(44) 3222-7836

24 julho 2009

SAVE THE WORLD

Aldeias Infantis SOS recebe hoje o prestigiado
prêmio internacional
"Save de World Award 2009
"



Hoje, sexta-feira, 24 de julho, a organização Aldeias Infantis SOS será premiada com o "SAVE THE WORLD AWARD 2009", em cerimônia
na usina nuclear de Zwentendorf, próxima a Viena, única no mundo a ser construída, mas que nunca entrou em operação. Helmut Kutin, presidente da Aldeias infantis SOS, receberá o prêmio em nome da organização.
**
Pela primeira vez o prêmio será concedido a pessoas e organizações que promovem o bem-estar da humanidade ou dedicam-se à conservação do planeta, sem categorias fixas, mas com foco em 12 áreas: clima, fome e pobreza, água, tolerância, energia, paz e segurança, saúde, democracia e sociedade civil, dignidade, educação, poluição e biodiversidade.
**
A premiação foi concedida para a Aldeias Infantis SOS pelo fato da organização oferecer um novo lar a milhares de crianças que perderam os cuidados de uma família, e por permitir que possam realizar os seus sonhos e objetivos. A comissão do prêmio destacou, também, o fato de o presidente Helmut Kutin não apenas assumiu o legado do fundador da organização, Hermann Gmeiner, mas também reforçou o posicionamento da Aldeias Infantis SOS no mundo inteiro, trabalhando para a sua expansão.
**
Outros premiados serão a atriz Carl Lewis, cuja fundação está sendo homenageada por seu empenho em ajudar crianças em vulnerabilidade social, e o Greenpeace, cujo líder de projetos climáticos Thomas Henningsen receberá o prêmio em nome da organização por sua dedicação ao proteger o clima. Jermaine Jackson vai receber o cobiçado prêmio no lugar de seu falecido irmão, Michael Jackson, que será homenageado postumamente.
**
A escolha do local para a entrega do prêmio é significativa, pois a usina nuclear de Zwentendorf é a única no mundo que, apesar de concluída, nunca foi colocada em operação, devido a um referendo nacional. A usina, construída há 30 anos, será, pela primeira vez, anfitriã de um evento que pretende ser um símbolo para a gestão cuidadosa dos nossos recursos naturais e para o nosso compromisso com a sociedade global, de justiça e de paz.
**
Inúmeras celebridades internacionais da política, economia, cultura e sociedade são esperadas para a cerimônia, que será transmitida em mais de 50 países. A reconhecida atriz Andie MacDowell será a anfitriã do evento. Antes da cerimônia, acontecerá um congresso no Castelo Grafenegg, que abordará temas como o desenvolvimento sustentável, a degradação ambiental e de mineração, as desigualdades sociais, a crise financeira e as alterações climáticas.
**
A organização conta com a divulgação de embaixadores internacionais, como Nelson Mandela e Dalai Lama, e nacionais, como os jogadores de futebol Diego, Juninho Pernambucano e Jorginho.
**
A organização foi idealizada pelo educador Hermann Gmeiner, em Imst, Áustria, com o objetivo inicial de acolher crianças órfãs, vítimas da II Guerra Mundial. Com o passar do tempo, o campo de atuação foi ampliado, com programas para famílias, comunidades, defesa de direitos, centros médicos e ações voltadas à saúde e nutrição, centros educacionais e promoção de direitos das mulheres, além do auxilio em emergências. Mundialmente, são atendidas mais de 322.000 pessoas nos 1.355 unidades de Acolhimento e Fortalecimento Familiar e Comunitário.
**
No Brasil, o atendimento foi iniciado há 42 anos, e conta com um Programa Integral que atende a mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens em duas frentes: "Fortalecimento Familiar e Comunitário" e "Acolhimento".