(44) 3222-7836

21 fevereiro 2011

Poluição no Rio Iguaçu
O Grupo Paranaense de Comunicação - GRPCOM realiza amanhã,  terça-feira,  no Teatro HSBC, em Curitiba, o  2º Fórum Águas do Amanhã, reunindo representantes da indústria, comércio, e agricultura. 
O objetivo é discutir o engajamento do setor produtivo na utilização racional os recursos hídricos e definir uma agenda de compromissos comuns para a melhoria da qualidade da água da bacia do Alto Iguaçu, onde ficam as nascentes do Rio Iguaçu, na Região Metropolitana de Curitiba.

“É importante deixarmos de lado a ideia de que tudo é papel do governo. Quando o assunto é bacia hidrográfica, todos nós, como indivíduos, e todos os setores da sociedade são responsáveis e o engajamento da indústria e da agricultara é fundamental para essa mobilização pela recuperação do Rio Iguaçu”, afirma o coordenador técnico do projeto Águas do Amanhã e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Antonio Ostrensky.
 Serão apresentados e debatidos projetos de tratamento e reaproveitamento dos recursos hídricos desenvolvidos por empresas e cooperativas.  “A discussão de projetos mostra na prática qual é a visão e a relação da indústria e da agricultura com os recursos hídricos”, diz Ostrensky.
           Os fóruns Águas do Amanhã têm o objetivo de consolidar informações e elaborar um diagnóstico único sobre os problemas que afetam a bacia do Alto Iguaçu.  O 1º fórum reuniu o Poder Público em agosto do ano passado. O próximo, em março, vai reunir a sociedade civil e o quarto, que será realizado em julho, vai consolidar as informações  levantadas pelos grupos de trabalho para, em seguida, elaborar um plano de metas e ações para a melhoria da qualidade da água da  bacia do Alto Iguaçu.
 Lançado em março de 2010, o Projeto Águas do Amanhã tem como proposta mobilizar a sociedade paranaense em prol da recuperação do Rio Iguaçu. Alguns trechos do rio, localizados na Região Metropolitana de Curitiba, estão poluídos, gerando impactos nocivos ao meio ambiente, à economia e à sociedade.    

Nenhum comentário: