(44) 3222-7836

22 setembro 2019

VIVA A VIDA!!

SUICÍDIO MASCULINO
"Quer saber o sentido da vida?
 Pra frente. Pode voar, correr ou caminhar, não importa. Desde que você vá adiante"

clic 2 vezes

Desde criança o MENINO é condicionado a acreditar que homens não choram. 
E estas imposições/noções ultrapassadas de masculinidade podem ser extremamente perigosas e mortais quando o assunto é saúde mental.
 Para alertar sobre suicídio, uma campanha australiana (vídeo acima) encoraja
 os homens a se expressar, principalmente quando estiverem se sentindo para estressado, desanimado e pensando em ato extremo.
O vídeo comovente foi lançado em 2016, na Áustria, tornando-se ícone do movimento mundial.

 'Suicídio Masculino Não' 
Estas 84 esculturas em prédio de Londres nos lembram a epidemia do suicídio masculino.

A saber:- S
egundo dados da Organização Mundial da Saúde, a cada 30 segundos uma pessoa pessoas acaba com suas vida, chegando  a cerca de 800 mil -- oitocentas mil -- anualmente em todo mundo. Os últimos dados divulgados são de 2016, referentes a 2012.

Mas, apesar da taxa global de suicídio ter caído 10% em quase todo mundo, nas Américas aumentou em 6%. 
A taxa geral é de aproximadamente QUATRO homens x  Uma mulher.
  
Um destaque para os policiais federais brasileiros que com o  estresse enfrentado diariamente, responde com um número dramático de suicídios.  Nos últimos 10 anos- até 2018 --, 31 servidores da corporação tiraram a própria vida, revela levantamento inédito da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).
A gravidade da situação é percebida na comparação do número com a taxa de suicídios na população em geral. 

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, o volume de suicídios a cada 100 mil habitantes em 2016 (último ano com dados consolidados) foi de 5,8 
(naquele ano, 11.433 brasileiros tiraram a própria vida). 
Caso se faça essa projeção proporcional para os casos de suicídio entre policiais federais (que são pouco mais de 13.000 na ativa, segundo o Ministério do Planejamento), a taxa seria de 23,13 mortes a cada 100 mil pessoas:  ou seja,  quatro vezes mais do que na população em geral.
Ainda que se compare apenas com a taxa de suicídios entre os homens, que é bem maior do que o número geral (9,2 casos a cada 100 mil homens em 2016),  a porcentagem entre policiais federais ainda é mais do que o dobro dos brasileiros.
O Gepesp (Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção) aponta que, entre 2017 e 2018, mais que dobrou o número de agentes de segurança pública que
 se mataram no Brasil. 
**
Segundo especialistas, para enfrentar o suicídio é preciso falar abertamente sobre sofrimentos e transtornos mentais. Pois, quando os dois primeiros parágrafos deste texto terminarem de ser lidos, uma pessoa terá  morrido por suicídio  no mundo - a cada 30 segundos alguém interrompe a própria vida - , segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
,
"O número de óbitos auto provocados é significativamente maior que aqueles causados por homicídio: 800 mil por ano, contra 470 mil. São mortes prematuras que poderiam ser evitadas porque é possível preveni-las e não faltam ferramentas para isso. Contudo, as taxas continuam avançando, especialmente em países pobres e em desenvolvimento. Para especialistas, esse fenômeno complexo, que exige abordagens em múltiplas frentes, só poderá ser efetivamente enfrentado quando se derrubar o preconceito contra doenças mentais."

Ranking dos 10 países com as maiores taxas de suicídio:
1º - Índia (258.075 suicídios)
2º - China (120.730)
3º - Estados Unidos (43.361)
4º - Rússia (31.997)
5º - Japão (29.442)
6º - Coreia do Sul (17.908)
7º - Paquistão (13.377)
8º - Brasil (11.821)
9º - Alemanha (10.745)
10º - Bangladesh (10.167)

E apesar de atualmente haver uma pequena diminuição, em média,
uma pessoa comete suicídio por hora no Brasil. 
E pior: estima-se que, para cada pessoa que comete suicídio, existem pelo menos outras 20 que tentaram, mas não conseguiram consumar o ato.
Apesar de a maioria dos suicidas pertencer à faixa etária acima dos 70 anos, é na faixa de 15 a 29 que os números mais impressionam, figurando como a segunda maior causa de mortes no mundo todo.
A cada hora três pessoas tentam cometer suicídio no país, e uma morre.
 Entre as mulheres, a taxa oficial é de 1,9 mulheres para cada cem mil habitantes. Já entre os homens, o índice é de 7,1.  Em alguns grupos - jovens de cidades grandes, indígenas e lavradores do Rio Grande do Sul - os índices de suicídio verificados no Brasil estão entre os maiores do mundo. 


IMPORTANTE - O Centro de Valorização da Vida-CVV  realiza apoio emocional e prevenção atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
fone -188 
 ou  https://www.cvv.org.br -  
site oficial.
fontes....Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quais-sao-as-maiores-taxas-de-suicidio-no-mundo.htmlZZXS
= CVV  
= Organização Mundial de Saúde

Nenhum comentário: