(44) 3222-7836

13 agosto 2015

Brasileiros do Japão, japoneses do Brasil”

O Museu Unicesumar homenageia os japoneses que participaram da colonização e formação de Maringá & região com uma de fotos e textos montados em painéis, mostrando desde a chegada dos primeiros imigrantes a fatos mais atuais.  Os primeiros chegaram ao Brasil em 1908 a bordo do navio Kassato Maru, e em apenas seis anos  já eram mais de 13 mil espalhados pelo país. No Paraná, optaram por cidades como Londrina, Curitiba,  Assai e Urai e Maringá – que conta com um dos maiores contingentes de japoneses no Estado, fundamental no processo de colonização e desenvolvimento econômico da Cidade Canção.

Destaque para a chegada, em 1939, da primeira família, a de Mitsuzo Taguchi,  quando a cidade ainda nem existia, e depois dele, outras famílias foram chegando, chegando, chegando.. A se destacar a importância do  cultivo do café considerado à época, “a árvore dos frutos de ouro”.
 **
Também na expô a participação japonesa na política, a irmandade entre as cidades de Maringá e Kakogawa, a vinda da família imperial à cidade, o caminho de volta dos dekasseguis e o ‘Festival Nipo Brasileiro’ considerado a maior festa japonesa no Brasil.

 Até 12 de dezembro, no Museu Unicesumar. 
Na organização as historiadoras Loide Caetano e Tatiane Caparroz.
fotos: Assessoria Imprensa

Nenhum comentário: