(44) 3222-7836

07 março 2009

Coluna de domingo 08-03

"Pensando que Deus criou o homem antes de criar a mulher, lembrem-se que artistas fazem modelos antes de fazerem obras primas."


DataSenado ouve mulheres de capitais brasileiras
-- sobre a violência doméstica e familiar --

"Três anos depois de entrar em vigor, a Lei Maria da Penha se transformou em importante defesa das mulheres na luta contra a violência doméstica e familiar. Pesquisa do DataSenado revela que 83% da entrevistadas conhecem ou já ouviram falar da Lei. Dentre as que conhecem, 58% souberam indicar, espontaneamente, uma ou mais formas de proteção à mulher prevista na Maria da Penha.

Mas a pesquisa revelou também que na opinião de 78% das entrevistadas o medo impede as mulheres de denunciar os agressores. Apenas 4% dizem que as mulheres costumam denunciar a violência que sofreram às autoridades. Para 62%, o fato de a mulher não poder mais retirar a acusação após a queixa faz com que ela desista da denúncia.

Conhecer a Lei, porém, não livra algumas mulheres dos agressores: 19% das entrevistadas declararam ter sofrido violência doméstica e familiar; dentre elas, 81% conhecem a Lei Maria da Penha. Os resultados da pesquisa do DataSenado mostram, também, que 62% revelaram que conhecem mulheres que já sofreram agressão.

Além de falar sobre a Lei Maria da Penha, as mulheres fizeram sugestões para o combate à violência doméstica e familiar. As mais citadas foram: intensificar as campanhas de divulgação a respeito dos direitos da mulher (22%), denunciar as agressões (20%) e melhorar a assistência à mulher (17%)."

- Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado
foto: Alice Varajão





Letrada
Será lançado amanhã, em noite de autógrafos na Editora Iluminuras, na Vila Madalena, em São Paulo, o livro "A Morte de Empédocles", de Friedrich Holderlin, com tradução e introdução por Marise Moassab Curioni.
Aqui de Maringá vão conferir Cidinha e Francesco Curioni, cunhada-irmão de Marise, que tivemos o prazer de conhecer em noite de festa em família aqui na Cidade Canção.




Patrícia Santos, mestre em Engenharia, pós graduada em Administração e Marketing e consultora de empresa, vem de São Paulo pra falar especialmente sobre Especialmente Mulher. Na quarta-feira a partir das 20, no Anfiteatro Dona Guilhermina, abordará temas como razão, emoção, 1001 utilidades, Amélia, romantismo e amadurecimento, visando conscientizar a mulher da sua força e importância na sociedade. De maneira inteligente e divertida. ** A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de 1 litro de leite longa vida. Convites limitados na Sociedade Médica, Acim Mulher e consultório Cleuza Belczak -- tia da palestrante -- à av. Tiradentes, 1081. foto: Arquivo pessoal




"De derrotada a poderosa"
Neste livro, a psicóloga e escritora norte-americana Eli Davidson descreve com bom humor cenas do cotidiano feminino, oferecendo dicas de como encarar os múltiplos temores que atormentam e aprisionam as mulheres: quilos, autocrítica e o hábito de ignorar suas próprias necessidades. A autora propõe que, por meio das técnicas já usadas por ela e seus clientes, a leitora reinvente a sua própria vida. A publicação chega ao Brasil com o selo da Editora Vida & Consciência em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
**
Longe de ser mais um monótonos manuais com regras para alcançar o sucesso do tipo "você tem que", De derrotada a poderosa é um convite para que as mulheres reacendam seus sonhos e a paixão pela vida. Assim como o irreverente seriado americano "Sex and the City", o livro usa cenas do cotidiano feminino como pano de fundo para sarcásticas observações comportamentais. Ao fim de cada capítulo, a autora incluiu jogos que auxiliam as mulheres a colocarem em prática as técnicas apresentadas. Os jogos são, na verdade, as suas estratégias para o sucesso, pois ajudam a tornar os novos comportamentos divertidos.



Senhoras e senhoritas
A Câmara da Mulher Empreendedora de Maringá agendou palestras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Começa terça-feira, com a psicóloga Elizabete Willemann falando sobre “Mulher, administre seu tempo”, no auditório do Senac, às 19h30. Encerrando as festividades, no dia 24, no Giardino tem exposição de produtos, desfile de modas e jantar comemorativo, por adesão. Convites: 3026-4444.



Baton
*- Natália Maria Martin será homenageada com o Prêmio ACIM Mulher, em almoço, no Hadock.
*-Luciane Ferreira Novais reúne as lulus amigas para brindar o níver. Belos 25 ´s.
**
A jornalista- fotógrafa curitibana Alice Varajão faz o circuito Norte do Paraná no início da semana. Amanhã, confere a Movelpar, em Arapongas, e terça e quarta-feiras circula por Maringá



Pão e Rosas
O Dia Internacional da Mulher será festejado de forma diferente, animada, elegante e perfumada, na próxima quinta-feira, na sede da Sede da OAB Maringá. Um coquetel em homenagem às mulheres, com surpresas e todo o glamour que a noite requer, agendados. Os homens, bem, os homens ficarão apenas na vontade...




Homenagens pink
A Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná comanda um café da manhã para homenagear as advogadas pelo Dia Internacional da Mulher, terça-feira, na sede da OAB Paraná, em Curitiba, com palestra sobre “Assédio moral e assédio sexual nas relações de trabalho”, pela desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 9.ª Região, Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu. De anfitriã a presidente da CMA, Sandra Lia Bazzo Barwiski
.



Netânia Inês Vicentino fisgou de vez o bem Andrey Herbert Tapia. Dias 4 de abril casa-se em solenidade da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Alphaville. Ao lado dos filhos Délcia Inês Pulzato e José Carlos Vicentino - Adair Beatriz e Zenildo Aguiar. -- foto: Arquivo pessoal



Pernocas em forma
A "II Corrida "Dia Internacional da Mulher" que acontece hoje, às 9 da matina, no entorno do Parque do Ingá, homenageia 1ª dama do município, Bernadete Matos Barros. Segundo Lauri Cesar Bittencourt, presidente da Associação de Atletismo, todos os anos será escolhida de uma homenageada, em função de sua participação na vida da comunidade, seja no atletismo, ou na atividade social ou econômica.



La vie en rose
" O tempo está melhorando por aqui e já temos tido dias de sol, quase primavera. É uma época do ano muito gostosa na França pois todos esperam com ansiedade o sol e o calor do verão. A natureza se renova completamente e as árvores recuperam suas folhas, flores e frutos. Uma beleza!." Heloisa Valente Fressnet, diretamente de Paris
.



Batalhadoras
A cada dia mais, as mulheres buscam qualificação profissional para enfrentar o mercado de trabalho, segundo dados do Senai. Em 2007, as mulheres foram responsáveis por 290 mil matrículas em todo o país, o que representou cerca de 20% do total. No Paraná, o índice foi semelhante no mesmo ano: 20,5%. Ano passado, o total de mulheres matriculadas nos cursos de educação profissionalizante do Senai no Paraná foi de 20.504, ou 22% de um total de 93.987 matrículas. “A força e a presença feminina no mercado de trabalho não se dá somente por números, mas também pela qualidade”, ressalta João Barreto Lopes, diretor regional do Senai Paraná. Da década de 90 até hoje mais de 50% das micro e pequenas empresas do Brasil estão sob a liderança de uma mulher. “O que revela o espírito empreendedor das mulheres”
*****************