As ladies da Associação Amigas da Mama do Paraná, que atende voluntariamente mulheres com câncer de mama em todo Estado, dividiram um café a manhã com a primeira dama Regina Pessuti. Em pauta, o apoio do governo estadual para o lançamento da campanha “Outubro Rosa”, uma mobilização mundial que visa chamar a atenção das mulheres sobre a importância de se prevenir o câncer de mama.
No Paraná, dezenas de entidades vão participar da campanha iluminando alguns pontos da cidade com luz cor de rosa.
Na reunião também foram destacados alguns direitos jurídicos, que muitas mulheres com câncer desconhecem, e a dificuldade para que elas voltem ao mercado de trabalho.
Mulheres com a doença podem resgatar o FGTS, pedir aposentadoria ou um auxilio doença pois sendo um problema de saúde pública, passa a ser social, porque atualmente as mulheres ajudam a compor a renda familiar e quando deixam de trabalhar o orçamento fica comprometido.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, somente neste ano, foram registrados 49.240 novos casos da doença. No Paraná, o câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres de 50 a 70 anos. Dado importante é que a patologia já atinge mulheres mais novas, inclusive entre mulheres de jovens de 20 e 30 anos”.
foto: Joel Cerizza
Nenhum comentário:
Postar um comentário