(44) 3222-7836

25 julho 2008

PORTEIRA


O programa Grandes Fazendas, exibido semanalmente pelo Canal Rural (35 NET) e apresentado pelo jornalista-colunista paulista, César Giobbi, finaliza a série de três programas no Norte do Paraná, mostrando como a região começou a ser desbravada, no início da década de 30, pelos imigrantes alemães, através da história de duas fazendas em Rolândia: a Fazenda Bimini e a Fazenda Santa Cruz.
**
  1. A primeira a ser visitada é a Fazenda Bimini. Conhecida pela sua arquitetura e história, exemplo de educação ambiental por manter, através de Ruth e Daniel Steidle, filha e neto do fundador da fazenda, um trabalho direcionado a crianças, jovens e adultos, com o objetivo de ensinar a importância do meio-ambiente e da preservação e respeito à cultura. Na antiga tulha de café, eles mantém um museu de objetos indígenas com utensílios que, segundo especialistas, têm até 1500 anos.
  2. Já a Fazenda Cruz, (foto) uma das primeiras da região, tem sua história contada por Nikolaus Schauff, filho do fundador e presidente do Sindicato Rural da cidade. Nikolaus conta como foi a chegada dos primeiros imigrantes alemães a Rolândia e guia Giobbi por um passeio pela fazenda, por onde pode-se ver casas e móveis de madeira com arquitetura germânica preservados e um belo jardim.
  3. O programa Grandes Fazendas será exibido amanhã, sábado, 26 de julho, às 12, com reapresentações no domingo e repeteco durante a semana.