(44) 3222-7836

04 outubro 2011

 A artista plástica e professora universitária maringaense
 Tânia Machado
 expõe seus trabalhos na sala de exposições do Museu Helenton Borba Cortes, no Teatro Calil Haddad, de hoje até o dia 30 de outubro.
 Breviário: páginas de um caderno de imagens,
é composta por 28 pinturas .
Vernissage, às 20 horas.
Tânia comenta que o que conduziu a produção destes trabalhos foi a observação das formas de reter na memória as coisas e pessoas, e o hábito de fazê-lo no dia a dia. “A maneira como anotamos essas memórias possíveis pode ser em pequenos cadernos, que muitas pessoas carregam, com pauta ou sem pauta. Chamo-os de Moleskine, cadernos de viagens, caderno de artista... É nele que desenhamos, anotamos, duvidando da nossa memória. Observamos o mundo que nos cerca e nele buscamos inspiração para a criação”.



“E nesse caminho encontro a memória e o tempo, de forma objetiva na imagem gerada pelo desenho e pintura e as diferentes maneiras de vê-los, olhá-los: uma paisagem pode ser bela, sublime, insignificante ou feia...Inspirada em Bérgson, encontro a imagem-lembrança, na qual, é possível o reconhecimento de uma percepção já experimentada, na qual, nos refugiamos para buscar uma certa imagem. Nelas, podemos reter o movimento dos significados, que nos indicam pedaços de situações passadas. Armazenamos o passado como memória. Conseguimos isso a partir das nossas experiências e os nossos hábitos, que são perspectivas de comunicações estéticas, éticas, políticas a um só tempo”.
fotos: Arquivo pessoal

Nenhum comentário: