(44) 3222-7836

06 junho 2021

OURO NEGRO BRASILEIRO

Associação Passantes e Pensantes de Maringá, 
 entidade sem fins lucrativos que incentiva e desenvolve cultura, arte e assistência social com crianças e adolescentes, oferecendo aulas gratuitas de ballet clássico, coral, jazz, dança contemporânea, aulas de violino, flauta, teclado, violão, sapateado e teatro, apresentou ontem, sábado, 05/06, o belíssimo espetáculo on line...

'OURO NEGRO BRASILEIRO'
:- A história do café no Brasil marcada pelo dramático sofrimento do trabalho duríssimo e a desvalorização do trabalhador rural que sustentava o país, via exportação dos grãos. Homens do campo que vendiam suas forças para o dono do latifúndio e viviam em condições precárias resultando em frustração, exaustão, injustiças e desigualdades decorrentes do trabalho escravo. As violações afetavam a saúde levando muitos à morte. Tragicamente, suas covas eram o único pequeno pedaço de terra que conseguiam. Gravada na memória e história de muitos agricultores paranaenses a geada negra de 1974, que castigou plantações da época e dizimou o café, principal produto agrícola do Brasil, em 1974.

O recomeço foi extremamente difícil... Felizmente, alguns produtores do 'Ouro Verde' persistiram; se atualizaram e recomeçaram. O encantado dos cafezais em florada, geralmente na primavera, continuam embelezando o campo, espalhando aroma e movidos pela esperança de uma farta colheita.
**
O café continua sendo o fruto mais exportado do Brasil e a bebida uma das culturas mais tradicionais do mundo afora. O trabalho diário do produtor e pessoas que integram essa cadeia continua árduo, mas sem trabalho escravo e produção modernizada.
E viva o CAFÉ!

Nenhum comentário: