(44) 3222-7836

03 março 2011

Ética e programas de TV
                                 Dom Anuar Battisti é Arcebispo de Maringá-PR

"A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recentemente lançou uma nota destacando o papel da TV em nosso País e os importantes serviços por ela prestados à sociedade.
Ao mesmo tempo uma lamentação que está no coração de todos que acreditam nos verdadeiros valores da vida humana: "Lamentamos, entretanto, que esses serviços, prestados com apurada qualidade técnica e inegável valor cultural e moral, sejam ofuscados por alguns programas, entre os quais os chamados reality shows, que atentam contra a dignidade de pessoa humana, tanto de seus participantes, fascinados por um prêmio em dinheiro ou por fugaz celebridade, quanto do público receptor que é a família brasileira".


Diante desta realidade triste e constrangedora, de programas que em nada contribuem para a edificação da moral e da dignidade humana, mas simplesmente visa o lucro e a criação de falsos ídolos, chamados de "heróis" confinados, nesta nota também encontramos uma exortação, outra vez para todos, principalmente para os que acreditam nos valores da vida e do evangelho: "Cônscios de nossa missão e responsabilidade evangelizadoras, exortamos a todos no sentido de se buscar um esforço comum pela superação desse mal na sociedade, sempre no respeito à legítima liberdade de expressão, que não assegura a ninguém o direito de agressão impune aos valores morais que sustentam a Sociedade. Dirigimo-nos, antes de tudo, às emissoras de televisão, sugerindo-lhes uma reflexão mais profunda sobre seu papel e seus limites, na vida social, tendo por parâmetro o sentido da concessão que lhes é dada pelo Estado ".
Também são chamados à responsabilidade os pais e educadores, pois são os primeiros a colocar as bases do edifício que os próprios filhos e educandos vão construir na vida. Assim também são convocados: "Pais, mães e educadores, atentos a sua responsabilidade na formação moral dos filhos e alunos, sugerimos que busquem através do diálogo formar neles o senso crítico indispensável e capaz de protegê-los contra essa exploração abusiva e imoral".
Outra face desta moeda chamada lucro e imoralidade são os patrocinadores, aos quais pesa também uma grave responsabilidade: "Por fim, dirigimo-nos também aos anunciantes e agentes publicitários, alertando-os sobre o significado da associação de suas marcas a esse processo de degradação dos valores da sociedade".
Quando as leis de um país são deixadas no esquecimento, o Ministério Público tem a missão de fazer cumprir e respeitar as leis, por isso a nota também pede a atenção de quem tem essa responsabilidade: "Ao Ministério Público pedimos uma atenção mais acurada no acompanhamento e adequadas providências em relação à programação televisiva, identificando os evidentes malefícios que ela traz em desrespeito aos princípios basilares da Constituição Federal (Art. 1º, II e III)".
Neste caminho de anunciar e defender os verdadeiros valores da vida humana, a Arquidiocese de Maringá abriu uma parceria com a "Associação Evangelizar é Preciso", fundada pelo Reginaldo Manzotti, a fim de utilizar todo o potencial de nossa TV 3º Milênio. Obedecendo aos trâmites legais, queremos em breve, levar o sinal para todo o Brasil.
Sendo a concessão dada para a Fundação Cultural Nossa Senhora de Lourdes como canal educativo e aberto, a TV permanecerá sempre conosco, na Arquidiocese. Apenas realizaremos uma parceria na administração e programação.
Nossos programas locais relacionados à Arquidiocese continuam na grade, e a tendência é que a produção paranaense seja sempre ampliada e melhorada. Confiantes na Providência Divina e na condução legal desta parceria, rogamos ao maior evangelizador de todos os tempos, o Senhor Jesus, copiosas bênçãos."


Nenhum comentário: