(44) 3222-7836

18 junho 2008

IRASHAI AO BURAJIRU !



HÁ EXATAMENTE 100 anos o navio Kasato Maru jogou âncoras em Santos, trazendo a bordo os 781 primeiros imigrantes que saíram do porto de Kobe, no Japão. Todos eles, indistintamente, foram mandados para seis fazendas paulistas e enfrentaram um duro período de adaptação numa terra desconhecida, em trabalho quase escravo.
* SEGUNDO a professora da UEM, Kiyomi Kimura Fugie, embora o Japão tenha enviado seus primeiros imigrantes em 1908, os primeiros japoneses a pisar em solo brasileiro foram quatro tripulantes do barco Wakamiya Maru que, em 1803, afundou na costa japonesa. Os náufragos foram salvos por um navio de guerra russo que os levou em sua viagem. No retorno, a embarcação aportou para conserto em Porto de Desterro (atual Florianópolis), onde ficou de 20 de dezembro de 1803 a 4 de fevereiro de 1804.
** --**
* EM MARINGÁ, os japoneses são responsáveis por 48% da ocupação estrangeira, contribuindo com a formação sociocultural da região.
* O PAISAGISTA japonês Hiroshi Kawashimo, que fez todo o projeto paisagístico do Jardim do Japão, da Universidade Estadual de Maringá-UEM, acompanhou ontem, sua inauguração. O jardim ainda não está pronto, faltando alguns detalhes, mas como Hiroshi está retornando ao Japão a solenidade foi antecipada para contar com sua presença.
* O PRÍNCIPE Nahurito, e o governador Requião participam da Imin no Paraná, comemoração oficial do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – Imin 100, domingo, em Rolândia, quando são esperados 30 mil pessoas. Naruhito, herdeiro do trono japonês, desembarca no aeroporto de Londrina domingo de manhã, e depois das festividades em Rolândia, vem para Maringá.
**--**
* E HOJE, às 16 horas, nas principais avenidas de Maringá: Brasil, Tiradentes, XV de Novembro... um desfile com os pioneiros japoneses e seus descendentes vão dar um toque especial às comemorações. No carro de Corpo de Bombeiros os mais idosos estarão numa réplica do navio Kasato Maru.
**- **
AH, o título? Bem-vindos ao Brasil!

Nenhum comentário: