(44) 3222-7836

23 janeiro 2014

AMBLIOPIA - ptose congênita

Prezada Carmen, sou responsável pelo site http://www.ptose.com.br/, onde frequentemente recebemos cartinhas abordando uma das conseqüências da ptose congênita, a ambliopia
**
"A ambliopia, também chamada de “olho preguiçoso” é um problema sério, que se não for diagnosticado a tempo irá causar a perda ou redução da visão. A ambliopia não pode ser corrigida com óculos, porque o problema não está no olho, mas no cérebro. Se um dos olhos tiver um problema, a criança em crescimento vai utilizar apenas o olho “bom” e o outro olho não vai se desenvolver, pois o cérebro precisa suprimir a imagem deste olho para que a criança não apresente visão dupla.
Uma das causas mais complicadas da ambliopia é a ptose congênita (quando a pálpebra é caida e obstrui a visão), porque precisa ser corrigida através de uma cirurgia muito delicada e de alta precisão, em que os músculos que levantam a pálpebra são encurtados.Essa cirurgia precisa ser realizada assim que a criança possa colaborar com o oftalmologista no exame, o que ocorre geralmente aos dois anos e meio a três anos. O problema é que muitos pais ficam adiando a operação para quando a criança crescer, sem ter consciência da urgência da cirurgia.
**
Entrevistamos sobre o problema o
  Dr. Henrique Kikuta,
 cirurgião oculoplástico especializado na correção da ptose, em três vídeos curtos que estão no youtube:
Além de explicar como é feito o diagnóstico e o tratamento da ptose, o Dr. Kikuta fala do sofrimento da criança ao se perceber diferente e de como a cirurgia de correção da ptose pode transformar crianças tímidas e tristes em crianças mais sociáveis e alegres.
**
Nos colocamos a disposição para maiores informações sobre ptose palpebral e outros problemas relacionados com a visão no site http://www.ptose.com.br/ ou através do  mail@ptose.com.br
Atenciosamente" 
Milton Ferraz 

Nenhum comentário: