(44) 3222-7836

10 julho 2017

"Lima Barreto: Triste visionário"
Hoje, segunda,  no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura, São Paulo, tem sessão autógrafos da antropóloga/historiadora e escritora Lilia Schwarc.. Em destaque o livro considerado a mais completa obra já escrita sobre o autor, com um olhar aguçado que busca compreender a trajetória do biografado a partir da questão racial, ainda pouco discutida, produzindo um perfil biográfico que abrange o corpo, a alma e os livros do sobre sua vida.
Pela Livraria Cultura e Companhia das Letras.

"Abarcando a íntegra dos livros e publicações na imprensa, além dos diários e de outros papéis pessoais de Lima Barreto, muitos deles inéditos, a autora equilibra o rigor interpretativo demonstrado em "Brasil: Uma biografia" e "As barbas do imperador" com uma rara sensibilidade para as sutilezas que temperam as relações entre contexto biográfico e criação literária.

Escritor militante, como ele mesmo se definia, Lima Barreto professou idéias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo (que sentiu na própria pele) e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira. Generosamente ilustrado com fotografias, manuscritos e outros documentos originais, "Lima Barreto: Triste visionário" presta um tributo essencial a um dos maiores prosadores da língua portuguesa de todos os tempos, ainda moderno quase um século depois de seu triste fim na pobreza, na doença e no esquecimento."

Só pra saber...." Afonso Henriques de Lima Barreto, carioca, mais conhecido como Lima Barreto, foi um jornalista e escritor que publicou romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX. A maior parte de sua obra foi redescoberta e publicada em livro após sua morte por meio do esforço de Francisco de Assis Barbosa e outros pesquisadores, levando-o a ser considerado um dos mais importantes escritores brasileiros."

Agradecemos convite.



Nenhum comentário: