(44) 3222-7836

04 outubro 2019

Dr. Carlos José Taques Franco de Souza, 
101 anos de idade;  71's de formado
Com o então conselheiro Marcos Montenegro e com familiares, na solenidade do Dia do Médico de 1999.
(Foto: CRM-PR)

Com registro nº 77, é o médico com mais idade do Paraná,  e encabeça a série especial “Medicina que é vida; vida que é Medicina! O que nos ensinam os bem vividos"
lançada pelo Conselho de Medicina do Paraná, visando reverenciar médicos longevos, que romperam a faixa etária dos 90, sendo exemplos marcantes aos que estão ou vão se iniciar na profissão.

Não por acaso, a data escolhida marcou o 101º aniversário do doutor Carlos José Taques Franco de Souza que, pelos registros do Conselho, é hoje o médico com mais idade no Paraná. 


Dr. Carlos José com os filhos João Carlos, Marco Antonio e Luiz Otavio e ainda o seu médico, Dr. Ricardo, que o abraça. (Foto: Ruy Prado/Proeccs)

História
O Dr. Carlos José Taques Franco de Souza, nasceu em Castro/PR, em 24 de agosto de 1918, filho de senhora. Yolanda Taques Franco de Souza e do capitão de cavalaria do Exercício, Octavio Carlos Franco de Souza, que morreu prematuramente. Ai, aos oito anos de idade Carlos José foi matriculado em regime de internato no Colégio Militar do Rio de Janeiro, então Capital Federal e onde permaneceu até concluir o curso. 

Cursou Medicina na UFPR, concluindo o curso em 1948. Casou com Maria de Lourdes Lucca Franco de Souza e com o primeiro filho – João Carlos ‑, iniciou a carreira médica em Jaguapitã- pertinho de Maringá , sendo um dos profissionais pioneiros da região, vinculado ao serviço de saúde pública,onde permaneceu por vários anos.
 Posteriormente, retornou a Curitiba,


Convite de formatura, carteira original de médico e com os colegas.
foto:ap

Na capital paranaense, trabalhou no serviço público e em seu consultório particular. Como médico do Tribunal de Justiça, ajudou a criar o departamento médico, existente até hoje. Atuou ainda nos hospitais Nossa Senhora do Rosário (hoje Mater Dei) e Maternidade Victor do Amaral, além de ter integrado o antigo Serviço de Assistência aos Menores (Sandu).

Seus filhos relatam que ele sempre foi um médico generoso, atencioso e muito profissional. Nas idas para Guaratuba, dedicava parte de seu tempo  oferecendo atendimento médico gratuito aos pescadores e suas famílias, sendo comun que se abastecesse de medicamentos para levar aos nativos do litoral.

Aposentado, viúvo há 10 anos, dedica-se a uma propriedade rural em Tibagi, continuando a dar atenção a muitos dos pacientes que vão ao seu encontro. 


Entre seus colegas de curso de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro,  homenageados pelo Conselho Paraná, em 1999, estava a saudosa
Dra.Iorfinda Moura de Melo, médica maringaense.
informações... Conselho Regional de Medicina do Paraná


Nenhum comentário: