"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo." Herman Hesse

**
Em 32 anos de profissão, Laurentino trabalhou para alguns dos mais importantes veículos de comunicação do Brasil, incluindo a revista Veja e o jornal O Estado de S. Paulo. Com o livro “1808” ganhou dois prêmios Jabuti de Literatura, nas categorias 'Livro-Reportagem' e 'Livro do Ano de Não Ficção'. A obra permanece há mais de dois anos na lista dos livros mais vendidos do Brasil e de Portugal, e foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras. Atualmente -- após terminar as pesquisas -- Laurentino está em temporada de um prolongado recolhimento para escrever sua nova obra, "1822", sobre a Independência do Brasil.
Matéria www.carmenribeiro.com
foto: Divulgação
FRASE DO ANO
" Querido Papai do Céu, este ano, por favor, mande roupas para todas aquelas pobres mulheres do computador do papai. Amém."

**
Com o título 'Um ex-bandeirinha que subiu ao pódio' o texto relata as corridas e vitórias memoráveis de Eduardo, como a emocionante conquista das Mil Milhas de 1996. No alto do pódio Celidônio vê seu companheiro de prova, Camilo Christófaro, bater no ombro do jovem Emerson Fittipaldi, de apenas 20 anos, que fazia parceria com Jan Balder e chorava bastante pela derrota (a dupla acaba ficando em terceiro lugar), dizer: "Garoto, não chora, você ainda vai longe".
Eduardo mora em Maringá -- desde 1980 -- , tem um vasto círculo de amigos, é ex-presidente do Clube Hípico e fundador do Cemitério Park.
Apesar das filhas Anna e Renata residirem em São Paulo, ele não sai mais da terrinha, cidade onde seu pai plantou café no fim dos anos 1940 e o seu filho caçula, Ruy Celidônio, possui uma escola de tênis. Matéria completa www.carmenribeiro.com
foto: Luiza Sigulem
MAIOR PANETONE DO MUNDO
O Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná tenta o segundo recorde mundial. Nesta madrugada de 30 de novembro, começa a ser feito um panetone gigante de 330 kg, por 25 pessoas. Às 15h30 de amanhã, segunda-feira, deverá estar pronto, com representantes do Guinness of Record e do IPEM - Instituto de Pesos e Medidas conferindo e certificando a conquista. Depois será distribuído em comunidades carentes.
O presidente do SIPCEP, Joaquim Cancela Gonçalves, de plantão, esperando a confirmação do recorde.
**
Com 135 minutos de duração, produzido com o menor orçamento já realizado na história do cinema, vai concorrer no Festival de Cinema de Berlin de 2010, "se Deus nos ajudar a terminá-lo em tempo.
Estamos a 100 por hora.", informa Marcus Tozini , maringaense, professor de inglês, que há anos mudou-se para os States e há 4 anos mora na capital inglesa. Que tal uma conferida na produção via Internet? No youtube tem um pequeno teaser ("uma mostrinha"), com a trilha original:- http://www.youtube.com/watch?v=RFv4lWIlP-4
foto: Arquivo pessoal
MININOTAS
* Gilclér Regina fala sobre “A essência dos vencedores”, no Teatro Marista, às 19 horas, amanhã. A convite da Acim.
* Regina e João Batista Ruggeri foram calientar nas areias brancas da bela Fortaleza. O filhão Matheus acompanhou o casal. Retornaram prontos para a correria de final-de-ano.
* Artur Grynbaum, presidente do Boticário, fala sobre “Gestão da Sustentabilidade na Cadeia de Valor” no 'Fórum de Sustentabilidade, no Transamérica Expo Center', em São Paulo.
* Luciana Cristina Moreira e Luis Paulo Ferrari vão ser papais. Encomenda feita, encomenda aceita por dona cegonha.
**
A Sociedade Médica reúne associados e convidados em sua séde campestre para almoço de confraternização. Cardápio italiano.