(44) 3222-7836

29 julho 2019

 Vania Moda Cirino, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia;  professora permanente do mestrado em Agricultura Conservacionista do IAPAR- Londrina, além de orientadora do programa de iniciação científica da instituição, recebeu ontem, domingo, o
Prêmio Destaque Feminino em Melhoramento de Plantas', 
em solenidade na cidade paulista de Águas de Lindóia, pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas entre pesquisadoras de todo o país. 

Sua escolha se baseou na sua contribuição às Ciências Agrárias, principalmente no melhoramento genético da cultura do feijão. “Além do desenvolvimento de variedades, muitas das quais registradas no Ministério da Agricultura, Vania tem prestado grande contribuição na formação e treinamento de recursos humanos qualificados”, destaca o presidente da SBMP, José Baldin Pinheiro.


MULHERES NA CIÊNCIA - O Prêmio em sua primeira edição visa reforçar a importância da presença das mulheres no espaço da Ciência, sendo que na área de Ciências Agrárias 74% dos pesquisadores são homens, enquanto as mulheres somam 36%.
 
Para Vânia Cirino, receber o prêmio é um reconhecimento por todo o empenho e dedicação à pesquisa por mais de 40 anos. “Desde 1975 quando estava na graduação em Agronomia na USP/Esalq, eu pesquisava melhoramento genético de plantas”.

.A pesquisadora já recebeu outros prêmios pela alta qualidade técnica do trabalho de pesquisa. Em 2007 foi agraciada com o Destaque Tecnológico - Prêmio Banco do Brasil - na categoria Pesquisa, e em 2009 recebeu o Trofeu Glaici Zancan de Mulheres na Ciência, da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Paraná.

 Vania Moda Cirino é formada  é engenheira-agrônoma  com mestrado e doutorado na área de Genética e Melhoramento de Plantas; e pós-doutora no Istituto di Radiobiochimica Ed Ecofisiologia Vegetali- Roma, vinculado ao Consiglio Nazionale Delle Ricercha, da Itália.
Fonte: ASCOM Sec. Agricultura e IAPAR

Nenhum comentário: