com a aniversariante o totó, ou melhor, a 'chien' Moica.
foto: Arquivo pessoal




SEU CUPIDO
Gisele Rosante, filha de Romilda - Valdecir Rosante, e Tadeu Felipe Batistela, filho de Maria Cristina - Claudio, casam dia 3 de novembro, às 19 horas, na Paróquia Nossa Senhora do Guadalupe.
**
A bela Sara Facchini e Oswaldinho Truite Filho , flechados pelo cupido, marcaram o 'sim definitivo' para 16 de abril de 2011.


VIRGINIANOS
-* Guilherme Bastos está de aniversário; Silvio Name recebe os parabéns dos amigos via DDD até Curitiba.
-* Lígia Egoroff Galli e Mariângela Galli Rocha ficam mais charmosas. Parabéns na segunda-feira.
-* Valdemar Planas e Agenário Victor Batista ficam mais maduros, amanhã.
**
Joseida Marques brindou o aniversário na sexta-feira e ganhou um abraço especial do fofo João Pedro. Comemorou em família + poucos e bons amigos



Marcelo Goraieb e Julyana Czezacki curtiram a tarde hípica de família e amigos.
foto:: Carmen Ribeiro


UMAS & ALGUMAS
-* Daniel e Isadora Stapff, irmãos e golfistas foram convocados para o Campeonato Mundial Amador, que acontece em Buenos Aires, em outubro. O Paraná e o único estado a ter dois atletas convocados. Muito bom!
-* Malu Pantarotto - Nelson Maimone circulam pela Escandinávia.
-* Maria de Fátima Carvalho Burse e o filho Gabriel refizeram as energias curtindo o Mabu, em Foz.


ELES SÃO NOTÍCIA
*- John Lambert, David Feehan e Dennis Burn, dos USA, + Elcione Diniz Macedo, do Rio de Janeiro, estarão amanhã em Maringá, como palestrantes- debatedores convidados do 'Simpósio de Administração Compartilhada de Espaços Urbano'.
*- Hugo Angeli Bonemer, aterrissou ontem, no Rio de Janeiro, para os ensaios do musical Hair, que estréia dia 29 de outubro, no palco do Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro. Hugo será o personagem principal, Claude Hooper Bukowski, jovem que se torna hippie durante a Guerra do Vietnã.
*- Antonello e João Henrique , padres, estarão na 'Jornada da Misericórdia com Missa de Cura e Libertação', no Parque de Exposição. A Banda Aliança de Misericórdia faz o show. Ingresso nas Livrarias Paulinas.


GUGU DADÁ
Ana Paula - Alexandre Correia Mattos receberam e-mail de dona cegonha avisando que tem baby a caminho. Vem dividir carinho com a fofa Helena. Vovó Luisa sorrindo.


28 agosto 2010

Notas do sábado 28-08

"Viva de modo a nunca se arrepender se algo que você faça ou diga for publicado pelo mundo afora - mesmo que o que for publicado não seja verdade. "
 Richard Bach


                                    
José Laurindo de Souza Netto, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, tomou posse como membro efetivo do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciário (CNPCP), em reunião do Conselho, em Macapá.
O CNPCP, tem sede em Brasília, e está integrado ao Ministro da Justiça .
Na foto, a vice-presidente do Conselho, Valdirene Daufemback, desembargador José Laurindo de Souza Netto e o presidente do Conselho, Geder Luiz Rocha Gomes
foto: CNPCP



A Orquestra da UEM se apresenta amanhã, domingo, às 11 da matina, na Oficina de Teatro, no câmpus da Universidade, regida pelo maestro Rael Gimenes Toffolo.No repertório, obras de Liszt, Beethoven, Saint-Saëns, Henrique Oswald e Gershwin.
foto: Assessoria Imprensa



VIRGINIANOS 
- A engenheira Rosa Maria Ribeiro brindou o níver, ontem.
-  Antonio Falavigna Primo e Alex Valente ficam um ano mais maduros.
**
*- Ana Francisca será o centro de uma elegante festa de 15 anos, no Buffet Planalto, em Londrina, quando apaga 15 velinhas. De co-anfitriões os pais Rita - Carlos Alberto Feio Ribeiro



 TEATRO INFANTIL
"As Aventuras do Lobo Mau", peça encenada pelo Circo Teatro Sem Lona,  é um mix das histórias infantis Chapéuzinho Vermelho e os Três Porquinhos, dirigda por Pedro Ochôa.
 Hoje e amanhã, Oficina de Teatro da UEM, com os atores Ochôa, Valéria Bonifácio, Marcos Trindade e Mariela Lamberti, no palco. Às quatro da tarde.
Luiza Ritzmann comemora seus 15 anos, com big party no Clube Curitibano.
 De anfitriões os pais Ana Padilha e  Sérgio Maranhão Ritzmann.
Nosso abraço à belezoca.

27 agosto 2010

ÍCAROS
-: Desde ontem o céu maringaense está colorido e movimentado com a final da 12ª edição do
'Campeonato Sul Brasileiro de Balonismo'.
Cerca de 15 pilotos de vários estados flutuam.
 Nos bastidores a Federação Paranaense de Balonismo, presidida pelo piloto maringaense Adriano Perini.

Prossegue até domingo com todas as decolagens e o nigthglow (apresentação noturna) no antigo aeroporto.
 Os pilotos também iluminam os céus da Catedral Basílica, durante às tardes.
A festa oficial de abertura do CSBB será logo mais à noite, no Bartolomeu Acústico Bar, com o show Alliandro Acústico + a dupla Júlio Cézar & Rafael.
                  Fotos: Carmen Ribeiro.
OLÉ!!!
Roseli Maidl El Ghezz dirige as dançarinas do Ballet Regina Mundi, em apresentação amanhã e domingo, no Teatro Calil Haddad, com o espetáculo Dança Espanhola.
foto: Divulgação

Notas de sexta-feira 27-08



"Aqui jaz fulano de tal... e a sua superioridade!" 


MARINGÁ BEM REPRESENTADA....
O economista Antonio Godoy venceu o 'XX Prêmio Paraná de Economia', promovido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Primeiro colocado na categoria Economia Pura e Aplicada; Já a economista Valéria Martins Pugeti, levou o 3º lugar na categoria Economia Paranaense.
A dupla foi orientada pelo professor Neio Lúcio Peres Gualda.
A premiação será hoje, na Unioeste



UMAS &ALGUMAS
*- Rosa Margarida de Carvalho Rocha, pedagoga, especialista em Didática e Estudos Africanos e Afro-Brasileiros é a palestrante do Seminário de Mulheres Negras, Auditório Hélio Moreira /Paço Municipal.
Aberto ao público.
*- Samantha - Reginaldo Bastos esticam até Bauru. Casamento em família.
*- Laís Buzzo está em Curitiba conferindo Congresso Internacional de Pediatria.





GOSTOSURAS
A Praça Raposo Tavares esta movimentada e apetitosa com a Feira Regional da Agroindústria e Artesanato recheada de barracas da agroindústria com delícias como embutidos, conservas, doces caseiros, mel, sucos, vinhos, biscoitos, queijos e licores, além de artesanato.
 Coordenando, a Associação Regional da Agroindústria.
Até domingo, das 9 às 19horas.



CANTAROLANDO
*- O Festival da Índia de Maringá' começa hoje, com o tema Ragamala: Canções e Histórias da Índia, tendo como palestrantes convidados Patita Pavana Dasa e Adriano Michalovics. No roteiro música com instrumentos típicos. Aberto à comunidade no campi da UEM.
*- Paulinho Schoffen se apresenta, amanhã, sábado, em voz e violão (MPB) na Zapp One, às 21.
*- Os bonitinhos da banda Restart, fenômenos da música jovem faz show em Maringá. Hoje, no Clube Olímpico.
**
A Orquestra UEM sobe ao palco da Oficina de Teatro, no câmpus sede da universidade, domingo, às 11 horas, com um belo repertório: Liszt, Beethoven, Saint-Saëns, Henrique Oswald e Gershwin.
Formada universitários comunidade externa, a orquestra é regida pelo maestro Rael Gimenes Toffolo.

26 agosto 2010

O UOL transmite com exclusividade na madrugada desta sexta-feira,27,
 o show do cantor Luan Santana no Villa Country,
 em São Paulo, a partir da 0h30.

Notas quinta-feira dia 26-08

"Uma boa frase cria a sua verdade. É por isso que os políticos escolhem meticulosamente os seus slogans para criarem a deles."
Vergílio Ferreira



McDia Feliz 2010  

Mais de 100 instituições apoiadas em todo o país. Mais de R$ 100 milhões arrecadados e destinados a projetos desde 1988. Esperança e uma melhor qualidade de vida para 30 mil crianças, adolescentes e familiares anualmente. Trinta mil voluntários mobilizados só no último ano. Os números são do McDia Feliz, maior campanha em prol do combate ao câncer infanto-juvenil no Brasil, que chega à sua 22ª edição.

**
Em Maringá, a entidade indicada é a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Você pode comprar o tíquete do antecipado pelo fone: (44) -3901-1788



ESPELHO 
Mostre a Cara 2010, promovido pelo Clube de Criação do Paraná, voltado aos estudantes de Comunicação, Artes Visuais, Design e áreas afins de todo Estado, nos moldes do Young Lions, em que os grupos de criação recebem um briefing surpresa e devem criar uma campanha, recebe inscrições até 10 de setembro: www.ccpr.org.br .
 Informações:ccpr@ccpr.org.br .



**-**
O empresário Massao Tsukada fica um ano maduro.
**-**


ÍNDIA
O Ragamala: Canções e Histórias da Índia, leia-se 'I Festival da Índia de Maringá',  coordenado pelos professores curitibanos Patita Pavana Dasa, especialista em ragas, e Adriano Michalovics, sitarista, acontece hoje.
Na agenda palestra, narração de histórias e apresentação musical com instrumentos típicos da música indiana.
A apresentação será no campi da UEM, aberta à toda comunidade.

25 agosto 2010

Política sem atos secretos
"Já faz mais de uma década que no estado do Paraná a população sofre com os mandos e desmandos a respeito das altas taxas cobradas nos pedágios. Nenhuma ação até agora demonstrou a verdade dos fatos. Promessas, retóricas e bravatas têm sido a tônica de “politiqueiros” que prometem, ameaçam e nada fazem. São cúmplices da sacanagem porque escondem da opinião pública a verdadeira face da concessão das praças de pedágio. Às vezes um maluco fura o bloqueio para despertar a esperança de alguns, mas não passa de simples encenação. É cúmplice também. O que é preciso fazer, ou melhor, trazer a tona, é a redação dos respectivos contratos, além dos nomes de verdadeiros proprietários e seus sócios nas diferentes praças concedidas. Quem se beneficia dos altíssimos lucros arrecadados com as cruéis cobranças? Quais foram às condições de assinatura desses documentos? Quais deputados estaduais participaram desse teatro de enganações? Tudo isto e muito mais precisa ser divulgado. A população do Estado tem o direito de saber quem são os mentores intelectuais e os participantes desse consórcio hereditário que sangra e não estanca. Imaginem o quanto isso representa no aumento e nos custos das mercadorias transportadas pelos caminhoneiros; pelos produtores rurais; pelos viajantes e pelos profissionais liberais? Muitos paranaenses acabam desistindo das viagens de lazer e visitas aos parentes por causa da taxas. As famílias que perderam seus familiares nos acidentes, pela péssima qualidade das estradas, deveriam resgatar indenizações do Estado para que o Governo aprendesse a fazer sua lição de casa. Em outro aspecto, ainda há muita informação escondida nas trevas de gabinetes: Quais as condições de investimentos com as arrecadações? Onde está a lista de benfeitorias? Quais eram as melhorias acordadas à época? Está na hora de se divulgar, por meio da imprensa escrita e digital, toda a redação desses contratos que ludibriam a boa fé de quem paga, desafiam os intelectuais do nosso judiciário e fazem muitos governantes prometerem a alma e não conseguir se desgrudar do diabo. O Paraná como estado de vanguarda em muitas conquistas precisa evitar que alguns pseudogestores sobrevivam de política com atos secretos. Esta situação do pedágio no Paraná ganhou a imprensa mundial, não pelas vidas salvas nos acidentes pelos socorristas, mas pela forma surpreendente de um casamento sem possibilidade de divórcio. Situação de humilhação que exige pagamento à vista e somente em dinheiro. Etapa escura da história paranaense que permitiu o prolongamento dessa vexatória novela sem fim, atingindo a dignidade de quem deveria ter assegurado, pr Lei, seu direito de ir e vir. Memória viva e lembrança fresca serão fundamentais para que possamos “dar nome aos bois e as piranhas”. Já passou da hora de termos política sem atos secretos."
Wilmar Marçal
 professor universitário e ex-reitor da
Universidade Estadual de Londrina- UEL.

Notas da quarta-feira 25-08


"MÃO SANTA"
Oscar Schmidt,  colecionador de títulos e recordes do esporte mundial, está em Maringá para palestrar sobre 'Conquistando o Sucesso' , convidado pelo Sindvest-Projeto Alta Performance



AGENDA CULTURAL
Projeto Dança na Praça:- Em comemoração aos 120 anos da imigração ucraniana, o grupo de danças típicas, Verkovena, se apresenta às 19, na Travessa Jorge Amado, ao lado do Estádio Willie Davids
Convite à Dança.:-Apresentação do Grupo Asas de Isis, dança do ventre, às 20H30 no Teatro Reviver. Entrada Franca



***
"...É arrepiante ver a mentira com 80% de Ibope..."
 Arnaldo Jabor.

***



TÚNEL DO TEMPO
 Kenji Ueta , Lauro Moreira e Francisco Dias Rocamora.
O trio se encontrou, colocou a prosa em dia, relembrou os bons tempos e posou


*- Kenji, ou seu Paulo, primeiro fotógrafo e fundador da primeira empresa de fotografia da Cidade Canção, Foto Maringá;

*- Lauro, de tradicional família ligada à agricultura, é ex-diretor dos Laticínios Maringá e da Cocamar. Seu pai, Napoleão Moreira da Silva, foi eleito vereador na formação da primeira Câmara Municipal de Maringá.

*- Francisco, técnico responsável pela montagem e manutenção da primeira rádio maringaense, Rádio Cultura AM, foi quem, em 15 de junho de 1951, colocou as primeiras palavras no ar: “Senhores, senhora, esta é a ZYS-23, Radio Cultura de Maringá, em 1.520 kHz, inaugurando suas atividades..."
foto: Ueta



NOTAS PINK
Alcídia Nogueira de Lima Esteves recebe  abraços e carinho pelo níver.
Mariângela Freitas Canava voa para New York.
Guta Abro comemorou níver onte, recebendo a famíla, em jantat. 

24 agosto 2010

A estreia da matinê do Restart, “Happy Rock Sunday”, no Rio de Janeiro, domingo último, 22, não poderia ter sido melhor. Casa lotada, fãs cantando todos os sucessos e a banda brilhando no palco, melhorando a performance a cada apresentação.


A ocasião especial foi escolhida para uma surpresa: o primeiro Disco de Ouro da carreira pelas mais de 50 mil cópias vendidas do álbum “Restart”, entregue pelos empresários do grupo, Marcos Maynard e Guto Campos, e pelo diretor da Radar Records, Raul Jr.
A nova domingueira “Happy Rock Sunday” no Rio já tem data marcada: 10 de outubro, e em São Paulo, 24 de outubro, no HSBC Brasil.
Depois, Brasil afora!
fotos: Bruna Ferrari
COPEL DAY
O governador do Paraná, Orlando Pessuti, reafirmou nesta segunda-feira (dia 23), a investidores norte-americanos, durante as homenagens prestadas pela Bolsa de Valores de New York à Copel, o propósito de consolidar a presença da Companhia dentro do cenário energético brasileiro, fortalecendo-a com expansão dos negócios para que continue atuando no crescimento do Estado.
**
“A Copel é um vigoroso, possante e eficaz agente indutor do desenvolvimento econômico e social do Paraná que está retomando sua vocação de empresa atuante e de vanguarda".
**
O governador Orlando Pessuti, o presidente da Copel, Ronald Ravedutti, e o chefe da Casa Civil Rafael Iatauro, marcaram presenças.
Fotos:  Ben Hider/NYSE Euronext
HIPÓCRATES
A Universidade Estadual de Maringá/UEM abre 20 vagas nos Programas de Residência Médica/Departamento de Medicina, nas especialidades:
Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina Intensiva Pediatria, Psicoterapia e Reumatologia. Os três últimos exigem, como pré-requisito, a residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) respectivamente, em Pediatria, Psiquiatria e Reumatologia. Inscrições de 1º a 29 de outubro pelo site www.dmd.uem.br.
**
Interessados devem baixar o boleto pelo site www.dcf.uem.br, em Formulário GRUEM, código 39. Os candidatos serão selecionados através provas objetiva e prática + análise de currículo. Informações: sec-dmd@uem.br.
Yuri Pingo, paulista, mas maringaense 'por opção', professor de piano e música de câmara da Universidade Estadual de Maringá, apresentou-se em Recital no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, na última sexta-feira, como convidado da programação do Festival Chopin/Schumann 200 Anos.
Foi o único instrumentista a se apresentar sozinho, com obras dos dois compositores homenageados.
 Yuri também faz mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aluno do renomado professor doutor Ney Fialkow.

E nesta quinta-feira, 26, no Teatro Luzamor, Yuri e Felipe Oliveira (canto) apresentam-se em Duo, às 21 horas. Entrada franca.
foto: Arquivo pessoal

Notas de terça-feira 24-08



"Eu permito a todos ser como quiserem e a mim como devo ser." 
 Chico Xavier 



ESPELHO
Mostre a Cara 2010, promovido pelo Clube de Criação do Paraná, voltado aos estudantes de Comunicação, Artes Visuais, Design e áreas afins de todo Estado, nos moldes do Young Lions, em que os grupos de criação recebem um briefing surpresa e devem criar uma campanha, recebe inscrições até 10 de setembro.
Inscrição gratuita:
www.ccpr.org.br . Informações:ccpr@ccpr.org.br .



NOTAS PINK
-* Beatriz Nogueira é caloura em Direito-UEM. Pais Célia e Agnaldo orgulhosos.
.-* Rosana Monteiro Ferreira está em Curitiba ninando a filhota Adriana que estuda na capital.
-* Ana Suely Moreira passa a semana em São Paulo. Business.
-* Cristina Maraschi vai ser mamãe. Dona cegonha mandou e-mail. Papai Roberto todo pimpão.
-* Rosa Maria Figueiredo ressurge depois de uma bela temporada de USA.

 

CHANTILLY
Monica Ferreira Dantas está de níver 
 Guta Abrão comemora o aniversário em jantar em familia.
**
 Heloisa Valente Fressynet recebe os parabéns via DDI até a Embaixada do BRasil, em Paris




CAVALHEIROS
*- Edinaldo Tebaldi, professor da Bryant University, de Rhode Island/EUA, ministra aula inaugural do recém criado curso de doutorado em Ciências Econômicas, na Universidade Estadual de Maringá-UEM. Fala sobre a crise financeira global e perspectivas de recuperação.



*- Alexandre Bernardo, diretor da ABTE (Alexandre Bernardo Treinamento Empresarial), fala sobre 'Dê o melhor de você', como palestrante do Projeto Alta Performance – A Receita do Sucesso, na Acema.
**
Oscar Schmidt, o "mão santa", colecionador de títulos e recordes do esporte mundial estará amanhã em Maringá para palestrar sobre 'Conquistando o Sucesso' , convidado pelo Sindvest-Projeto Alta Performance.



***
"...É arrepiante ver a mentira com 80% de Ibope..." Arnaldo Jabor.
***


DIVERSAS, PORÉM DISTINTAS
O 'Projeto Convite à Música nos Bairros' apresenta hoje, às 20 horas, a Camerata Luzamor, na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Parque Itaipu. A comunidade convidada, entrada franca.
**
O 'Congresso Missionário Provincial' será neste domingo, com direito a show dos Cantores de Deus.
**
O 'Simpósio de Administração Compartilhada de Espaços Urbano' marcado para a próxima segunda-feira, em Maringá, reunirá o poder público e iniciativa privada para trocar conhecimentos sobre as Áreas de Revitalização Econômica.
 Como palestrantes convidados os experts americanos John Lambert, David Feehan e Dennis Burn + Elcione Diniz Macedo, do Rio de Janeiro.

23 agosto 2010

O Centro Feminino de Cultura apresenta, "uma viagem espiritual através da Música Chopin - Concerto Romântico", com o pianista Julio Enrique Gomez e a poetisa declamadora Roza de Oliveira.
No roteiro Valsa (Opu 69), 5ª Mazurca, Preludis, Três Escocesas, Nortuno, Valsa do Adeus, Polanaise, Fantasia, entre outros clássicos.
**
No Teatro Chloris Casagrande Justen, em Curitiba, às 15 horas. Agradecemos convire.

Notas da segunda-feira 23-08

"O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer o mesmo pecado.
Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo." 
Honoré de Balzac



Josueni Moraes Peixoto e Marlene Ruggeri Buchweitz , num grude total, feito irmãs siamesas, esbanjando sorrisos em noite de festa.
foto: Carmen Ribeiro


COPEL DAY
Hoje, segunda-feira, pregão da Bolsa de Nova York, homenageia a Companhia Paranaense de Eletricidade com o
'Copel Day'.
O governador do Paraná, Orlando Pessutti, voou para a Big Apple para prestigiar o evento, com o presidente do Tribunal de Jus­­­tiça do Paraná, desembargador Celso Rotoli de Macedo, assumindo interinamente o governo do estado.


JUSTIÇA
Adilson Sanches comanda curso telepresencial --de hoje até quarta-feira -- , na OAB-Maringá. Em pauta cálculos de sentença e petição inicial na Justiça do Trabalho. I
nteressados devem se inscrever.



SANDUBA BENEFICENTE  
O McDia Feliz, maior campanha em prol do combate ao câncer infanto-juvenil no Brasil, chega à sua 22ª edição, no próximo sábado.
Em todo país são mais de cem instituições beneficiadas.
**
Em Maringá, a entidade indicada é a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
 Você pode comprar o tíquete do antecipado pelo fone: (44) -3901-1788



 
VIOLA
A 2ª Mostra de Moda Caipira, marcada para o dia 19 de setembro, na Oficina de Teatro da UEM, vai homenagear Tonico e Tinoco, com os grupos e orquestras participantes apresentando músicas da dupla.
Tinoco estará presente e receberá uma placa da Universidade Estadual de Maringá por sua música de raízes.
**
 Paulo Santana e Vinícius, Grupo Som da Viola, Orquestra Municipal Raiz Sertaneja, Grupo Chora Viola e a Orquestra Municipal Eu, a Viola e Deus fazem o show.

**
Também será lançado o projeto Assuntando pelo Rádio, coordenado pelo professor José Ozinaldo Alves de Sena, com destaque para a agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, com transmissão pela Rádio UEM FM.

22 agosto 2010

ESCRACHO TOTAL
Slogan do humorista Tiririca, candidato a deputado federal por São Paulo:
**
 "...Vote em Tiririca, pior do que tá num fica."
ACELERANDO!!!
Hoje, domingo, o Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina recebe os competidores do
 Campeonato Sul e Brasileiro de Fórmula Truck,
com o warn-up às 9 da matina e largada às 13 horas. A FT tem programado desfile de pilotos em cima de seus caminhões, o Truck Test, com voltas nas pistas com convidados e show de acrobacias de moto com Jefão Martins.
A prova terá transmissão direta pela Rede Band de TV, com narração de Téo José.

Só pra lembrar, o piloto maringaense Osvaldo Drugovich Jr. venceu em Londrina em 1997 e 1998, anos em que também foi campeão e bi-campeão brasileiro da Fórmula Truck.
 Campeoníssimo!
foto: GG Editora

Notas do domingo 22-08

"Se a montanha fosse plana você não poderia escalá-la". 


NOTAS PINK
-* Rosana Braga, jornalista, psicóloga e pós-graduada em Educação Sexual, fala sobre Inteligência Emocional, amanhã, às 19h30, convidada pelo 'Projeto Alta Performance – A Receita do Sucesso', no salão social da Acema.
-* Gabriela Borim Vieira é caloura em Arquitetura e Urbanismo/UEM.
-* Ana Lúcia Guimarães comemora o níver em família. A filha Paula Guimarães Albuquerque vem de Londrina, com o presente.
-* Maria Emília Parizotto está no Rio de Janeiro e, amanhã, segundona, estréia nova idade ao lado do filho Maurício, e da mãe Glorinha Parizotto, que moram na Cidade Maravilhosa. Na terça retorna à terrinha e ao batente.
-* Rosangela Medeiros e filha Manoela estão em Fortaleza. Reencontro de família.




Mariângela e Antonio Carlos Azevedo da Rocha despontam na temporada.
foto: Carmen Ribeiro


ELES SÃO NOTÍCIA 
*- Miguel Kfouri Neto, desembargador, fica um ano mais maduro. Parabéns via DDD até Curitiba.
*- Aroldo Murá Haygert, escritor e jornalista, lançou, em noite de autógrafos, em Curitiba, o terceiro volume da coleção Vozes do Paraná – Retratos Paranaenses.
*- Paulinho Queirós Neto e João Paulo Ribeiro assistiram ontem à noite, show de Mariah Carey, na Festa de Peão de Boiadeiro, em Barretos.
**
 

FESTA PARA OS PAIS
O Dia dos Pais será festejado hoje, na Acema, com o Rooso Kurabu (Clube dos Idosos) prestando homenagem a todos os pais Na programação tem apresentação de dança japonesa e concurso de canto. Aberto ao público a partir das 13.

A Sociedade Médica de Maringá também homenageia os pais com almoço, música, lazer para a garotada e bingo. A festança começa às 9 da manhã e prossegue tarde afora



CUPIDO
Lígia Marques da Silva e Gustavo Araújo Vieira casam dia 1 de outubro, às 20 horas, na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Junto aos filhos no altar, Neusa - José da Silva e Beatriz - José Araújo Vieira.


PERNAS PRA QUE TE QUERO....
As ruas da Cidade Maravilhosa servem de cenário para a Meia-Maratona Internacional do Rio de Janeiro. Aqui da Cidade Canção vão gastar o solado Edson Nakamura e José Arnaldo Masson Souza.
***
Já a Corrida dos Garçons de Maringá, às 15 , na Praça da Catedral, tem percurso de 150 metros com uma bandeja e uma garrafa de cerveja + dois copos cheios carregados pelos competidores. O público se diverte com o malabarismo dos garçons e garçonetes, já que este ano as mulheres também participam.

21 agosto 2010


3ª Saturday Night Run - Londrina

A terceira edição da Saturday Night Run, será hoje, em Londrina, com percursos de 4 e 8quilômetros, nas categorias masculino e feminino geral, e por faixa etária.

Para este ano, a mais badalada corrida do Norte do Paraná tem novidades, “Uma das mudanças é a implantação de um projeto para que os atletas tenham mais iluminação e atrações no percurso...Ano passado muitos corredores ficaram de fora, por conta do limite de vagas. Com o apoio da prefeitura, fizemos uma pequena alteração no percurso, para ampliar o número de participantes”, informa a responsável pela organização da prova, Katja Vignard.
**
A arena de concentração terá uma estrutura completa, com profissionais que irão auxiliar os atletas no alongamento e aquecimento; som, iluminação, DJ’s na largada e durante o percurso, estrutura com portais e túneis interativos, lounges com hidratação e alimentação.
foto: Gabriel Teixeira