(44) 3222-7836

13 maio 2015

Liberdade, ainda que tardia....


A trajetória do movimento negro no estado é tema do livro Paraná Preto”, que será lançado  hoje, quarta-feira, às 14 horas, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, em Curitiba. Segundo as jornalistas - autoras Aline Reis e Maria Carolina Scherner, a publicação faz um resgate histórico e um registro atual da luta das organizações e lideranças contra o racismo e a invisibilidade social. “Trata-se de um documento inédito que traça perfis de pessoas afro-brasileiras que vivenciam ou militam no movimento negro paranaense. Figuras emblemáticas que contam suas histórias. Histórias que se entrelaçam formando um cenário que mostra a questão da negritude em todas as suas nuances”..
O livro, publicado pela Editora Íthala, tem 118 páginas e é resultado de quase dois anos de pesquisa. Finalizado em 2012 como trabalho de conclusão da graduação em Jornalismo. Aline e Maria Carolina esperam que a publicação se torne uma fonte de consulta e de pesquisa para estudantes, professores e estudiosos das lutas sociais e militantes do movimento negro.
**
. A data escolhida para o lançamento do livro é simbólica, pois há 127 anos, em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinava a Lei Áurea, que traria a liberdade aos negros no Brasil, abolindo a escravidão.
**
Agradecemos convite.

Nenhum comentário: