(44) 3222-7836

01 agosto 2016

“1º Congresso Internacional de Estudos de Gênero e Política Criminal"


A Universidade Estadual de Maringá promove de hoje a quarta-feira, 
 "Uma década da Lei Maria da Penha: percursos, práticas e desafios'
para debater uma revisão os 10 anos de vigência da lei criada para proibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra as mulheres, a criação de Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e definição de medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
**
Reúne pesquisadoras renomadas do Brasil e do exterior, e uma consultora da Organização das Nações Unidas/ONU. Entre elas, Cecília Macdowell Santos, a professora da Universidade de São Francisco/USA  e Universidade de Coimbra (Portugal);  Wânia Pasinato,  socióloga, pesquisadora e consultora da Organização das Nações Unidas (ONU)/Mulheres, em Brasília; e Carmen Hein de Campos , advogada e professora de Direito, do Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), uma das entidades elaboradora do projeto Lei Maria da Penha.' Abertura, às 19h30.
**
Na programação  seis palestras, três mesas redondas (com integrantes da rede de atendimentos às mulheres em situação de violências do Judiciário, Polícia Militar, ONGs,  serviços de saúde &  outras); cinco Grupos de Trabalho para a apresentação oral de trabalhos (resumos expandidos); e diversas oficinas.
**
"Muitos limites, contudo, ainda existem. Além das relações íntimas de poder que pautam as práticas violentas, enfrentamos, hoje, o desmantelamento de importantes políticas nacionais que estiveram à frente da operacionalização da Lei Maria da Penha. A SPM (Secretaria de Políticas para Mulheres) é uma delas. De outra mão, vivemos em uma sociedade estruturada em uma cultura de constantes violações contra as mulheres"...A proposta é promover discussões interseccionais, interdisciplinares e que congreguem as vozes da universidade e da rede de atendimentos." - organizadores
**
Numap – O atendimento  é gratuito, oferecendo apoio jurídico para responder à grande demanda da comunidade interna e externa da UEM para implementação da Lei Maria da Penha. No Bloco 5, sala 3, das 13h30 às 17h30, câmpus universitário/UEM. Fone:- (44) 3011-5104.



Nenhum comentário: