(44) 3222-7836

15 maio 2015

Filmes árabes em Maringá

Na próxima semana, de 22 a 24, o ‘2º Festival de Cinema Árabe’ exibirá filmes produzidos em países árabes ou ambientados no Oriente Médio. Organizado por Aziza Abu Nejem, secretária de Cultura da Sociedade Beneficente Muçulmana de Maringá, o festival terá três filmes, um a cada noite, sempre às 19h30, com entrada gratuita e distribuição de chá árabe e pipoca. No Auditório Hélio Moreira /anexo à Prefeitura Municipal de Maringá.
**
Aziza Abu Nejem é filha de pai palestino, nasceu no Brasil e viveu quase toda a infância na Jordânia. Retornou há oito anos e ao chegar em Maringá se deparou com a pouca divulgação da cultura árabe, e resolveu promover o FCA, que já foi exibido em São Paulo.
  

O Sonho de Wadjda”, primeiro a ser exibido, na sexta-feira, é uma produção alemã e saudita de 2012, dirigida pela saudita Haifaa Al Mansour. O enredo apresenta a história de uma menina de dez anos que vive no subúrbio de Riad e tem vontade de andar de bicicleta, mas é impedida pelas leis do seu país. Teimosa, ela faz de tudo para conseguir sozinha dinheiro suficiente e comprar a bicicleta do amigo, que está à venda. Além disso, seu pai também resolve ter uma segunda mulher já que a mãe de Wadjda não conseguiu gerar um filho homem.

No sábado estará em cartaz o filme “O Físico”, de 2013. A produção europeia apresenta um jovem inglês que viaja para a Pérsia do século 11, onde hoje fica o Irã, com o objetivo de aprender Medicina com Ibn Sina, ou Avicena. Como só muçulmanos e judeus são aceitos, o moço esconde o fato de ser cristão.

Domingo será exibido ‘Omar’, produção palestina de 2013 que conta a história de um jovem da região que divide seu cotidiano entre a conquista do amor da tímida Nadia e as atividades contra a ocupação israelense na Cisjordânia. O título concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014 e ganhou Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes em 2013.
fotos: divulgação

Nenhum comentário: