(44) 3222-7836

23 janeiro 2015

Caipirinhas na capital



E começa hoje, sexta-feira, 23, o ‘1º Circuito de Caipirinhas de Curitiba’, considerado o maior do país em sua categoria, organizado pela Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas-PR  + site Curitiba Honesta, esperando-se a venda de 60 mil copos da bebida que terá preço especial -- R$7,90 --  em qualquer  das versões. Vai até 7 de fevereiro.
**
O festival terá a participação de profissionais considerados “experts” no assunto. Um deles, o famoso Souza, do Bar Veloso de São Paulo, criador da melhor caipirinha do Brasil,  estará em Curitiba para conhecer algumas receitas na última semana do evento e comenta, “Nós não poderíamos ficar de fora de um evento como este. Curitiba conta com bares e restaurantes famosos nacionalmente, poder conhecer o que nossos colegas do Sul estão criando é mais que uma honra, é uma pesquisa de mercado.”
**
Mais de 50 bares e casas noturnas da cidade apresentarão em 15 dias, aproximadamente 50 receitas exclusivas elaboradas pelos bartenders e chefs dos estabelecimentos participantes. Receitas que levam frutas exóticas, bebidas importadas, pimenta e até chocolate poderão ser apreciadas pelos clientes.
“O mais interessante neste circuito são as criações, sabores novos, inovações, que ficarão em muitos cardápios aqui de Curitiba e em bares de todo o Brasil. Muitos proprietários de bares de outras cidades já afirmaram que virão até Curitiba para conhecer esses novos sabores”, comenta João Luiz Zucolloto, diretor de eventos e marketing da Abrabar-PR." -- Bem Paraná
**--** 


"Há muitas histórias sobre sua origem, porém em todas é consenso que a caipirinha foi inventada em Piracicaba, cidade do interior do estado de São Paulo, no século passado.
**
= Segundo alguns foi criada por volta de 1918, por Paulo Vieira, quando seus trabalhadores adoeceram com a gripe espanhola. Ele criou a bebida pois tinha muito carinho pelos seus trabalhadores e não gostava de vê-los sofrendo ...”
=Já para  historiadores, a caipirinha foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba, no século 19, como um drinque local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região. A Caipirinha em seus primeiros dias era vista como um substituto local de boa qualidade ao whisky e ao Vinho importado, sendo a bebida servida frequentemente em coquetéis da alta classe de fazendeiros, vendas de gado e eventos de grande notoriedade." 

Nenhum comentário: