(44) 3222-7836

18 maio 2024

Inimaginável!


Ontem,  sexta-feira, 17, pela primeira vez  a Arábia Saudita assistiu modelos desfilando de  maiô. evento  é um marco na história do país muçulmano e ultraconservador  que até 2018 proibia mulheres de andarem sem abaya preta – túnica que cobre praticamente o corpo inteiro.
As modelos desfilaram no entorno de uma piscina vestindo criações da estilista marroquina Yasmina Qanzal,  na 'Semana de Moda no Mar Vermelho' realizada em um grande hotel de luxo na ilha de Ummahat Alshaikh, na costa oeste da Arábia Saudita, acessível apenas por barco ou hidroavião.
Berço do wahhabismo (interpretação puritana do islamismo), a Arábia Saudita lançou nos últimos anos reformas sociais, e com aval do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman algumas decisões aliviam as restrições impostas às mulheres e também abriu a economia para o entretenimento.
Maior exportador mundial de petróleo foi por muito tempo associado à repressão das mulheres devido às regras muito rigorosas que lhes eram impostas, como a proibição de dirigir e a obrigação de usar a abaya e o véu
Fotos: Fayez Nureldine / AFP

Nenhum comentário: