(44) 3222-7836

05 outubro 2009

POESIA ESPACIAL

Mobilizar a população do mundo inteiro para a questão da preservação das águas do planeta, é o que motivou Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil e da ONG One Drop Foundation, a criar o projeto Missão Poética Social, que nesta sexta-feira, 9 de outubro, movimentará 14 cidades do mundo, artistas, personalidades ligadas ao Meio Ambiente e população.
**
Na sexta-feira, Guy Laliberté, que está em sua primeira missão espacial a bordo da aeronave Soyuz TMA-16, junto com outros 21 astronautas, lidera a primeira viagem espacial com cunho artístico social. Do espaço, Guy lerá ao vivo, da Estação Espacial Internacional, uma mensagem especial para o evento e interagindo com os mestres de cerimônia de cada país.
Os eventos serão simultâneos no Rio de Janeiro, Montreal, Moscou, Santa Mônica, Nova Iorque, Johanesburgo, Mumbai, Marrakesh, Sydney, Osaka, Tampa, Cidade do México, Paris e Londres – além da estação espacial onde Guy estará. Em cada cidade foi selecionado um artista ou personalidade de grande influência local como representante do movimento e condutor do evento, entre eles Al Gore, David Suzuki, Salma Hayek, Peter Gabriel, Shakira e dos músicos do grupo U2.
**
No Brasil, a Missão Poética Social terá como representante o cantor-compositor Gilberto Gil, reconhecido por seus projetos em defesa do Meio Ambiente, frente a ONG Onda Azul. Gil, vai ler um trecho do poema inédito escrito por Yann Martel, vencedor do Booker Prize, especialmente para o movimento. O poema, na verdade uma fábula, terá seus trechos lidos pelas personalidades convidadas em cada um dos 14 países.
**
A noite será na Fundição Progresso, a partir das 19h, com set do DJ Nelsinho, apresentação do grupo Empolga, e às 21 começa a transmissão mundial, direto de Montreal, com uma apresentação inédita do Cirque du Soleil – um enorme telão de LED, com dimensões de 9m X 5m, exibirá todos os eventos que estarão acontecendo ao redor do mundo.
Em seguida, Guy Laliberté falará ao vivo, direto da aeronave Soyuz TMA-16. O Brasil será o terceiro país na sequência de participações. O tempo total da transmissão, cerca de duas horas, será igual ao tempo que a estação espacial em que Guy Laliberté viaja levará para dar a volta completa ao redor da Terra.
**
“Nos últimos 25 anos, minhas viagens ao redor do mundo me permitiram conhecer pessoas extraordinárias: artistas, líderes, amigos... Estou realmente muito tocado que aceitaram contribuir com suas vozes, seu talento e sua criatividade para este projeto. Eles estão hoje aqui porque têm as mesmas preocupações sobre a questão da água e eu realmente acredito que através de nossa arte e nossas emoções poderemos enviar essa mensagem para todo o mundo”, Guy Laliberté, que pagou a bagatela de US$32 milhões, isso mesmo 32 mihlões de ´dolares, para ocmandar do espaço o evento.
**
Quer assistir? O evento será captado em full HD e transmitido ao vivo pelos sites www.onedrop.org e www.aol.com
fotos: divulgação