(44) 3222-7836

03 julho 2009

CINEMA NA PERIFERIA

Um dos filmes produzidos durante a passagem do projeto Cine Tela Brasil pelo Paraná, foi selecionado para participar do Festival Internacional Cine CUFA (Central Única das Favelas), no Rio de Janeiro.
O curta-metragem Estilingue, idealizado, filmado, editado e encenado por jovens de Ponta Grossa, será exibido em duas sessões especiais no evento que valoriza as produções criadas por moradores e legítimos representantes das favelas e das periferias. Não apenas do Brasil, mas das favelas e periferias do mundo.
O filme concorre ao prêmio especial “Governo do Rio – Na Tela da Favela”, instituído pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio.
**
O curta retrata um grupo de garotos que quer descobrir quem mora no banheiro da escola onde eles estudam, e foi produzido durante a primeira edição da Oficina Itinerante Tela Brasil, realizada pela concessionária CCR RodoNorte, através das leis federais de incentivo à cultura.
A empresa financia o projeto idealizado pelos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi.
**
Equipes com profissionais experientes em grandes produções do cinema brasileiro, como “Bicho de Sete Cabeças” e “Chega de Saudade”, dividem seus conhecimentos com jovens talentos de comunidades que vivem na área de atuação das concessionárias que integram o grupo CCR.
Além de assistirem aulas sobre elaboração de roteiro, filmagem, fotografia e edição, os estudantes também participam de uma palestra com algum grande ator ou diretor do cinema nacional.
A jornalista Paula Schamne ajudou na elaboração do filme.
**
As exibições dos filmes selecionados para o Cine CUFA acontecem na próxima quinta-feira, 9 de julho, no Complexo do Alemão, Teatro Mário Lago e Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
Interessadas em mais informações sobre a Oficina Tela Brasil podem acessar o site
http://www.telabr.com.br/.
**
Na foto, o ator e diretor Paulo Betti trocando experiências com os jovens que participaram da Oficina Tela Brasil, em Ponta Grossa.
foto: Mendonça Jr.