(44) 3222-7836

19 agosto 2020

Dia do Ciclista – 19 de agoso

Iniciativas em prol da mobilidade ativa 


Debater sobre uma movimentação rápida e a mobilidade urbana, é fundamental. 

Poderes públicos estão traçando planos para introduzir - ampliar o uso como meio de transporte fundamental para garantir o afastamento social. Em abril, a Tembici, líder em micromobilidade na América Latina, fez um levantamento para identificar o perfil dos ciclistas que usam bikes durante a pandemia, constatando que 87% optam por transporte individual em ambiente aberto, como prevenção da Covid-19. 

Cidades em que o programa está presente, como São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Salvador, foi constatado que 54% pedalam na ida/volta do trabalho. Com a flexibilização gradual da quarentena, o aumento  deverá aumentar. 

"Com a pandemia, as bikes se provaram ainda mais funcionais e no pós-pandemia, esse comportamento de prevenção tem se acentuado e iniciativas do poder público que estimulem os deslocamentos com bicicletas são fundamentais. Estamos investindo em tecnologia e em bikes elétricas, pois acreditamos que as mudanças de hábitos que já estão acontecendo contribuirão para um mundo pós-pandêmico melhor.” Tomás Martins, CEO e co-fundador da Tembici. 

Os possíveis impactos de um uso mais intensivo da bicicleta como meio de transporte podem ser extremamente relevantes para a melhoria de diversos aspectos da vida na cidade. O CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) apontou em estudo que, considerando os deslocamentos realizados de automóvel, se até 43% deles fossem de bicicleta, seria criado um potencial de redução de 10% das emissões de CO2. 

“Até pouco tempo atrás, as pessoas não queriam aceitar as ciclovias, seja por conta do espaço ou pelas reformas que são necessárias nas vias. Hoje o pensamento vem mudando, com tudo que está sendo fomentado, em questão de qualidade de vida e sustentabilidade. Ainda há muitos investimentos a serem feitos, mas enquanto isso, esperamos que o Dia do Ciclista possa cada vez mais conquistar o respeito e segurança no trânsito tão necessários para uma mobilidade urbana funcional”, finaliza Tomás. 

Ah, não esquecer...higienizar as bikes com álcool 70 e lavar com cloro diluído em água; uso de álcool em gel 70% nas mãos antes e depois;  usar máscara...são fundamenais."
-Ariane Hipolito ar pressmanager.net

Nenhum comentário: