(44) 3222-7836

28 outubro 2009

DIRETO DE ROMA...

Hoje, quarta-feira, depois de longa espera na Praça de São Pedro, que estava lotada, os 46 integrantes do Coral Infanto-juvenil Arquidiocesano de Maringá cantou 8 músicas para o Papa Bento XVI e a multidão que acompanhou a catequese, no Vaticano.

Assim que o cerimonial citou o nome do grupo de Maringá, as vozes brasileiras começaram a ser ouvidas por todos. A primeira música que tomou conta da praça foi Aquarela do Brasil. Na tradicional catequese, nem sempre há espaço oficial para apresentações de grupos musicais. No entanto, é costume que os grupos que acompanham o Papa neste dia façam o possível para ser notados pelo Santo Padre. Foi o que aconteceu.

Assim que um jornalista da Rádio Vaticana entrevistou o assessor do coral, padre Orivaldo Robles, e pediu para o coro cantar uma música, o grupo, que estava um tanto distante do palco central em que o Papa fica, foi chamado para uma área especial logo abaixo do grande altar montado na Praça São Pedro. A emoção tomou conta de todos. De acordo com padre Orivaldo “O jornalista se encantou com a qualidade e a simpatia do coral e por isso deu uma forcinha para a gente entrar”.

A regente Denise Pimentel, após muitas lágrimas, agradeceu a Deus e chamou os coralistas para rezar o Pai Nosso no meio da multidão, como forma de agradecimento. Além de Aquarela do Brasil, Bento XVI ouviu Ave Maria, de Vila Lobos; Festival Sanctus; Segura na mão de Deus; Cantando; Romaria; Cerf Volant (Les Avions) e Carnavalito Quebradeño.

Durante a catequese, assim que se pronunciou em língua portuguesa, o Papa citou o coral de Maringá e agradeceu a presença dos brasileiros. Por articulação da Irmã Tereza Nunes, brasileira que mora em Roma, o coral vai cantar na Basílica de São Pedro, amanhã, quinta-feira, 29.
**
Na terça-feira, 27, o grupo passou o dia em Nettuno, no Santuário Nossa Senhora das Graças e Santa Maria Goretti. Os integrantes da equipe conheceram o local em que ficam os restos mortais da santa que dá nome à paróquia da Arquidiocese de Maringá, onde o coral iniciou as atividades por inspiração do padre Orivaldo Robles. Além do Santuário, eles visitaram a casa em que Maria Goretti foi assassinada. A turnê pela Europa continua com visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Portugal, no sábado.
A equipe da TV 3º Milênio de Maringá que enviou oS cinegrafista Anderson Ferrassa e jornalista Everton Barbosa para fazer um documentário das apresentações, conseguiu autorização especial para ficar numa área reservada, o que garantiu imagens próximas ao altar do Santo Padre.
foto: Divulgação