O que está reservado para o Brasil nas próximas décadas? A crise econômica acabou de fato? O que é necessário para que o país obtenha um crescimento sustentável?
***
As respostas para estas perguntas de tantos brasileiros foram sugeridas pelo embaixador Rubens Ricupero e ex-secretário-geral Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento), Rubens Ricupero, no evento de tecnologia "McAfee Executive Summit", no Hotel Unique em São Paulo.
O economista afirmou que a crise está chegando ao fim e que o Brasil precisa atentar para quatro fatores cruciais para que seu desenvolvimento seja promissor nos próximos 40 ou 50 anos: demografia, petróleo e commodities, mas uma quarta tendência, as mudanças climáticas e o aquecimento global podem ameaçar este crescimento.
A tecnologia também foi mencionada como vital para a prosperidade nacional, exercendo papel importante para que os índices de investimento do Brasil cheguem aos 20% ou 25% do PIB brasileiro, sendo essa a receita para se alcançar o crescimento sustentável tão almejado pela nação.