Pequenas empresas de Maringá participam do
 Salão +B, em 
São Paulo  
O Salão +B de Negócios de 
Moda e Conteúdo Criativo é um espaço no qual as empresas brasileiras do segmento 
de moda autoral podem expor coleções ao público de compradores nacionais e 
internacionais e, dessa forma, apresentar a estes mercados o potencial criativo 
da moda brasileira. O objetivo é 
potencializar a geração de negócios de valor com o varejo especializado nacional 
e internacional e fornecer ao setor conteúdo criativo inovador. 
Promovido pela Associação Brasileira 
de Estilistas (ABEST), começa amanhã, terça-feira,e prossegue até 
sexta-feira, antecipando criações de marcas brasileiras em roupas e acessórios 
para o verão 2014.
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             As empresas maringaenses  Only You, 
Ópera Z, Izabel Angeli, Mon'dress Lingerie, Klausid e Strut estarão presentes 
depois de participarem do  Salão +B de Negócios de Moda e Conteúdo 
Criativo  e  Arranjo Produtivo Local 
(APL) do Vestuário de Maringá, fruto 
de um convênio firmado entre o Sebrae e ABEST.  A saber, o APL do Vestuário de Maringá foi o primeiro do país a 
receber a iniciativa, executada em parceria com o Sebrae/PR e o Sindicato da 
Indústria do Vestuário de Maringá e Região (Sindvest). 
        Ao serem 
selecionadas para o projeto, as empresas participaram de capacitações 
especializadas, tanto coletivas quanto individuais, nas áreas de gestão de 
produto, com ênfase em processo criativo, bem como de gestão mercadológica, com 
foco no processo comercial e marketing. Entre as ações, foram realizados 
workshops, nas áreas de design de produtos e mercado. Ao longo de três meses, as empresas receberam apoio para 
desenvolver produtos com caráter inovador e conceitual, para serem expostos no 
Salão +B. 
   
Destaque-se que o  APL do Vestuário de Maringá é 
o segundo maior polo confeccionista do país reunindo mais de 3,8 mil empresas 
voltadas para a área de confecção e também para atividades como estamparia, 
lavanderia, etiquetas, dentre outras. 
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         Para a coordenadora estadual do setor do 
Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, “Essas empresas vão expor sua produção para formadores 
de opinião, varejistas, pessoas influentes e reconhecidas no mercado da moda e 
do design. Além de expor suas peças, os empresários paranaenses ainda 
conhecerão as peças produzidas por outras empresas e participarão de uma série 
de palestras. Todo esse conhecimento traz novas referências para os 
empresários". 
       Para o 
consultor do Sebrae/PR e gestor do APL de Vestuário de Maringá , Élvio Saito, 
“Será uma vitrine para as empresas 
paranaenses. A partir do momento que o empresário está em um evento desse porte, 
contatos podem surgir depois."  
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