(44) 3222-7836

11 julho 2009

MOSTRA CAIXOLA

Projeto curitibano é premiado pelo Ministério da Cultura
**
Misturar áudio com fotografia e exibir o resultado em uma sala de cinema: a idéia deu certo nas duas primeiras edições da Mostra Caixola, com participantes de todo o Paraná criando narrativas audiofotográficas.
O projeto chamou a atenção do Ministério da Cultura que contemplou a iniciativa com o Prêmio Pontos de Mídia Livre.
**
Foram mais de 400 projetos de todo o Brasil concorrendo ao prêmio que tem por objetivo destacar iniciativas de comunicação participativa que promovam interatividade com o público, com os participantes utilizando fotos e áudio – seja música, ruídos, diálogos, entre outros – para criar um trabalho narrativo.
O evento neste ano deve acontecer em novembro em parceria com a UniCultura – Universidade Livre da Cultura, ONG dedicada à pesquisa, produção e promoção cultural. As inscrições para a terceira edição começam em setembro.
**
O projeto surgiu em 2007, depois de algumas discussões sobre o futuro da fotografia entre o professor universitário André Zielonka e outros fotógrafos, com a ideia inspirada no projeto Magnum In Motion (http://inmotion.magnumphotos.com) da agência internacional Magnum.
**
De acordo com o diretor artístico da Mostra, André Zielonka, essa narrativa audiofotográfica tem uma proposta diferente do vídeo ou do cinema. “Apenas a fotografia congela um momento e é capaz de mostrar uma tensão que não existe no vídeo. Sem contar que existem coisas que só a fotografia revela, detalhes que no vídeo passam despercebidos. São esses detalhes que a gente quer explorar com esse projeto”.
**