(44) 3222-7836

26 agosto 2019

 Laurentino Gomes 
 escritor maringaense, há anos morando em São Paulo, 
lança seu novo livro contando  como o Brasil se tornou o 2º país com mais negros no mundo.
Jornalista, escritor  e autor de três best-sellers  inspirados em anos, atos e fatos cruciais da história do País, – 1808, 1822 e 1889 –, chega ao quarto livro,  desta vez embasado num tema  fundamentalmente humanístico da  nossa História.
Este é o  primeiro volume de uma trilogia sobre a história da escravidão no Brasil, a ser publicada até 2021.
  "Escravidão — Do Primeiro Leilão de Cativos em Portugal até a Morte de Zumbi dos Palmares."

Resultado de seis anos de trabalho, com viagens a doze países / três continentes em busca de informações fidedignas, Laurentino determina  que a escravidão é um assunto de todos nós – e não, necessariamente, sinônimo de negritude.

Interessante notar a conotação atual com a história secular:-
" Pra Para quem acha que o rombo da Previdência é coisa nova: a farra de gastos do rei João V após a descoberta de ouro em Minas Gerais incluiu um brutal aumento das pensões pagas à nobreza, de 4,5 toneladas de ouro anuais em 1681 para 8,5 toneladas em 1716 e inacreditáveis 27,4 toneladas em 1748.

Como resultado da orgia no pagamento das pensões e outras despesas públicas, no final do século 18 Portugal estava novamente quebrado, mesmo tendo uma colônia, o Brasil, que nas décadas anteriores fornecera metade de toda a produção mundial de ouro e diamantes."

E conclui..."Depois de uma visita ao novo  
Museu de História e Cultura Afro-Americana em Washington, repito a pergunta que não quer calar: por que o Brasil, maior território escravista do hemisfério ocidental, nunca teve um grande museu nacional sobre a escravidão e a cultura afro-brasileira?

"...Como está escrito no livro, somos descendentes de escravos ou de senhores de escravos de todas as etnias. As suas marcas ‘estão também na fisionomia de praticamente todos os mais sete bilhões de seres humanos hoje vivos... Há, contudo, um tipo de submissão a que homens livres estão predispostos esfera pessoal e que lei nenhuma abolirá — o da servidão voluntária.” - afirma Laurentino
**
Lançamento  no Maringá Park Shopping -- 18 de Setembro.
LG

Nenhum comentário: