Projeto Memória Brasileira
Festival online & aberto ao publico - gratuito.
Violeiros do Brasil iníciou em 1997, no Sesc Pompéia em São Paulo, com concertos, oficinas, exposições e vídeos. Foi o primeiro grande encontro de artistas representativos do instrumento, de diferentes lugares do país entre eles quais Ivan Vilela, Roberto Correa, Almir Sater, Tavinho Moura, Pena Branca e Xavantinho, Renato Andrade, Zé Coco do Riachão, entre outros. O projet virou CD e série de programas da TV Cultura.
Em 2008, documentou-se em livro, filme em DVD e espetáculos pelo Brasil, Inglaterra e Bélgica – estes mesmos artistas em suas moradas; o resultado é reconhecido como um marco na história da viola.
O PMB apresenta os Violeiros do Brasil Festival Online, num olhar sobre a viola nos dias de hoje, com sete apresentações virtuais e 14 artistas mostrando os vários percursos do instrumento no Brasil.
Cada apresentação contará com um mestre violeiro original do projeto e um convidado da nova com músicas, falas sobre a viola e a trajetória do violeiro + inserções de trechos do DVD e shows do acervo histórico.
Passoca &Ricardo Vignini
por Marcelo Macaue
Programação - 20 horas
* 9 de Abril - Tavinho Moura e Fabrício Conde;
* 10 de Abril - Passoca e Neymar Dias;
* 11 de Abril - Pereira da Viola e Ricardo Vignini;
* 17 de Abril - Adelmo Arcoverde e Laís de Assis;
* 18 de Abril - Paulo Freire e João Paulo
* 24 de Abril - Ivan Vilela e Bruno Sanches
* 25 de Abril - Roberto Corrêa e Cacai Nunes
Inscreva-se para receber as notificações das apresentações por lá também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário