"Os consumidores do Paraná agora podem registrar reclamações e receber
resposta das empresas em relação a produtos e serviços contratados por meio
de uma plataforma online. No site www.consumidor.gov.br, o cidadão pode
fazer a queixa usando um equipamento que tenha acesso à internet, como
computador, smartphone ou tablet, sem precisar ir até uma unidade do
Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).
Desde o início do funcionamento do site, em 30 de maio deste ano, foram
efetuados cerca de 700 registros de consumidores e o índice de casos
solucionados está em 75% das reclamações realizadas, informa a coordenadora
do Procon-PR
**
"O site leva a cidadania mais perto do consumidor, que pode, da própria
casa, do trabalho, do ônibus, ou qualquer outro lugar, encaminhar a solução
para o conflito", afirma a coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano. "A
ferramenta é, também, uma alternativa para a população que não tem unidades
do Procon em seu município".
COMO FUNCIONA
"O registro de uma reclamação leva, em média cinco minutos. O consumidor
tem que fazer um cadastro no site, com login e senha, e verificar se a
empresa que ele quer reclamar está na plataforma. No site estão cadastradas
mais de 100 empresas entre as mais reclamadas nos Procons do país, como
operadoras de telefonia, bancos, empresas do varejo, indústrias, planos de
saúde e companhias aéreas.
Efetuada a reclamação, a empresa tem até dez dias correntes para
analisar e enviar uma solução ao consumidor. Após isso, o consumidor tem,
também, dez dias para analisar a proposta da empresa e verificar se teve, ou
não, sua questão resolvida. Caso não haja conciliação, o consumidor deve
abrir um processo nos órgãos de defesa do consumidor do seu município."
resposta das empresas em relação a produtos e serviços contratados por meio
de uma plataforma online. No site www.consumidor.gov.br, o cidadão pode
fazer a queixa usando um equipamento que tenha acesso à internet, como
computador, smartphone ou tablet, sem precisar ir até uma unidade do
Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR).
Desde o início do funcionamento do site, em 30 de maio deste ano, foram
efetuados cerca de 700 registros de consumidores e o índice de casos
solucionados está em 75% das reclamações realizadas, informa a coordenadora
do Procon-PR
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"O site leva a cidadania mais perto do consumidor, que pode, da própria
casa, do trabalho, do ônibus, ou qualquer outro lugar, encaminhar a solução
para o conflito", afirma a coordenadora do Procon-PR, Cláudia Silvano. "A
ferramenta é, também, uma alternativa para a população que não tem unidades
do Procon em seu município".
COMO FUNCIONA
"O registro de uma reclamação leva, em média cinco minutos. O consumidor
tem que fazer um cadastro no site, com login e senha, e verificar se a
empresa que ele quer reclamar está na plataforma. No site estão cadastradas
mais de 100 empresas entre as mais reclamadas nos Procons do país, como
operadoras de telefonia, bancos, empresas do varejo, indústrias, planos de
saúde e companhias aéreas.
Efetuada a reclamação, a empresa tem até dez dias correntes para
analisar e enviar uma solução ao consumidor. Após isso, o consumidor tem,
também, dez dias para analisar a proposta da empresa e verificar se teve, ou
não, sua questão resolvida. Caso não haja conciliação, o consumidor deve
abrir um processo nos órgãos de defesa do consumidor do seu município."
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