(44) 3222-7836

25 setembro 2016

"Participe, transforme o seu olhar!"

O Hospital Psiquiátrico de Maringá  + Instituto de Psiquiatria e Saúde Integral – 

 agendaram para amanhã, segunda-feira, o inicio da 
"XXI Semana da Pessoa com Transtorno Mental e Dependência Química',
 em comemoração aos 54 anos de fundação.
**
A se destacar ser o HPM pioneiro na inclusão da arte-terapia no Brasil, no tratamento integral médico-hospitalar. O co-fundador do Hospital Psiquiátrico de Maringá, psiquiatra Onofre Pereira de Mendonça, acreditava que o criar artístico era uma legítima forma de expressão e deveria fazer parte do tratamento integral médico-hospitalar, facilitando assim a comunicação com o paciente psiquiátrico. Em 1962, fundou o hospital, com o primeiro atelier de pinturas sob supervisão de sua esposa Maria da Glória Parisotto Mendonça, artista plástica e jornalista, agregando ao prontuário médico a expressão artística dos pacientes em tratamento. Assim, iniciou-se o acervo de Pinturas do Inconsciente do H.P.M. com obras não comercializadas.
**
Objetivando interagir pacientes que se encontram em tratamento médico-hospitalar, familiares, cuidadores, colaboradores e a comunidade, além de promover a saúde integral dos pacientes e sua reinserção social, a  'Semana Semana da Pessoa com Transtorno Mental e Dependência Química', começara às 9h30, com cerimonial e presenças de autoridades, convidados e diretores HPM; benção ecumênica; apresentação cultural da Unidade de Adolescentes, de Capoeira pelo mestre Formiga e muito mais.
**
Durante toda a semana haverá programação especial com passeios, churrasco para pacientes, apresentação do coral “En Canto” com os pacientes regidos por Josué Sampaio; street dance, bingo, Baile da Primavera; gincanas shows e muito mais. Até sexta-feira, 30.
**
A 'XXI Exposição Itinerante de Pinturas do Inconsciente', que começou no dia 5 de setembro percorrendo vários pontos da cidade, encerra o percurso no hall da Prefeitura Municipal de Maringá, até o dia 3 de outubro.



Nenhum comentário: