(44) 3222-7836

31 maio 2016

Sobrevivente do genocídio nazista



A Editora da Universidade Estadual de Maringá (Eduem) lançou o livro Cotidiano, poder e relações sociais entre a Antiguidade e a Idade Média”,
reunindo uma coletânea de textos em homenagem ao professor aposentado Nachman Falbel, da Universidade de São Paulo (USP).
**
Polonês, Falbel resistiu e sobreviveu à barbárie da ocupação e do genocídio nazista e, em 1945, quando finda a 2ª Guerra Mundial, vai para Israel, e luta para que o povo judeu possua uma terra, aquela de sua promissão mitopoética na Torah.
"Não se trata aqui de defender as ações militares ou medidas de segurança do Estado de Israel, que efetivamente adquiriram conotação de terror e genocídio contra os árabes palestinos...O anseio de liberdade por eles [Falbel e Nelson Mandela] acalentado certamente encontra, na bondosa inteligência de Nachman Falbel, um insofismável aliado humanista. Falamos aqui, no entanto, de um sonho de liberdade, de regresso à Terra Prometida, de um povo expatriado pela Diáspora por quase 2 mil anos", texto do prefácio.
**
A livraria UEM fica no bloco F05, e o site é www.eduem.uem.br e fanpage "www.facebook.com/livrariaeduem". Telefone para contato: (44) 3011-4394.



Nenhum comentário: