(44) 3222-7836

30 setembro 2017

CONVITE AO CINEMA

Em cartaz o filme russo “Stalker”, de 1979, dirigido por Andrei Tarkovsky, com elenco formado por Alexander Kaidanóvsky, Alissa Freindlich, Anatoly Solonitsyn e Nikolai Grinko .

Último filme realizado na Rússia por Tarkóvski,  é uma parábola sobre a dignidade humana – segundo o próprio diretor.  Exibe uma paisagem devastada e pós-nuclear, onde um escritor e um cientista contratam um Stalker, ou seja, um guia, que os conduzirá até  “A Zona”,  local onde os desejos podem ser realizados. A jornada perigosa e clandestina  pois o acesso ao local é proibido, com oss três homens enfrentandoo não apenas as adversidades da paisagem, mas também os conflitos internos de cada um – e o temor do Stalker é de que os desejos dos dois homens sejam egoístas e negativos.

Atores,  trilha e  fotografia são grandiosos num filme sobre a dignidade humana, com grandes closes dos rostos dos atores revelando que talvez o segredo do filme esteja mesmo apenas no olhar,  o filme encaminha-se, ao final, para o lugar do sagrado.
 Destaque para o monólogo de Alissa Freindlich, como a mulher do Stalker. É arrebatador e, em poucos minutos, consegue dar conta de uma vida inteira.”

No Auditório Hélio Moreira/Paço Municipal, às 20 horas, censura 16 anos, entrada gratuita.
Paulo Campagnolo - Coordenador e Curador do projeto Convite ao Cinema comanda o debate .


Nenhum comentário: