(44) 3222-7836

31 maio 2010

POCOTÓ MILIONÁRIO
O jóquei Tiago Josué Pereira (T.J Pereira), vencedor da Dubai World Cup 2010 --considerada a “Copa do Mundo do Turfe - com o cavalo paranaense Glória de Campeão, colocou a criação paranaense e o turfe nacional no ponto mais alto do esporte, conquistando a maior premiação da história do turfe mundial (U$ 10 milhões).
E neste final de semana TJ esteve em nossa capital, Curitiba, disputando três páreos no Hipódromo do Tarumã, flagrado pelo clic do fotógrafo Tiago Josué Pereira.

POLITICAGEM
Como diz a campanha institucional da Rede Paranaense de Comunicação -RPC,
"...A política é muito importante para ficar só nas mãos dos políticos"
Completo....E que políticos!!!!!
***
Ah, e hoje, segundona de trabalho, em Brasília apareceram 22 dos 523 deputados federais. Vidão!
BELO ENTARDECER MARINGAENSE....
foto: Carmen Ribeiro
A Associação dos Oficiais de Justiça do Interior do Paraná- Assojinpar, de Maringá, elegeu no final-de-semana, a nova diretoria, por aclamação, com João 'Oficial' permanecendo por mais um mandato de dois anos à frente entidade.

Marcaram presenças José Roberto Pereira, coordenador geral do Sindijuspr (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Paraná- Curitiba), acompanhado pelo delegado do sindicato, o maringaense e o escrivão da Primeira Vara do Tribunal do Júri de Maringá, Marcello de Oliveira.
Posaram com o presidente reeleito pela sétima vez, João 'Oficial'.
foto: divulgação
CADE UM TEM QUEM MERECE...
O presidente alemão, Horst Koehler, renunciou ao cargo hoje, segunda-feira, depois de declaração inconveniente sobre guerra e interesses comerciais. Criticado e contestado, gerou polêmica e reações contrárias, o que o levou a pedir o chapéu.

Já pensou caro leitor, se no patropi ocorresse o mesmo? Presidente que falasse besteira entregaria o cargo? Tem ilustre que há mais muitos anos teria sido defenestrado do poder.
Dia Mundial sem Tabaco
Segundo o Instituto Nacional de Câncer – Ministério da Saúde, no Brasil, a maioria das causas de morte são as cardiovasculares e o câncer, e o fator de risco principal do câncer é o tabagismo.
Só pra saber, mulheres que fumam e usam pílula anticoncepcional correm risco de infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite. E mais, a mulher fumante tem um risco maior de infertilidade, câncer de colo de útero, menopausa precoce (em média 2 anos antes) e dismenorréia (sangramento irregular).
Estimativas apontam o tabagismo como responsável 40% dos óbitos nas mulheres com menos de 65 anos; e 10% das maiores de 65's.
EU SOU A FORÇA!
A segunda-feira começou com o sol tímido, preguiçoso, friozinho de outono e a cidade acordando para a semana.
Agora brilha no céu azul maringaense, entre uma nuvem e outra. Poderoso e volúvel, num vai e vem. A seu bel prazer...
fotos: Carmen Ribeiro
INSPIRAÇÃO
Os professores Abilio Pacheco e Deurilene Sousa, de Belém do Pará, – organizadores da Antologia Literária Cidade – promovem o concurso nacional com o intuito de incentivar novos talentos literários, valorizar produtores literários já existentes e trazer a lume para o público da Região Norte estes nomes, de modo a valorizar, incentivar e promover a leitura.
**
Podem participar autores residentes em todo o território nacional devendo enviar textos inéditos em três vias sob pseudônimo, conforme o gênero:
*- Poemas: até 03 poemas de, no máximo, duas páginas;
*- Contos: até 02 contos de, no máximo, quatro páginas;
*- Crônicas: até 03 crônicas de, no máximo, três páginas.
CUPIDO

CONVITES: Paulo Badan - (44) 3025-7031


30 maio 2010

"Tão bom morrer de amor e continuar vivendo."
Abraço à belezoca Izabella Maia Ruggéri que a partir de hoje fica um ano mais 'enchanté'
foto: Arquivo pessoal
TELONA
Hoje, domingo, tem sessão cinema no Auditório Hélio Moteira - Paço Municipal, com o projeto “Um Outro Olhar" mostrando o filme americano de 1947, “Sua única saída”, dirigido por Raoul Walsh, com Robert Mitchum e Teresa Wright.
Aberto ao público, às 20h30, censura 14 anos.
CORINGÃO SOCIAL
O piloto do Corinthians no Itaipava GTBR3, Linneu Linardi, a apresentadora do programa Manhã Maior (Rede TV!), Keila Lima, o grupo KLB, Kiko, Leandro e Bruno, + o Corinthians uniram forças para ajudar na inclusão social de crianças e na luta contra a pedofilia.
A campanha "Acelerando para o bem", tem como objetivo principal a inclusão social de crianças que moram em áreas carentes no entorno do Autódromo de Interlagos, tirando-as de possíveis contatos com drogas e criminalidade.
A união dos projetos "Acelerando para o Bem" + "Todos contra a Pedofilia" deve acontecer em show, dia 26 de junho, com o nome 'Centenário do Bem', em alusão ao centenário de Fundação do Corinthians
foto: divulgação

BOLERO

Hoje, domingo, tem Baile da Saudade, às 15h, no Country Club, homenageando nossos pioneiros.
Faz parte das comemorações de aniversário de Maringá;
**
*- Astolfo Castanheira Sobrinho, Julio Pires de Moraes, Reynaldo Costa, Zilmar José Leite, Arnaldo Vilhena Coelho e doutor Leandro Lobão Luz.
*- Casais:- Maria de Lourdes Borelli Ghoz - Eid Kamel Ghoz; Thelma Villanova Kasprowicz - Luty Kasprowicz; José Heleno da Silva - Maria de Lourdes da Silva e Avelino Ferreira (in memorian) e Leonor do Lago Ferreira

29 maio 2010

Alexandre Keese, mestre nowork shop estará em Maringá dia 23 de julho, dando dicas sobre Photoshop, os segredos e técnicas dos grandes profissionais.

28 maio 2010

ALI BABÁ
Caro leitor, hoje, sexta-feira, 28 de maio, é o último dia do ano -- exatamente 148 dias de 2010 -- , que você trabalhou só para bancar os impostos cobrados pelo governo.
O cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, concluiu que os brasileiros trabalham quase o dobro do que trabalhavam na década de 1970 (76 dias) apenas para os fiscos, estando entre os que mais pagam tributos no mundo.
**
O estudo do IBPT também concluiu que 40,54% da renda bruta dos contribuintes estão comprometidos com tributos, sendo que nestes 148 dias, os três fiscos - federal, estadual e municipal --arrecadaram mais de R$ 500 bilhões.
HUMMMM!!!
O Mabu Parque & Resort, a 20 minutos do centro de Curitiba, instalado numa belíssima área verde, está com novidade gastronômica:- O sabor da gastronomia paranaense é um projeto que tem como objetivo oferecer todos os sábados um pouco da rica culinária do nosso estado.
Começa amanhã, com Porco no Rolete e Leitão no Tacho, com acompanhamentos que variam conforme a sugestão do chef Chico Koehler.
VAPT VUPT
O senador Flávio Arns (PSDB) aterrissa amanhã cedo, sábado, em Maringá, para participar de reunião da Federação das Apaes do Paraná, no auditório Hélio Moreira - Paço Municipal.
Visita rapidinha. Ao meio-dia retorna a Curitiba.



CHANTILLY
Abraços e parabéns para a aniversariante do dia,
Karina Maia Ruggéri Donida
foto: Arquivo
CÂMERA, AÇÃO!
Cineastas de todo o Brasil podem inscrever seus filmes no processo de seleção da 4º edição do BRAFFTv – Brazilian Film & TV Festival of Toronto (Festival de Cinema Brasileiro em Toronto), que acontece no Bloor Cinema, de 23 a 26 de setembro de 2010, no Canadá.
**
Edital com todas as informações e a ficha de inscrição estão publicados no link http://www.brafft.com/?cat=158
**
Os filmes selecionados concorrerão ao Troféu Golden Maple, em cinco categorias:
Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Filme e o Melhor do Público.
**
O Festival é organizado pela Puente (Brasil) e pela Southern Mirrors (Canadá), está registrado na Ancine, faz parte do Fórum dos Festivais e do Guia de Festivais de Cinema e Vídeo 2010, da Associação Cultural Kinoforum.

UMAS & ALGUMAS 28-05

A Orquestra Sinfônica do Paraná comemora seus 25 anos subindo ao palco com a bela pianista polonesa Anna Kijanowska. O concert ,será hoje, sexta-feira, às 20h30, no grande auditório do Guaíra, com um repertório especial: “Concerto para Piano e Orquestra n° 1 em mi menor, op. 11”, de Frederic Chopin, e “Sinfonia n° 1 em ré maior - “Titã” , de Gustav Mahler.
A regência é do maestro Alessandro Sangiorgi.
foto: arquivo



MININOTAS
* A seção judiciária de Nova Esperança tem nova promotora subistuta, desde ontem, quinta, Juliana Baron.
*- Laurice Castilho recebe em noite de aniversário.
*- João Batista Leonardo, médico- eccritor, lança o livro 'Jogo de Truco', no próximo dia 11.
*- Alexandre Maia voa para business em Belo Horizonte.



BANZAI!
A Exposição do Instituto de Estudos Japoneses, em homenagem aos 40 anos da Universidade Estadual e Maringá-UEM, termina amanhã, sábado , na Biblioteca Central.
A mostra apresenta informações sobre a cultura japonesa, origami (dobradura de papel), furoshiki (dobradura em tecido), kiriê (figuras e desenhos por meio de corte de papel), novelas e músicas japonesas, mangás (histórias em quadrinhos) e culinária típica.



BOM APETITE!
A 16ª edição da Porcofest será neste domingo, 30, no CTG Índio Bandeira, de Campo Mourão.
Espera-se de duas mil pessoas, com renda revertida para a Apae Rural de Campo Mourão.
Na coordenação, o Rotary Gralha Azul.
**
Ano passado o valor arrecadado foi investido na compra de um veículo utilitário para a Apae Rural.
Toda a região convidada.

27 maio 2010

Edson Luciano Ribeiro, atleta paranaense de Bandeirantes, com bronze em 'Atlanta-1996';
ouro no 'Pan de Winnipeg-1999'; e prata em 'Sydney-2000', além de recordista sul-americano do 4x100 m (37s90), estará amanhã, em Maringá, divulgando o projeto 'Heróis do Atletismo'.
Vem como convidado da 'Milha Sul-Americana' que acontece na Cidade Canção nesta sexta-feira, 28, às 19h, na Av. Horácio Racanello e o 'GP Internacional de Atletismo Caixa', marcado para este domingo, no Estádio Willie Davids

Antes das competições o atleta participa de ações junto a alunos de de redes de ensino municipal, incentivando a prática do esporte de forma divertida, simulando provas de Atletismo e Arremesso do martelo.
**
Também vai ao campi da Universidade Estadual de Maringá para uma conversa com alunos do curso de Educação Física da UEM, pra falar um pouco da experiência que tem no assunto.
foto: Arquivo
POIS, POIS
O reitor Wilson de Matos Silva, do Centro de Estudos Maringá - Cesumar, e o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Eduardo Vera-Cruz Pinto, assinaram ontem, quarta-feira, protocolo adicional ao convênio de cooperação acadêmica, científica e cultural existente entre as duas instituições desde o ano passado.
A UDL passa a oferecer bolsas de estudo nos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de Direito para atender professores e estudantes de mestrado do Cesumar.
Eduardo Vera-Cruz Pinto, diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Eduardo Vera-Cruz Pinto
e reitor Wilson Matos.
foto- divulgação
A grande, literalmente falando, na altura e no talento, Lilia Cabral, foi indicada pelo personagem do filme ‘Divã’, na categoria ‘Melhor Atriz’, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, marcado para 8 de junho.
**
Após o sucesso em 'Viver a Vida', começa os ensaios para a peça “Maria do Caritó” e as gravações do filme “Amor?”, de João Jardim.
Haja talento!
foto: divulgação
PASSARELA
Um preview dos modelitos da grife Juliana Jabour que desfila na próxima segunda-feira, no Rio Fashion- Verão 2011, com energia e vivacidade das cores do México e o clima de veraneio de Acapulco e Cancun, tradicionais balneários mexicanos. O guarda-roupa feminino proposto pela marca ganha frescor na estação e dá lugar aos vestidos, túnicas, shorts - saias, macaquinhos, coletes e capas, perfeitos para um dia no resort

O Rio Fashion começa hoje e prossegue até terça-feira, 1 de junho, no Pier Mauá





O macacão e as peças em tricot leve completam as apostas para a temporada que promete ser bem alegre e divertida.

UMAS & ALGUMAS 27-05

Ex- colunista e atualmente apresentadora de TV, Mônica Gulin agendou para hoje, quinta-feira, na Casa Co Paraná, em Curitiba, uma noite beneficente no espaço Lounge Gourmet. Nomes da importantes da sociedade paranaense confirmaram presença. Renda para a ACRIDAS – Associação Cristã de Assistência Social.


Em elegante reunião de amigos, a empresária Ana Monteiro comemorou seu aniversário no PaneOlio Ristorante & Caffè, em São Paulo. Acostumada à organização de festas e recepções badaladas, já que é esposa do requisitado chef Cesar Monteiro (proprietário do Buffet Cesar Monteiro Fine Cuisine), Ana preferiu o clima tranquilo e aconchegante do novo restaurante para festejar.
O casal posou para o clic.



GEMINIANOS
A belezoca Giovanna Peixoto Porcu, Lígia Mossambani e Silvia Marquez Alvarenga estão de aniversário.
Rodolfo Schmidt fica mais maduro.
**
Bela Celidônio brinda o níver discretamente como é de seu feitio. Em família + poucos e bons amigos.



BIBI
Em comemoração ao 16º aniversário da Biblioteca Palmeiras , tem “Show de bonecos”, com Companhia Fantokids no palco; Gincana Literária para crianças e adolescentes também na agenda, a partir das 14 horas.
Ainda tem sorteio de brindes e festa, a partir das 16 horas.
Aberto ao público.



BALANÇA
*- Hoje e amanhã, Campo Mourão sedia o 2.º Encontro Estadual das Agendas 21. A presidente e vice, da Comissão da Agenda 21 da OAB Paraná, Leda Ramos May, e Ana Luisa Cavalcanti de Albuquerque, representam a Seccional
**
*- As Olimpíadas dos Magistrados Brasileiros começam em Foz do Iguaçu, vai até domingo. Serão dispitados jogos de vôlei, futsal, futevôlei, sinuca, atletismo, tiro ao alvo, tênis de mesa, basquete, natação e xadrez.
Os paranaenses Jorge Massad, Geraldo de Andrade Neto + Frederico Mendes Jr. , da Associação dos Magistrados do Paraná -Amapar, fazem parte da comissão organizadora.

26 maio 2010

Paulo Adalberto Zanetti...
engenheiro agrônomo e presidente do Grupo Vale do Ivaí Açúcar e Álcool/ São Pedro do Ivaí, assumiu a presidência da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná).
Substitui Anísio Tormena, falecido no último dia 18.
foto: divulgação
GEMINIANOS
*-Sandra Cury está de níver. Abraço.
*-Pedro Luis Ribas fica um ano mais maduro.

BATE PERNAS
*-Thelma - Luis Emanuel Sant´Anna Góes voam para New York.
*-Marilena Correia arrumando as malas em Lisboa para retornar a Maringá.
*-Suellyn Moreira estica até Curitiba.
MANHÃ DE OUTONO EM MARINGÁ
O SOL BEM QUE TENTATAVA DRIBLAR A NÉVOA...
MAS ELA INUNDOU A CIDADE ATÉ LÁ PELAS 10 HORAS, DANDO UM TOQUE DE BELEZA E NOSTALGIA.
PODEROSA!
SÓ NOS RESTOU APRECIAR E ESPERAR O SOL SURGIR UM SUA PLENITUDE
fotos: Carmen Ribeiro

UMAS & ALGUMAS 26-05


CUPIDO
A Associação dos Funcionários do Município de Maringá-AFMM programou pAra o dia 11 de junho, o BaIle dos Namorados, embalado pelo Kako de Telha, em sua sede social.
Convites -- limitiados -- já sendo vendidos.



VÉU & GRINALDA
Maria Fernanda Zanetto e Cristhiano Oliveira Mendes ficaram noivos no final-de-semana e agora preparam os detalhes para o 'sim definitivo' , no começo de 2011.



Pelo nono ano consecutivo, o restaurante Badebec, da chef Lourdes Bottura, está na 'Casa Cor São Paulo'. Este ano a casa ganha destaque e será um dos maiores espaços do evento com 530m² incluindo área interna e externa.
Todo o conceito foi criado pelo arquiteto paranaense, Jayme Bernardo, inspirado que no Brasil e seus contrastes, do simples ao luxo.
No último domingo, o restaurante abriu as portas com um coquetel especial. Lá estavam, Emmanuel Bassoleil, Melissa Oliveira, Jayme Bernardo, Vanda Ceccotto e Lourdes Bottura.
foto: Arquivo



DIREITOS DO HOMEM
O 2º Congresso Brasileiro de Direitos da Personalidade começa hoje -- até sexta-feira,no Cesumar, com palestra de abertura pelo professor doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que fala sobre "Dos Direitos Fundamentais e dos Direitos de Personalidade - uma perspectiva comparatística'.

**
Como palestrantes convidados os professores doutores Roberto Senise Lisboa (USP), Douglas Phillips Freitas, presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família de Santa Catarina, Rolf Madaleno (PUC-RS) e Marcelo Figueiredo (PUC-SP)



GAROTADA FELIZ
A garotada tá adorando as novidades da Universidade Estadual de Maringá: as Escolinha de Escalada e Skate aumentaram o número de vagas, com os interessados podendo se inscrever gratuitamente na Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), bloco M-6.
As atividades fazem parte do projeto SER Atleta, da Sociedade Eticamente Responsável.
**
Não é preciso experiência, com o projeto trabalhando com doações de material usado ou novo.
Aliás, quem puder contribuir pode ligar para 3011-4314 ou enviar mensagem para geldefuem@gmail.com.

25 maio 2010

SAPIÊNCIA
Vovó pensou, pensou, pensou na máxima de Rui Barbosa, “Não se deixem enganar, pois os canalhas também envelhecem!"
**
E concluiu:"E também se elegem..."
DIREITO DE RESPOSTA
...ao comercial machista da Schin!!!
**
Se você ligasse pro seu namorado e ele atendesse:-
- "Escuta aqui você, eu tô na casa de um amigão, tô tomando um cervejão, tô jogando um poquerzão e não vô agora não!"
O que você responderia???!!!!
**
Sugestão:- "Relaxa amor, só liguei pra avisar que eu to na casa da vizinha, tomando uma caipirinha, ta rolando a maior festinha, já estou sem calcinha, vou chegar de manhãzinha. E a propósito, não vou dormir sozinha!!!
''Hahaha... aí sim!!!!!!!
"DE NOITE, EU RONDO A CIDADE... "
O cartaz da 7ª edição do Festival de Cinema de Maringá, é o documentário musical “Um Homem de Moral”, que conta a história de um dos mais ilustres sambistas brasileiros.
O biografado Paulo Vanzolini teve uma vida musical inusitada, zoológo, mas músico nas horas vagas, ficou nacionalmente famoso pelas composições de sambas como “Ronda” e “Volta por Cima”, que integram o repertório do cancioneiro brasileiro.
O diretor e roteirista Ricardo Dias foi aluno de Vanzolini na faculdade, e decidiu prestar uma homenagem ao ex-professor e eterno músico.
O filme já conquistou prêmios em festivais afora.
Começa às 21 horas, no campi da Universidade Estadual de Maringá-UEM, onde acontece o FCM.
Aberto ao público.
foto: divulgação
SOLIDARIEDADE
Hospital Mário Penna, de Belo Horizonte, que cuida de doentes com câncer, lançou um projeto sensacional que se chama "Doe Palavras".
Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.
**
Você acessa o site
http://www.doepalavras.com.br, escreve uma mensagem de otimismo, curtinha como no twitter, e sua mensagem aparece no telão para os pacientes que estão fazendo o tratamento.
É muito linda a reação de esperança dos pacientes.
Participem, não apenas hoje, mas, todos os dias, dêem um pouquinho das suas palavras e de seus pensamentos.
CAIXA ELETRÔNICO
Maringá recebe nesta quinta-feira, 27, os participantes do Encontro Regional Sul, reunindo sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Contec) dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Entre as presenças confirmadas o presidente da Contec, Lourenço Ferreira do Prado, e da Federação dos Bancários do Paraná (Feeb/PR), Gladir Basso.
**
“A pauta de reivindicações está sendo construída com base nas reivindicações da nossa categoria. Com certeza buscaremos garantir a reposição da inflação, uma digna participação nos lucros e resultados e ganho real e também negociar as perdas históricas".
O Encontro acontece, a partir das 8h30, no Hotel Elo.
" Amigos não se despedem, marcam um novo encontro".

UMAS & ALGUMAS 25-05



Eduardo Romero
fica um ano mais maduro e comemora cercado do carinho da família e muitos e bos amigos.
Daqui nososo abraço e muuuiiitos anos de vida!!!
foto: arquivo pessoal








PARABÉNS!
Vanessa Arruda e Juliana Ramos ficam um ano mais charmosas.
Pedro Paulo Miranda Romanetti brinda o níver recebendo a turma amiga para uma churrascada.
Lara Bonemer Rocha comemora mais um aniversário recebendo amigos e familiares Para um jantar festivo.


Otamires 'Miro' da Costa, cavaleiro maringaense, saltando na 3ª etapa do 'X Ranking de Hipismo', na Sociedade Hípica Paranaense, realizada em nossa capital, Curitiba, neste final-de-semana.
foto: Juliana Ribas



MARINGÁ, MARINGÁ....CIDADE CANÇÃO
A Missa dos Pioneiros, como parte das comemorações do mês do aniversário de Maringá, será hoje, 25, às 19h30 na Capela Santa Cruz, presidida poro monsenhor Antônio de Pádua Almeida.
**
" A Arquidiocese de Maringá aproveita para agradecer a todos os pioneiros, merecedoras de intenso reconhecimento e gratidão, pelo trabalho na construção desta grande cidade."

24 maio 2010

DIA DA ÁFRICA - 25-10

O Projeto Abrindo Gavetas, coordenado pela professora e Mestre, acadêmica de Direito, consultora em Assuntos Africanos e Afro-Brasileiro, Maria Vergínia Gonçalves dos Santos, em homenagem ao Dia da África, amanhã, 25 de maio, tem uma agenda especial.
**
De hoje, 24 de maio, a 2 de junho, tem exposição de poesias do livro 'África-Afro', de Maria Vergínia, na Biblioteca Municipal de Maringá, com objetivo de expor materiais didáticos em forma de poesias informativas sobre a África, para crianças de 6 a 12 anos e adolescentes.
**
Dia 31 tem 'Exposição Africana' com as palestras " Brasil x Africa" e 'União Africana, o mais novo bloco econômico, abrangendo aspectos: econômico, político e cultural'
**
Dia 10 de junho tem curso de capacitação professores na área de Sociologia; palestra; exposição de poesias; e exposição de roupas e objetos africanos.
Informações:-(44) 30285210 - (44) 9990-9446
foto: Arquivo pessoal
Casa Cor Paraná
"Curitiba um destino turístico"

A arquiteta Cynthia Karas assina o ambiente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, enriquecido com obras da artista plástica Leila Pugnaloni.
A sustentabilidade é o ponto forte do projeto com o o ambiente utilizando piso de madeira reciclada, painéis de papelão, obras de arte (gravuras) sobre pontos turísticos da cidade, além de um toque de tecnologia.
"O ambiente mostra que é possível respeitar conceitos de sustentabilidade e valorizar sua cidade sede sem perder a beleza da decoração ou abrir mão de recursos tecnológicos", Sueli Gulin Calabrese, presidente do Curitiba CVB
.
**
Se agendou uma visita à nossa capital, vale conferir.
Na Casa de Retiros Mossungê, até 27 de junho.
Foto: Deniz Abruzzo.
CINEMA
O Festival de Cinema de Maringá exibe hoje o longa-metragem “O Contador de Histórias", às 21h, no campi da UEM. Entrada franca.
Dirigido pelo mineiro Luiz Villaça, o filme é ambientado nos anos 70 e narra a história verídica de Roberto Carlos Gomes, garoto de seis anos enviado pela mãe à Febem, pois julga-se incapaz de sustentar os dez filhos.
O garoto, frustrado e sem esperança, encontra uma pedagoga determinada a ajudá-lo, oferecendo-lhe assistência e apoio moral...
No elenco a atriz portuguesa Maria de Medeiros, que já trabalhou com Quentin Tarantino, e Manoel de Oliveira.
Mas antes, às 19horas, o coordenador do evento, Pery de Canti, coordena um debate sobre a Lei Rouanet, que incentiva a produção cultural no Brasil
foto: divulgação

NATUREZA NO LABORATÓRIO
Diógenes Garcia Cortez, assume a cordenação do 'Laboratório de Pesquisas em Produtos Naturais e Biotecnologia', inaugurado agora pela manhã, na Universidade Estadual de Maringá. A UEM desenvolverá trabalhos em parceria com a multinacional francesa Solabia, na área farmacêutica e cosmética.
**
Gerard Josset, presidente da Solabia na França, presente ao evento, comentou sua satifação pela oportunidade de unir os times de pesquisadores brasileiros e franceses na busca de produtos novos e inovadores que serão comercializados em todo o mundo.
Resgatou vários exemplos da história de cooperação entre os dois países e citou a amizade entre os presidentes atuais das duas nações.
Finalizou agradecendo a facilitação para implantação do laboratório.
"Enquanto este verdadeiro ato abominável cresce a olhos vistos, nossos "para" lamentares cruzam os braços como se não fosse com eles. Só neste ano, o Disque Denúncia da Secretaria Especial de Direitos Humanos vem recebendo uma média de 73 ligações por dia.
Enquanto isso, tramita a passos de tartaruga na casa da mãe joana, 21 propostas que pretendem aprimorar as leis que tratam do tema. A metade tornam hediondos e em tais casos a pena deve ser cumprida integralmente em regime fechado.
Além disso, esse crime seria insuscetível de anistia, graça, indulto e fiança."
jornalista Jefferson Zeferino

GEMINIANOS
Segunda-feira, 23, dia de muitos abraços e parabéns para os marmanjos aniversariantes Vinicius Costa, Nelson Sakamoto e Luis Fernando Scrimer Rollin.
Na ala feminina abraços para a belezoca Samantha Alcoverde Sant´Anna
IMORTAL
Paulo Nathanael Pereira de Souza, presidente da 'Academia Paulista de Educação', convidando para a solenidade de posse do acadêmico José Renato Nalini, na cadeira nº 35, cujo patrono é Newton Almeida Melo e o antecessor Pedro Salomão José Kassab.
Hoje, segunda-feira, 24, às 18h30, no Espaço Sociocultural - Teatro CIEE, no Itaim Bibi.
Após a cerimônia tem coquetel de confratrnização. Agradecemos
CHANTILLY
Hoje, segunda-feira,24, é dia de "parabéns pra você" para Daniela Ribas, 2ª Secretária da Sociedade Hípica Paranaense.
A geminiana se destaca pela inteligência e delicadeza e enfrenta os desafios com garra, sempre disposta a ajudar. Nosso abraço via DDD até Curitiba.

Como já foi dito "Seu cérebro tem tantos pensamentos e seu coração tantas esperanças, que talvez ela precise de um computador para classificá-los todos. Ou talvez precise apenas de alguém capaz de correr ao lado dela e sonhar junto.
Parabéns, Dani, pelo seu dia, muita felicidade e sucesso na sua vida e carreira profissional."

foto: Grace Carvalho

23 maio 2010

MÃOS AO ALTO !!!
Este ano, o brasileiro estará trabalhando, até esta sexta-feira, dia 28 de maio de 2010, 148 dias, apenas para bancar suas obrigações tributárias com os fiscos federal, estaduais e municipais.
O cálculo faz parte do estudo sobre os dias trabalhados para pagar tributos, divulgado na última quinta-feira pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário).
Segundo o estudo, hoje os brasileiros trabalham quase o dobro do que trabalhavam na década de 1970 (76 dias) apenas para os fiscos, estando entre os que mais pagam tributos no mundo, perdendo apenas para os suecos (185 dias) e os franceses (149 dias) -- mas atenção para a qualidade de vida dos cidadãos europeus....
Com base no estudo, o IBPT diz que 40,54% da renda bruta dos contribuintes estará comprometida neste ano com tributos. Nesses 148 dias, os três fiscos arrecadarão mais de R$ 500 bilhões.
Os 148 dias foram calculados para o rendimento médio mensal: baixa renda (até R$ 3.000), são 141 dias trabalho; média renda (R$ 3.000 a R$ 10 mil), são 157 dias; e para a renda alta (mais de R$ 10 mil), são 152 dias de batente.
***

O IBPT também calculou quanto os trabalhadores brasileiros comprometeram de sua renda bruta para pagar tributos sobre a renda, o patrimônio e o consumo: média de 40,54% da renda.
Hoje, domingo, 23, o Coral Champagnat da PucPr, de Curitiba, apresenta- se às 20h, no Teatro Marista de Maringá.
O ingresso é 1kg de alimento não perecível, que será encaminhado ao Provopar.
**
Segundo o coordedenador do coral, Paulo Barato, "O repertório é voltado para as belezas naturais de nosso país, nossa flora e fauna".
A batuta será regida pela maestrina, Rosimeri Paese.
foto: Divulgação

22 maio 2010

CURITIBA NA LATINHA
Como tirar fotos e registrar os melhores momentos sem máquina fotográfica ou celular? Que tal usar apenas uma lata de leite ou de achocolatado e um pedaço de fita adesiva?
É assim que o “Curitiba na Latinha” pretende ensinar crianças da rede pública de ensino a retratar a cidade em que vivem, e guardarem os melhores momentos deste dia inesquecível.
Amanhã, domingo, 23, acontece a quarta edição do projeto que ensina a garotada divertida com a arte da fotografia através a técnica do PinHole, ou seja, produzir fotos com apenas uma lata ou caixa de papelão com um pequeno furo em um dos lados.
Coordenando, o Rotaract Club de Curitiba Bom Retiro.
Começa às 8h30 no Parque São Lourenço, e à tarde será no Jardim Botânico, com cerca de 140 crianças, entre 8 e 10 anos da rede municipal de ensino, clicando, ou 'latando'.
**
O projeto comemora o
Dia Mundial do Pinhole, que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, com o objetivo de promover esta arte de fotografar e divulgar técnica simples e de baixo custo.
Mas, para os participantes do evento, é uma oportunidade de realizar o resgate social de crianças de baixa renda através da arte, ainda mais esta, que parece tão inusitada para eles.
A Comunidade Bahá´i de Maringá, convidando para amanhã, domingo, às 16 horas, participarmos, à rua Luiz Gama 178, de evento festivo.
**
O texto abaixo também foi nos enviados, como fonte de informação.
Agradecemos
"O dia 21 de maio, dia sagrado Bahá'í, comemora o anúncio da vinda do Mensageiro Divino, Báb, homem sábio, que teve a missão de preparar as pessoas de sua época para a vinda de Bahá'u'lláh.
O Báb”, que significa “A Porta”, foi o título adotado em 1844 pelo jovem persa Siyyid ‘Alí Muhammad, um descendente do Profeta Mohamed cuja missão principal foi preparar o caminho para a vinda de Bahá'u'lláh, fundador da Fé Bahá'í.
A Declaração do Báb refere-se à data em que Ele revelou ser um Mensageiro de Deus, o que ocorreu na noite de 23 de maio de 1844 quando ele tinha 25 anos, na presença de Mullá Husayn. Os dezoito primeiros discípulos do Báb foram denominados “Letras do Vivente”, os quais Ele enviou a diferentes partes da Pérsia e do Turquestão para difundirem Seus ensinamentos.
O próprio Báb sofreu uma longa série de encarceramentos, deportações, interrogatórios diante de tribunais, açoites e indignidades que foram infligidas pelo clero islâmico da época e só terminaram em 1850, aos 31 anos de idade quando foi fuzilado por um batalhão.
A essência de sua mensagem foi uma transformação do pensamento da época que rompeu com a ortodoxia religiosa (até então baseada somente em dogmas e rituais) para uma perspectiva libertária da religião, reforçando a conexão entre os seres humanos e seu criador, e convidando a todos para se prepararem ao cumprimento profético da vinda do esperado Messias - mencionado em todas as revelações religiosas do passado.
Foi este anúncio que levantou a oposição e ira do clero islâmico da época.
Até os dias de hoje a data de Sua declaração é comemorada anualmente pelos bahá’ís de todo o mundo - é um dia sagrado em que os bahá'ís e seus amigos se reúnem para fazer orações especiais, confraternizar e relembrar a influência da mensagem do Báb para a atual era da humanidade."

UMAS & ALGUMAS 22-05

BENÇÃO FLORIDA
A tradicional Missa em homenagem à Santa Rita de

Cássia, organizada pela Associação do Roupeiro de Santa Rita de Cássia, entidade que atende gestantes carentes, será hoje, sábado, às 15 horas, na Igreja Divino Espírito Santo.
Os fiéis devem levar rosas para serem abençoadas.



BOLERO MATERNO
A Associação dos Docentes da UEM (Aduem) agendou para hoje, sábado, um baile familiar com coquetel, na sede social, para comemorar o Dia das Mães. A Banda Fatto Raro chacoalha a noite.




BARBIE
Flávia Andreotti, diretora Clínica da Corpus Esthetic Center, conferiu congresso em São Paulo, e traz novidades em relação aos tratamentos corporais para o inverno.
Pesquisa realizada por profissionais de saúde, apontam o inverno como um periodo favorável para quem quer emagrecer e modelar o corpo e manter curvas perfeitas, pois os modelitos de inverno exibem visuais mais justos e sensuais, deixando o corpo feminino bem a vista.
Então mãos, quer dizer, corpos, à obra e aos tratamentos.




DIVERSAS, PORÉM DISTINTAS
*- Ana Maria Sell, Ricardo Alberto Moliterno e Sueli Donizete Borelli, professores do Laboratório de Imunogenética-UEM, aterrissaram para Brasília para ministrar curso em sua especialidade. Hoje e amanhã
*- Sissi Almeida Costa Curta, filha de Sandra e Hélio, casa dia 22 de maio, em solenidade religiosa na Igreja São Pedro e São Paulo. O escolhido é Rafael Neuman Rosa.
* Ana Paula Rodriguez
recebe os amigos em noite de festa de aniversário. Abraço.




MAMI
A festa do Dia das Mães da Sociedade Médica de Maringá, acontece amanhã, domingo, 23, com uma Costelada preparada pelo grupo Ferra Mula, de Apucarana, e serviço do Buffet Tropical.
Começa ao meio-dia na sede campestre, com música ao vivo, sorteio de presentes e recreação para a moçadinha.
**
A Comissão de Ação Social aproveita e pede aos participantes a colaboração na Campanha de Inverno, com a doação de cobertores, jogos de lençol e pares de meias, para entidades assistenciais de Maringá.



Hoje e amanhã, acontece a 3ª Etapa do X Ranking de Hipismo da Sociedade Hípica Paranaense (SHPr), em Curitiba, com cavaleiros e amazonas de todo Estado dispuitando.
**
Nesse ano, os concorrentes têm um bom motivo para darem o seu melhor nessa prova, principalmente pela revitalização realizada nas pistas, com destaque para a Pista Presidentes. De acordo com Fernando Sperb, presidente da Sociedade Hípica Paranaense, as novas pistas contribuem para um melhor desempenho dos cavalos, cavaleiros e amazonas.
A entrada e o estacionamento são gratuitos.
**
O cavaleiro Omar Camargo, em ponto de bala, melhor, em ponto de salto.
foto: Juliana Ribas

21 maio 2010

LA HERENCIA

FRENESI
Se agendou uma chegada até Buenos Aires, a dica: passar pela Galeria de Arte Agustina del Campo, e conferir os trabalhos de Julio Fierro (destaque).
foto: Arquivo
AMÉM
A Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Maringá avisa aos fiéis que a Missa que seria realizada amanhã, sábado, no Teatro Marista, foi transferida para a Catedral Basílica, em função do grande número de pessoas interessadas em participar do Reavivamento de Pentecostes, com o pregador Márcio Mendes.
**
O encontro será no Marista, restrito aos que fizeram inscrição antecipada.
A Santa Missa, às 22 horas, com momento de louvor, será aberta a toda comunidade.
"A vista mais bela está à beira do precipício"
TIM-TIM!
Regina Diogo era só sorrisos na tarde de abraços e parabéns.
Ontem, quinta-feira, o trio Elsa Maciel , Regina Diogo e Helenice Ferri brindou com champã, em tarde hípica, o aniversário.
fotos:- Carmen Ribeiro
JUSTIÇA SEJA FEITA
O governo do Paraná vai instituir a Defensoria Pública no Estado, visando o atendimento jurídico gratuito aos cidadãos que não têm condições financeiras de contratar um advogado.
Palavra do governador Orlando Pessutti, ontem, na abertura do 'IX Simpósio Nacional de Direito Constitucional', no Teatro Guaíra, em Curitiba.

PALMAS
“Exercícios para a desordem", com direção de Paulo Campagnolo, e a Cia Teatro e Ponto no palco do Teatro Barracão, é a agenda cultural da sexta. Para maiores de 16 anos, às 21, com entrada franca.



Torneio Teruo Matsuda Invitational - 2010, de hoje até ,no Maringá Golf Clube, reunirá golfistas de todo Estado, para disputar as categorias masculina e feminina, além de prêmios especiais para Melhor Gross Pré-sênior; Melhor Gross Sênior;Melhor Gross Juvenil. Long Drive Masculino e Feminino e Near Pin Geral

No sábado tem jantar de confraternizaçaão; e no domingo coquetel de encerramento com entrega de prêmios.
**
Entre os golfistas maringaenses, Futoshi Matsuda, Edilson Nazário, Paulo Kojina, Lúcio Minoru Hiratomi,, Jerry Koyama, Calisto Vendrame e Júlio Kusakawa.



LIVRO
Marisa Corrêa Silva, professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá, comanda o pré-lançamento, do livro O Percurso do Outro ao Mesmo: sagrado e profano em Saramago e em Helder Macedo.
Na Chocolataria, às 17.
Resultado de seu curso de pós-doutorado, feito nos Estados Unidos, a obra é “O conflito essencial da condição humana entre o espírito e a carne, sagrado e profano, entre o eu e o outro, que coexistem em cada um de nós”, define na orelha do livro, Suely Flory, pró-reitora de pesquisa de pós-graduação da Universidade de Marília.


MININOTAS
*- Zé Ramalho canta hoje no Centro de Exposições e Eventos de Londrina, às 21. Amanhã, solta os trinados no Curitiba Master Hall.
*-Eliane Almeida e Fernanda Mendes brindam o níver.
*- Felícia Spadolin - Renato Machado voam para Los Angeles.


BALANÇA
Hoje e amanhã, Curitiba sedia o primeiro Colégio de Presidentes de Subseções da OAB Paraná na gestão 2010-2012, presidida pelo advogado José Lucio Glomb. A palestra de abertura será pelo advogado Jefferson Luis Kravchychyn, representante da OAB no Conselho Nacional de Justiça.
João Everardo Resmer Vieira, presidente da subseção Maringá, participa.