(44) 3222-7836

06 setembro 2008

Drogas & Apoio

A partir desta terça-feira, 9 de setembro, cerca de 20 usuários de drogas julgados pela Justiça de Maringá passam a receber apoio psicológico, psiquiátrico e de Assistência Social, através a Oficina de Prevenção ao Uso de Drogas (Opud). O projeto é desenvolvido pelo Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), em parceria com as Varas Criminais do Fórum e Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Em sua fase inicial, o projeto atende pessoas que já passaram por triagem e avaliação psicológica individual, e agora passam a ter encontros em grupo, num total de cinco, às terças-feiras, na sala do Júri, do Fórum de Maringá.
O grupo será acompanhado por uma assistente social, dois psicólogos e um psiquiatra, e receberá informações sobre legislação, tipos e efeitos de drogas, além de conhecer o trabalho desenvolvido pelas entidades municipais de apoio a dependentes e ouvir testemunhos de pessoas que superaram o vício.
**
Ainda em setembro será aberto um segundo grupo de acompanhamento e para participar do projeto, os dependentes químicos devem ter mais de 18 anos e estarem respondendo processo ou procedimento no Jecrim ou Varas Criminais. Após o término do projeto, eles serão encaminhados para entidades de apoio a dependentes existentes no município, por meio de um convênio que será firmado pelo Opud.
**
O projeto é baseado no modelo do Jecrim de Curitiba e procura se adequar a lei nº 11.343/2006, que prevê "adoção de estratégias diferenciadas de atenção e reinserção social do usuário e do dependente de drogas", de preferência de forma multiprofissional.