(44) 3222-7836

28 janeiro 2009

A Universidade Estadual de Maringá-UEM comemora os 39 anos de criação, junto com as universidades estaduais de Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG) criadas por decreto estadual em 28 de janeiro de 1970, no governo Paulo Pimentel.
- Hoje, nossa UEM representa uma força científica e econômica para a região, com mais de 90 cursos de especialização, 28 de mestrado, 12 de doutorado e 52 cursos de graduação, com câmpus sede em Maringá, e câmpus regionais em Umuarama, Cianorte, Goioerê, Cidade Gaúcha e Diamante do Norte. Além da Fazenda Experimental de Iguatemi e a Base Avançada de Pesquisa, em Porto Rico.
**
Atualmente é a primeira universidade estadual do Paraná, segundo avaliação do Ministério da Educação (MEC), está entre as 20 as instituições de ensino superior do País com maior publicação de artigos científicos e já graduou 43 mil profissionais.
- Presta serviços à comunidade realizando mais de 100 tipos de exames laboratoriais, atendendo 130 municípios; produz medicamentos distribuídos aos postos de saúde; mantém uma rede de laboratórios que analisa desde a taxa de penetração de produtos na pele humana até a qualidade da água, do solo, de grãos ou a resistência de materiais.
- Possui um Centro de Controle de Intoxicações; oferece atendimento jurídico gratuito à comunidade carente e cursos técnicos em música e de línguas estrangeiras, além dom Centro de Educação Infantil e o Colégio de Aplicação Pedagógica.
- Na área de saúde, a universidade tem um complexo de saúde, formado pelo HU, Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac), Hemocentro, Clínica Odontológica e Unidade de Psicologia Aplicada (UPA). .
- A UEM também possui o Escritório de Cooperação Internaciona atuando nas relações internacionais com várias instituições estrangeiras, por meio da cooperação técnico-científica.