(44) 3222-7836

28 fevereiro 2023

' Brasil Sorridente'


"Agora é Lei Federal! Foram cinco anos de mobilização no Senado e na Câmara dos Deputados. O PL de autoria do Deputado Jorge Solla e do Senador Humberto Costa foi aprovado. Importante dizer que quando lançamos o Brasil Sorridente, Solla era Secretário de Atenção à Saúde e Humberto Costa era Ministro. Sempre o faço e farei novamente. Agradecer aos dois publicamente. Sem os quais, quando gestores, nada tinha acontecido. Outra pessoa fundamental foi e é a Silvana Pereira . Parceira da saúde bucal de todas as horas. Com a Lei do Brasil Sorridente, o Brasil passa a ser um dos poucos países do mundo que incluiu a saúde bucal dentro de sua Lei Orgânica da Saúde. Um orgulho para nós. Mas quem de fato faz o Brasil Sorridente acontecer são todos os profissionais de Odontologia do Brasil, CDs, TSBs, ASBs, TPDs. Essa vitória é de vocês. E que sirva de estímulo para novas e muito necessárias conquistas. Juntos e mobilizados somos fortes. Vamos em frente! "

"Quando implantamos o Brasil Sorridente, iniciamos expandindo as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica. Depois criamos os Centros de Especialidades Odontológicas, os CEOs, serviços de média complexidade. Em seguida criamos os procedimentos odontológicos, na tabela SUS, da Atenção Terciária. Isto iniciou a Odontologia Hospitalar. Agora temos que ousar ainda mais. Acesso a saúde bucal para todos na atenção terciária. Incluindo atendimento domiciliar para as Equipes de Referência. Nossa proposta é o CEO HOSPITALAR. Com financiamento especifico do Ministério da Saúde para esse fim. Vamos em frente."
😊😊
"Precisamos garantir a obrigatoriedade da Odontologia nos leitos de enfermaria, unidades de pronto atendimento, hospitais e internações domiciliares. A Odontologia Hospitalar diminuiu tempo de internações
Quando lançamos o Brasil Sorridente incorporamos 100 milhões de kits para as Equipes de Saúde Bucal. Precisamos retomar essa iniciativa urgentemente. Menos de 45% da pop.brasileira tem acesso regular à escova e creme dental fluoretado."


 
Gilberto Alfredo Pucca Jr -
maringaense,  dr/professor que implantou e coordenou o Programa Brasil Sorridente/Ministério da Saúde (2003/2015).
Atualmente Prof. Adjunto da Faculdade de Saúde da UnBrasília.
foto-ap

Nenhum comentário: