(44) 3222-7836

26 fevereiro 2010


Hora do Planeta 2010
27 de março
20h30min
**
Foi em Chengdu, China, dia 11 de fevereiro, o lançamento oficial da contagem regressiva para a Hora do Planeta 2010, tendo Mei Lan, a ursa panda que voltou recentemente para a China após uma missão diplomática em Atlanta (EUA), como Embaixadora Mundial .
Neste 'Ano Internacional da Biodiversidade', a ursa Mel também simboliza a importância de protegermos ecossistemas e espécies em todo o planeta.
Às 20h30min, do dia 27 de março, próximo domingo, milhões de pessoas em todo mundo irão desligar as luzes durante sessenta minutos, na maior mobilização mundial contra o aquecimento global.
**
"A Hora do Planeta 2010 constitui a evidência de que a comunidade mundial quer adotar hábitos e um estilo de vida de baixo carbono, demonstrando sua liderança para que, por sua vez, nossos líderes mundiais tratem a questão do aquecimento global com a responsabilidade necessária”, declarou o diretor-executivo e co-fundador da Hora do Planeta, Andy Ridley.
O diretor geral da Rede WWF, Jim Leape, disse que o fato de a cidade de Chengdu – que integra a economia que mais cresce no mundo – liderar pelo exemplo, ao se comprometer com essa iniciativa e oferecer os serviços de Mei Lan para esse cargo de tanto prestígio, constitui uma homenagem à Hora do Planeta. “Chengdu é o ponto central desse chamamento mundial à ação para a adoção de uma resolução do clima, durante o lançamento da Hora do Planeta 2010."
**
O Brasil também apaga suas luzes
Pelo segundo ano consecutivo, o WWF-Brasil e promove a Hora do Planeta no país. Em 2009, milhões de brasileiros apagaram as suas luzes e mostraram preocupação com o aquecimento global. No total 113 cidades brasileiras, incluindo 13 capitais, participaram do evento, com ícones como o Cristo Redentor, Ponte Estaiada e Teatro Amazonas ficando no escuro por sessenta minutos.
A mobilização já começou com o site www.horadoplaneta.org.br sendo a plataforma onde cidadãos, empresas e organizações brasileiras podem deixar seu comentário e obter mais informações sobre o movimento.

A História
Desde sua primeira edição em março de 2007, a Hora do Planeta não parou de crescer. O que era um evento em uma única cidade, Sidney, na Austrália, tornou-se uma ação que varreu os continentes, envolvendo centenas de milhões de pessoas em mais de 4.100 cidades, em 88 países.
Considerado o maior ato voluntário que o mundo já conheceu, alguns dos mais conhecidos monumentos como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel em Paris, a Acrópole de Atenas e até mesmo as luzes de Las Vegas ficaram no escuro durante uma hora.