(44) 3222-7836

18 fevereiro 2020

“A Figura em Movimento: Juarez Machado/Serigrafias
 Primeira expo internacional de 2020  com vernissage, hoje, em Lisboa, Potugal. Até 23 de maio.

Correntes D’Escritas
é um encontro mundial em 
sua 21ª edição reunindo cerca de cem escritores, pesquisadores e intelectuais de quinze países.  Realizado anualmente em Póvoa de Varzim,  localidade histórica entre os rios Minho e Douro, terra natal de um dos maiores escritores em língua portuguesa ,o diplomata Eça de Queiroz
E muito próxima à cidade do Porto, a Capital Cultural da Europa. 

A Galeria D’Arte Ortopóvoa integra o circuito europeu de exposições e feiras de arte contemporânea. 

 Edson Busch Machado, irmão de Juarez, diretor do Instituto é o responsável pela iniciativa do intercâmbio internacional e pela coordenação e curadoria da exposição.

Em visita oficial ao Brasil, em 2019, a coordenadora geral do evento em Portugal escritora Manuela Ribeiro conheceu os projetos culturais e sociais desenvolvidos pelo Instituto, e convidou para representar o Brasil na edição deste ano. São 15 obras recentes de Juarez Machado representando parte significativa de sua trajetória no mundo das artes. "Temas recorrentes em sua obra como o espetáculo e o movimento da dança, os ateliês de artista e a série parisiense châteaux  bordeaux,  integram o conjunto desta exposição”, complementa o curador. 
Um sofisticado catálogo foi elaborado pelos organizadores e patrocinadores a ser distribuído aos visitantes da exposição
MAIS... 
“Receber este talento de renome internacional é um momento excepcional. Acontecer inserido no Correntes D’Escritas, é a ocorrência de prodígios numa convergência de prestígios”, diz o administrador do espaço, Afonso Pinhão Ferreira. Já o secretário municipal de cultura, Luís Damantino escreve: “Sua arte é como o movimento de uma dança dirigida pelo desejo imanente dos corpos que se oferecem a vindima”... uarez Machado, monsieur le peintre, é um mestre e seu sobrenome português é um orgulho para Portugal e para o Brasil “ - escritora e pesquisadora Lélia Pereira Nunes:  

Juarez, em toda sua carreira, expôs apenas uma vez em Portugal, em 1990, em Lisboa.
 Apesar de  não poder estar presente no evento, mandou um recado ao público: 
“O Instituto Juarez Machado conquista seu espaço além fronteiras, eu sou apenas um contador de histórias que sabe pintar “.
fotos: Max Schmidt e Juarez

Edson Busch Machado está lá..."Póvoa de Varzim, cá estamos!"

Nenhum comentário: