(44) 3222-7836

30 novembro 2016

Na abertura da exposição
"Juarez e os Amigos de Curitiba",
 marcou o reencontro dos artistas paranaenses, e a comemoração dos dois anos do
Instituto Internacional Juarez Machado,
criado em Joinville/SC.  
**
"Estão expostas obras de 14 grandes artistas do Paraná , entre eles Guido Viaro, Leonor Botteri, Theodoro de Bona, Waldemar Curt Freyesleben, Cleto de Assis, Domício Pedroso, Fernando Calderari, Fernando Velloso, Helena Wong, Jair Mendes, João Osório Brzezinski, Luiz Carlos Andrade Lima e Mario Rubinski.
**
"São artistas que conviveram com Juarez na década 60, período de transição marcado pelo espírito revolucionário de superar o “provincianismo”, pois, Curitiba era uma cidade com pouca informação sobre arte. Havia um atraso de meio século em relação ao cenário internacional e duas décadas em relação ao eixo “Rio-São Paulo”. As duas principais instituições do meio – a Escola de Música e Belas Artes e o Salão do Paraná, estavam ligados ao academicismo realista-impressionista. Uma das maiores dificuldades enfrentadas por esta geração foi a ruptura com a longa tradição. A luta destes jovens por um mundo novo consolidou o movimento modernista paranaense." 
Curador Fernando Bini  + os artistas Jair Mendes, João Osório Brzezinski, Fernando Calderari, Fernando Velloso e Juarez Machado. A viúva de Domício Pedroso, Leyla Pedroso, Constantino Viaro filho de Guido Viaro e Cleto de Assis. 
Fernando Calderari, Juarez Machado e João Osório Bresinski.

 O bem servir de Edson Vieira a Juarez Machado e Leandro Camargo na abertura 'Exposição Juarez Machado e Amigos de Curitiba'
 fotos: IIJM


Nenhum comentário: