(44) 3222-7836

28 outubro 2017

"Arrependimento Sem Perdão "
 Filme russo será exibido às 20 horas, no Auditório Hélio Moreira, Paço Municipal/Maringá. Censura 18 anos. Entrada gratuita.

“De cara, vou dizendo... é uma obra-prima! O diretor georgiano Tengiz Abuladze criou a um só tempo, o mais feroz dos filmes contra o stalinismo, além de um estudo de personagem dos mais inteligentes do cinema feito na ex-URSS, da qual a Geórgia fazia parte. Realizado em 84, mas vetado pelos censores socialistas, o filme acabou sendo lançado em 87 (já sob os auspícios da glasnost de Gorbachev), durante o Festival de Cannes – de onde levou três importantes prêmio: Grande Prêmio do Júri, Prêmio da Crítica Internacional e o Prêmio do Júri Ecumênico.

Entre a alegoria e a farsa grotesca, o filme põe o pé na realidade histórica ao retratar Varlan (Avtandil Makharadze, simplesmente magnífico) que, com seu bigodinho a lá Hitler, transforma-se num ditador totalitário de uma cidade. Quando o filme começa, sabemos que Varlan morreu. Mas, curiosamente, o seu corpo, mesmo depois de enterrado, aparece em lugares estranhos. Ficaremos sabendo sobre isso aos poucos. E de forma absurdamente eletrizante.

... Abuladze baseou o  filme em histórias reais de figuras políticas e culturais que foram assassinadas por Stalin, fazendo não apenas um filme importante do ponto de vista estético, mas do ponto de vista político. Deixa claro o quanto parece ser comum que os herdeiros de um ditador tentam esconder seus crimes e acabam por viver os frutos do espólio promovido por eles. Os casos são inúmeros, evidentemente. Passados 30 anos, "Arrependimento" pode nos ensinar muito sobre o mundo de agora.” - Paulo Campagnolo – coordenador e curador do projeto Convite ao Cinema).

Nenhum comentário: