(44) 3222-7836

29 outubro 2015

Homenagem

O centenário de nascimento do arquiteto João Batista Vilanova Artigas  -- falecido em 1985 -- será comemorado hoje, quinta-feira,  em Maringá, com exibição do documentário ‘Vilanova Artigas: o arquiteto e a luz’,  às 19h30, no Teatro Calil Haddad. Inspirado na vida e a obra do arquiteto e urbanista paranaense, tem depoimentos de colegas, como os arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Ruy Othake, da família e amigos como o ator e amigo Juca de Oliveira.  Também serão lançados dois livros, ‘À Mão Livre do Vovô', com desenhos do arquiteto, e ‘Vilanova Artigas’, de Rosa Artigas e Marco Artigas, presentes na noite de autógrafos.
**
Tânia Nunes Galvão Verri, arquiteta e professora da UEMaringá comenta,  “A força de sua fala, o domínio do discurso artístico e sua militância resultaram num conjunto de obras constituídas solidamente, que atingem, sobretudo nas obras paulistas, uma linguagem própria, forte e característica de quem atuava nos campos político e profissional, indistintamente...Sua obra é monumental e eterna e sua mensagem, revolucionária... Nossa relação com o mestre se iniciou de maneira prosaica, pois a primeira vez que chegamos a Londrina – cidade que tem um acervo importante de sua autoria – no final dos anos 1980, desembarcamos na mais moderna rodoviária do país.(foto abaixo)
 Não tínhamos consciência disso, tampouco da relevância de seu trabalho, ideia que foi, na graduação em arquitetura na UEL, apresentada e apreendida. Imediatamente tivemos a noção do tamanho de seu pensamento e obra, e se tornou o grande mestre para as ações arquitetônicas, políticas e sociais. As obras de Londrina foram concebidas, segundo o próprio autor, “ao sabor da época”, revelando a sintonia que estabelecia com as vanguardas modernas, nas figuras de Le Corbusier e Oscar Niemeyer”.
Cine Ouro Verde - Londrina
**
A entrada é franca, com presença confirmada pelo e-mail atendimento.maringa@caupr.gov.br

Nenhum comentário: